Justiça britânica nega extradição de Assange aos EUA

Jornal GGN – O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, não será extraditado para os Estados Unidos, decide a justiça britânica, nesta segunda-feira (04). A decisão foi preferida pela juíza distrital Vanessa Baraitser, do tribunal penal de Londres.

Em sua decisão, a juíza argumentou que as condições da prisão a que Assange seria colocado, chamada de “supermax”, não o impediriam de tentar o suicídio e que a saúde mental do acusado de espionagem traz o risco.

“Diante das condições de isolamento quase total, estou convencida de que os procedimentos descritos pelos EUA não impedirão o Sr. Assange de encontrar uma maneira de cometer suicídio”, afirma Baraitser, em sua decisão.

Os Estados Unidos ainda podem recorrer da decisão, nos próximos 14 dias, e a defesa do governo norte-americano já afirmou que irá entrar com um recurso.

A juíza não atendeu a argumentos da defesa de Assange, de que enviá-lo aos EUA seria uma violação à barreira de extradição por crimes políticos, mas acatou à opinião de especialistas médicos que atestaram o estado de saúde mental do ativista.

Outro julgamento relacionado a Assange ocorrerá esta semana: a defesa tenta a sua liberdade com o pagamento de fiança, e esse pedido será julgado nesta quarta (06). Enquanto isso, ele segue na prisão de Belmarsh, no sul de Londres.

O processo contra Assange vem sendo levado à cabo desde 2010, quando o ativista publicou milhares de documentos confidenciais militares e diplomáticos dos EUA no WikiLeaks. Ele foi denunciado por 17 acusações de espionagem e 1 de uso indevido de computador, com pena estimada de 175 anos de prisão.

 

Redação

Redação

View Comments

  • O "Mundo Civilizado" revelando toda sua hipocrisia. Liberdade de Opinião? Liberdade de Informação? Liberdade de Imprensa? Assange está preso por qual Crime? Onde está a Imprensa Mundial e Órgãos dos Direitos Humanos, juntamente com ONU, paralisando o Planeta, até a soltura deste Perseguido Político? A China que é uma Ditadura a censurar e perseguir?

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

14 horas ago