Jornal GGN – Hoje, terça-feira (9), a presidente Dilma Rousseff deve anunciar um novo pacote de concessões em obras de infraestrutura. A expectativa é que 11 rodovias e quatro aeroportos, todos em grandes capitais brasileiras, estejam cobertos. Além disso, o projeto provavelmente vai incluir terminais portuários e ferrovias. O governo fala de R$ 130 a R$ 190 bilhões. O Brasil tem um déficit em infraestrutura estimado pela Empresa de Planejamento Logístico (EPL) de mais de R$ 700 bilhões.
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O ministro de Comunicação, Edinho Silva, afirmou que o anúncio será “o maior plano de investimentos em logística da história do país”. “É um plano de impacto que garante a retomada da nossa economia de forma sustentável”, disse.
O governo está otimista, mas a iniciativa privada ainda trata o assunto com cautela. Especialistas ouvidos pelo Jornal GGN nos últimos dias concordam que os prazos de certos investimentos em infraestrutura, como ferrovias, são muito longos e precisam de dinheiro público para serem viáveis.
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O novo pacote de concessões deve integrar o Programa de Investimento em Logística (PIL), que foi lançado há três anos, mas ainda não alcançou os objetivos pretendidos. O setor ferroviário, por exemplo, que deveria receber quase R$ 100 bilhões do PIL, ainda não licitou uma obra sequer.
O El País ouviu o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), que vê sim oportunidades para atrair investidores brasileiros e internacionais para essas concessões. “Há vários pontos estratégicos para construção de ferrovias, pontos no meio da produção de soja, com distribuição de norte a sul. Eles precisam oferecer uma boa fórmula de financiamento”, disse.
“Retomar esse tema é bem oportuno. É exatamente o que o Brasil está precisando para destravar a economia: fazer a infraestrutura que falta no país”.
Com informações do El País
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Apocalipse now
Fora do tópico, a Em,íricus, e outros difusores do apocalipse, veiculam "dados e informações" sobre a crise na poupança e a possibilidade de confisco, e várias consequências, não apenas para o setor imobiliário e construção civil, mas outras compatíveis à crise do subprime nos EUA, que levou á recessão mundial.
Assim, peço esclarecimentos quanto ao nóivel de conspiração do texto lincado a seguir, contestações refutações ou... ratificações do quadro. Ver em:
https://store.empiricus.com.br/l/confisco/?sp_pk=f7cea352-deeb-4a7f-be40-d34d1fd08b08&utm_source=twitter&utm_medium=card&utm_campaign=twitter-card-promotexto-confisco-tw_confisco_72
Miriam Leitão
Hoje, no Bom Dia Brasil, ela comentava que as novas concessões seguem o modelo da época do FHC. Alguém confirma?
De que obra?
Estou curioso: qual foi a obra do fhc que seguiu o tal modelo dele? Que eu saiba ele não fez nenhuma obra. Em oito anos ele mal conseguiu terrnimar a fernão dias do Itamar. Ou estou enganado?