Internacional

Pedro Costa Jr.: Eleições nos EUA dificultam a expansão da guerra no Oriente Médio

O programa TVGGN 20H desta segunda-feira (15) contou com a participação do cientista político e apresentador do programa O Mundo é um Moinho, Pedro Costa Jr., para analisar o contra-ataque do Irã em Israel.

No último sábado (13), o Irã disparou drones e mísseis contra Israel, como resposta à destruição do consulado iraniano da Síria, em 1º de abril. Na ocasião, o ataque das tropas de Benjamin Netanyahu vitimou civis e Mohammad Reza Zahedi, comandante da Guarda Revolucionária Iraniana.

Caso sofra um novo ataque, o Irã avisou que a resposta será ainda mais violenta – o que colocou a comunidade internacional em alerta no domingo (14), diante da escalada dos conflitos no Oriente Médio, já que Israel segue em guerra contra Gaza desde 7 de outubro. 

Diante deste contexto, Pedro Costa Jr. descarta a possibilidade de aumento de conflitos na região. Apesar da aspiração do primeiro-ministro israelense em criar um novo fato para se manter no poder, já que está isolado e sofre pressão da opinião pública pelo cessar-fogo permanente em Gaza, as eleições nos Estados Unidos em novembro devem dificultar o aumento do conflito. 

Segundo o cientista político, o voto muçulmano pode decidir as eleições nos EUA. Tradicionalmente, os muçulmanos tendem a votar em candidatos democratas, mas já se mostraram dispostos a saírem de casa para apoiar a reeleição de Joe Biden, devido ao apoio norte-americano às investidas israelenses contra os palestinos.

“Do ponto de vista prático, EUA e Europa nunca abandonaram ou abandonarão Israel. Biden e [o secretário de Estado dos EUA Samuel] Blinken criticando abertamente Netanyahu, isolaram ele”, afirma Costa Jr. “Mas do ponto de vista diplomático e da retórica, que são muito importantes nas relações internacionais, essas críticas pesam.”

Resposta

Após o ataque de Israel no início do mês, o Irã precisava dar uma resposta aos sete óbitos de civis na embaixada na Síria. “Desse ponto de vista, o Irã começa a ficar em um impasse. O regime dos aiatolás, se eles não respondem, começam a ficar desmoralizados internamente diante da população do Irã. Ao mesmo tempo, se eles respondem de maneira demasiada, eles voltam a dar legitimidade da guerra a Israel. Então, eles precisam dar uma resposta precisa”, pontua o apresentador da TVGGN. 

No entanto, Pedro Costa Jr. chama atenção para o fato de que o ataque iraniano não vitimou os israelenses. “É um ataque muito cuidadoso. É um ataque premeditado, um ataque avisado com dias de antecedência, na qual eles avisam Israel, avisam os EUA, a Jordânia e a Arábia Saudita. Grande parte dessa ofensiva, como era previsto, não tem efeito e onde ela atinge, ela atinge bases militares israelenses.”

Apesar da ofensiva, o ataque iraniano não devolve a legitimidade da guerra para Israel, ao contrário do ataque do Hamas em outubro, em que cerca de 1.200 israelenses foram mortos, quando Israel contou com a solidariedade da comunidade internacional. 

Agora, diante das pressões internacionais, manifestações populares na Europa pelo fim da guerra em Gaza e as críticas públicas de Joe Biden, que mira a reeleição, Israel não encontrou respaldo na comunidade internacional para contra-atacar.

Confira a análise de Pedro Costa Jr. na íntegra no canal da TVGGN:

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

Camila Bezerra

Jornalista

View Comments

  • Essa mesma lógica pode ser usada para o voto judeu na Flórida, um estado-chave.

    Há outras questões, como o financiamento, e neste caso, os judeus detém, pelo menos até agora, um poder maior de alocação de dinheiro que os muçulmanos.

    Os grupos corporativos e grandes fortunas muçulmanas, todas ligadas à indústria extrativista de petróleo, não são lá muito leais aos palestinos, pelo contrário.

    O interesse comum de Israel e estas corporações é varrer os palestinos de Gaza para explorarem juntos o mineral líquido.

    A questão central é:

    Essa refrega atendeu às demandas bélicas do Netanyahu e dos aiatolás?

    Se a resposta for sim, fica tudo como está.

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

23 minutos ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

45 minutos ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

51 minutos ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

54 minutos ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

1 hora ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

1 hora ago