Inglaterra: o vendaval Jeremy Corbyn, por Antonio Martins

Sugestão de Ricardo Cavalcanti-Schiel

do Outras Palavras

Inglaterra: o vendaval Jeremy Corbyn

por Antonio Martins

Últimas pesquisas revelam: líder trabalhista, claramente identificado com esquerda e nova cultura política, está a um passo de vencer eleições. Repercussão internacional seria imensa

Uma sondagem eleitoral divulgada esta manhã (6/6), em Londres, voltou a sobressaltar os conservadores – e a mostrar que continua aberta, em meio à crise global, a porta para uma alternativa de esquerda renovada. O Partido Trabalhista ampliou seu avanço notável, e está agora apenas 1,1 ponto percentual atrás dos Conservadores, na disputa das eleições parlamentares marcadas para esta quinta (8/6). O movimento é surpreendente por três motivos. Uma vitória trabalhista era considerada sonho lunático há apenas seis semanas, quando a primeira-ministra Theresa May convocou o pleito antecipado. A campanha trabalhista, liderada por Jeremy Corbyn, propõe uma reviravolta completa nas políticas de “austeridade” praticadas na Europa e em quase todo o Ocidente. Além disso, inclui um forte aspecto de nova cultura política: é fruto de uma rebelião das bases trabalhistas contra a política de conciliação e de alinhamento com os EUA, adotada pelo partido há pelo menos quatro décadas.

Com 68 anos, Corbyn percorreu uma trajetória semelhante à do norte-americano Bernie Sanders, que quase chegou a ser indicado candidato do Partido Democrata à Casa Branca, em 2016. Militante do Partido Trabalhista desde os 16 anos, foi um jornalista e organizador sindical ligado às alas à esquerda do partido por muitos anos. Em 1983, elegeu-se membro do Parlamento. Mas manteve-se em oposição à maioria trabalhista acomodada – em especial durante o governo de Tony Blair, que consolidou a adesão do partido às políticas neoliberais. Corbyn otou contra a orientação das direções 428 vezes. Defendeu, em especial, a garantia dos serviços públicos e uma política de paz – nos tempos em que, sob Blair, a Inglaterra era aliada principal de Washington nas guerras contra o Afeganistão e Iraque.

Em maio de 2015, uma derrota eleitoral devastadora provocou a renúncia da liderança trabalhista – que, segundo as regras do partido, é escolhida pelo voto direto dos militantes. Corbyn lançou-se à disputa como um azarão completo, quase sem conseguir o número de assinaturas de parlamentares necessárias para o registro. Mas deixou claro que era o único a concorrer “com uma plataforma anti-austeridade clara” e que seu gesto destinava-se a “dar voz à militância calada”.

Em apenas três meses, sua campanha sacudiu o partido e revelou que havia espaço para desafiar uma orientação imposta de cima e considerada inabalável. Corbyn foi eleito em primeiro turno, com 59,5% dos votos. Conseguiu-o graças à imensa adesão dos eleitores jovens – muitos dos quais aderiram aos trabalhistas especialmente para apoiá-lo. Parecia surgir uma outra via para reconstituir uma esquerda autêntica. Se em países como a Espanha o caminho eram partidos-movimento, como o Podemos, na Inglaterra a renovação surgia virando do avesso o próprio partido tradicional.

A velha estrutura partidária jamais aceitou Corbyn – os parlamentares do partido e a mídia, menos ainda. Sua liderança foi constantemente desafiada por deputados. Sua orientação era vista pelos jornais – tanto, The Economist, abertamente neoliberal, quanto The Guardian, que dialoga com a esquerda – como fadada a provocar o fracasso dos trabalhistas. Em junho de 2016, menos de um ano depois de eleito, Corbyn sofreu voto de desconfiança dos parlamentares do partido. Perdeu por arrasadores 172 x 40. Mas apelou de novo às bases e foi reconduzido ao posto com votação ainda maior: 61,8% de uma militância que se recusava a obedecer a burocracia partidária.

No último 19 de abril, quando Theresa May convocou eleições gerais, a expectativa era de que os trabalhistas sofressem uma derrota esmagadora, e de que o incômodo Corbyn fosse forçado à renúncia. Ele mais uma vez apostou no debate e na relação direta com o eleitorado. Ao contrário de May, encastelada em Londres, lançou-se pelo país, num ônibus estampado com o slogan de sua campanha: “Para muito, não para poucos” [“For the main, not for the few”]. Propõe a revitalização dos serviços públicos, cuja excelência marcou o Estado de Bem-Estar Social inglês no pós-guerra, mas que foram depredados ao longo de sucessivos governos conservadores e trabalhistas, nas últimas décadas.

Afirma, sem medo de desafiar dogmas, que os recursos virão de mais impostos sobre os ricos, as grandes empresas e as transações financeiras. Quer reestatizar as ferrovias, o abastecimento de agua e os correios – cujos serviços deterioraram gravemente, após a privatização. Compromete-se a nomear um cabinete em que metade dos ministros sejam mulheres. Propõe abolir as (caríssimas) mensalidades universitárias, instituídas e elevadas nos últimos anos. Para simbolizar a defesa do trabalho, frente ao capital, sugere criar quatro novos feriados nacionais. Defende a revisão da política externa, com o fim do alinhamento automático a Washignton.

Um sinal simbólico de seu crescimento, nas últimas semanas, pode ser a notável mudança de orientação do Guardian. Ainda em março, o diário londrino escrevia em editorial que o partido estava ameaçado de reduzir-se à irrelevância – e que a única forma de evitá-la era a remoção de Corbyn da liderança. Em maio, a atitude começava a mudar. Na última sexta-feira, sinais de rendição: “O líder trabalhista fez uma boa campanha. Foi enérgico e efetivo. Sente-se confortável em sua pele e na presença de outros. Ele claramente gosta das pessoas e está interessado nelas. Gerou um senso incomum de que é possível; mais uma vez, as pessoas interessam-se pela política (…) Em 8 de Junho, ele merece nosso voto”.

* * *

O avanço de Corbyn rumo ao governo de um país crucial, geopolítica e simbolicamente, parecia inevitável até os atentatos em Londres, no último sábado. Diante de uma ameaça concreta, os eleitores tendem ao conservadorismo. Mas tudo permanece incerto, porque também em relação a estes fatos o velho trabalhista foi feliz. Lembrou que os cortes de Theresa May nos serviços públicos, feitos para agradar a aristocracia financeira, resultaram também (ao contrário do que ocorre no Brasil…) em redução do efetivo policial. E ressaltou que a política externa de May prioriza (inclusive com venda maciça de armas) países como a Arábia Saudita – claramente, a inspiração maior do terror fundamentalista islâmico.

Tudo é incerto agora, nas eleições do Reino Unido. Mas a campanha admirável de Corbyn revela: por diferentes caminhos está surgindo, em todo o mundo, espaço para uma nova esquerda. Seria diferente no Brasil?

Foto – Getty Images

Redação

Redação

View Comments

  • Há pesquisas (no The

    Há pesquisas (no The Guardian, hoje) apontando 10 pts de diferença, 44 a 34%.

    Esse resultado, se confirmado, daria 74 assentos a mais que a metade do parlamento.

    Voto distrital dá nisso: ampla maioria de deputados com menos da metade dos votos.

    • A pesquisa que citei é do

      A pesquisa que citei é do Independent.

      A do Guardian, como dito acima, é pior ainda.

  • Inglaterra....

    Que lição para nossa elite esquerdopata ditatorial do voto obrigatório. Nossa farsa de democracia. O povo soberano escolhe seu rumo. Poucos meses após ser impossada 1.a Ministra, já podemos ter outro governo britânico. Muito diferente desta palhaçada tupiniquim, onde o voto nada representa. E só legitima a troca do Coronel no comando.  

  • Slogan incorreto do Labour Party

    Sua fonte pegou o slogan errado. É

    "For the many, not the few"  (Para MUITOS, e não para poucos)

    ou seja, para a maioria e não apenas para os poucos da da aristocracia 

  • Seja lá o que aconteça moatra

    Seja lá o que aconteça moatra sim qwue há um caminho para nas esquerdas, o velho e bom caminho do ''para muitos não para poucos'' , com atualizações , evidente , pq as coisas mudam. Mas   a gente continua querendo  comida, diversão e arte , parafraseando os Titãs.

  • Não vai acontecer porque não pode...

    Infelizmente, o candidato trabalhista não conseguirá. Não porque não tenha razão, ou por não ter conseguido angariar o respeito que nem mesmo seu partido lhe dava, até bem pouco tempo atrás. Mas justamente porque é um verdadeiro "outsider", não um revoltado de rede social, mas um verdadeiro defensor de ações do velho e sempre necessário programa de governo socialista. A sociedade britânica não é apenas conservadora, mas nos termos da Europa ocidental é uma sociedade reacionária, e a City vai mover céus e terras para não permitir um real problema para seus negócios. Não custa lembrar que o neoliberalismo saiu da teoria com miss Thatcher, e não foi a sociedade britânica que a apeou do poder. E que os britânicos elegeram John Major e aceitaram o "poodle" Blair por longo tempo. É uma das sociedades mais ancoradas ao velho medo atávico da "ameaça vermelha", que agora voltou a povoar os pesadelos com a ascensão de Vladimir Putin. E temem deixar de contar com o background dos EUA trumpinianos, caso alguém legitimamente de esquerda se eleja. Preciso citar mais razões ou já basta? Mas que será uma pena será, seria um susto e tanto ao establishment neoliberal...

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

32 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

46 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago