Categories: Internacional

Irã e EUA, por André Araújo

A QUESTÃO IRANIANA E O DEPARTAMENTO DE ESTADO – O Presidente Obama está pressionado a agir militarmente contra o Irã ou a permitir a Israel que o faça. Essa pressão vem de parte de sua assessoria de segurança nacional e tem como força antagonica o Departamento de Estado.

O National Security Council-Conselho Nacional de Segurança é uma estrutura criada no Governo Truman para assistir o Presidente dos EUA tomar decisões estrategicas que envolvem os interesses geopoliticos americanos em todo o mundo. O Conselho é presidido pelo proprio Presidente dos EUA e tem como membros permanentes os Secretarios de Estado, de Defesa e de Energia e como membros convocaveis outros Ministros e altos funcionarios. O NSC tem um Conselheiro Militar, que é o Chefe do Estado Maior Conjunto dos EUA e tem um Assessor de Segurança Nacional que é na realidade o Chefe Operacional do Conselho. O NSC tem um grande staff permanente que é coordenado pelo Assessor de Segurança Nacional, que hoje é Tom Donilon, um advogado muito ligado a Clinton e cuja esposa é Chefe de Gabinete do Vice Presidente Joe Biden.

Historicamente o NSC é “falcão” em geopolitica e o Departamento de Estado é “pomba”.

O NSC é muito ligado ao establishment militar, funciona nos predios baixos da antiga Secretaria de Guerra e Marinha ao lado da Casa Branca.

O Departamento de Estado é tradicionalmente ligado aos Democratas e por causa de sua secular experiencia é muito mais compromissado com a paz do que com a guerra. O State tem a memoria de duas guerras mundiais, tem os relatorios diarios de suas embaixadas, é mais cauteloso e menos agressivo e belicoso que o NSC.

O caso do programa nuclear do Irã ilustra esse confronto. O Irã realmente desafia a Agencia Internacional de Energia Atomica, porque é signatario do TNP e não cumpre o tratado, descumpre e anuncia que vai descumprir, é um Estado não só à margem do Direito Internacional como provocador consciente e desafiante da ordem global.

Mas é uma falacia dizer que o Irã está prestes a ter uma bomba atomica. O Irã pode com muita dificuldade chegar a ter a bomba mas não tem nem remotamente a capacidade de fabricar o detonador e o artefado de transporte da bomba, pelo menos em um prazo visivel. Terá a bomba mas dificilmente terá como carrega-la em um missil e detona-la no alvo.

Um ataque aereo ao Irã, que é o plano mais obvio, terá sucesso militar mas desestabilizará ainda mais a região da Asia Menor, Obama está resistindo como pode às pressões.

O Departamento de Estado está fazendo tudo para recompor as relações Irã-ocidente e um artigo para uma demarche brasileira está nessa linha, a autora do artigo é do ambiente do Departamento de Estado.

Parte do processo de decisão será muito influenciado pela campanha eleitoral, se Obama se fortalecer poderá melhor resistir às pressões para o ataque, se os Republicanos crescerem sua capacidade de resistencia será menor.

O NSC teve grandes chefes (que é o Assessor Especial de Segurança) mas Tom Donilon é o homem errado na hora errada. Não tem experiencia no exterior, não tem conhecimento da complicada politica do Oriente Medio, não tem experiencia militar, não tem o perfil de grande operador de politica externa, esse é um risco adicional que Obama corre nessa intrincada questão.

Um ataque ao Irã será um erro. Uma politica de contenção é mais adequada e menos arriscada.

Os proximos meses serão decisivos.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago