Robert Kennedy e a barbárie neoliberal, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Foto Firenews

Robert Kennedy e a barbárie neoliberal, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Antes de mais nada vou transcrever aqui as palavras do jovem político norte-americano cuja vida foi dramaticamente interrompida em 06 de junho de 1968:

“Nos próximos quarenta anos, a nossa população duplicará e os nossos problemas duplicarão com ela. Teremos de construir tantas casas, hospitais e escolas quantas foram edificadas desde que o nosso país nasceu; Mais do que isso, teremos de arranjar espaço para todos: planejar em conjunto onde iremos viver, trabalhar e nos divertir; onde e como poderemos começar a reconstruir a nossa comunidade, um lugar onde cada homem encontre importância e significação, quer em sua vida pessoal, quer em suas contribuições para a vida comunitária. É uma enorme tarefa. Mas é o mínimo que podemos fazer, se quisermos que as nossas cidades sejam lugares de dignidade e segurança, de oportunidades e realizações; se quisermos que a nossa sociedade adquira o nome de civilização.” (Luta por um mundo melhor, Robert F. Kennedy, Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 1968, p. 44)

Já se passaram 50 anos desde que este livro foi publicado no Brasil, 51 anos se levarmos em conta sua publicação nos EUA.  A população norte-americana saltou de 198,7 milhões de pessoas para 326,4 milhões de pessoas nesse período. O declínio na fecundidade feminina (2,56 filhos por mulher em 1967 para 1,84 filhos por mulher em 2015) explica a esse fenômeno.

As privatizações e desregulamentações da era Reagan/Bush/Clinton produziram um aumento na oferta de casas. Mas a crise financeira do período Bush Jr./Obama/Trump provocou a desocupação de dezenas de milhões de habitações. O resultado foi devastador. Nos últimos anos ocorreu uma verdadeira proliferação de favelas de barracas nas periferias das cidades norte-americanas. Elas estão crescendo de maneira consistente em virtude do descaso da administração de Trump. 

A renda per-capita dos norte-americanos era 4.366 dólares em 1967 e cresceu para 59.501 dólares em 2017, mas a participação dos salários dos operários no PIB dos EUA declinou. O resultado geral foi o aumento da concentração de renda e o empobrecimento da esmagadora maioria da população norte-americana. A expectativa de melhoria de vida através da educação (algo implícito no texto de Robert Kennedy) deixou de existir e a mobilidade social se tornou uma exceção.

Em 1967 Robert Kennedy raciocinava usando os conceitos de civilização e barbárie. Ele imaginava uma sociedade melhor que iria merecer o nome de civilização. A discurso dele se organiza em torno de dois grandes eixos: igualdade jurídica e inclusão social. Desde Ronald Reagan estes dois princípios foram claramente abandonados pelos governantes norte-americanos. Isso fica bem claro quando levamos em conta dois problemas: encarceramento e assistência médica.

Em 1970 os EUA tinham aproximadamente 357 mil pessoas encarceradas em presídios estaduais e federais. No início de 2017 os EUA tinham 2,12 milhões de pessoas encarceradas. O crescimento da população carcerária nos EUA entre 1970 e 2017 foi de 594%, o da população em geral entre 1967 e 2017 foi de apenas 64,26%.

Atualmente 11,3% da população adulta norte-americana não tem assistência médica. Robert Kennedy defendeu a construção de hospitais, mas as estatísticas revelam que o que cresceu nos EUA foi a construção de presídios (muitos deles privatizados). Exclusão social e desigualdade econômica são os principais fundamentos da sociedade norte-americana atual.

Os dados acima mencionados, que foram coletados de estatísticas disponíveis na internet, são desanimadores. Cinquenta anos depois de Robert Kennedy publicar seu livro, o que caracteriza a sociedade norte-americana é a barbárie, sem qualquer limite ou contenção pelo poder público, produzida de maneira programática pelo neoliberalismo

Gostemos ou não, a verdade nua e crua é que Sadly, the American dream is dead”, como disse Donald Trump quando se candidatou a presidente dos EUA. Trump venceu as eleições, mas não cumpriu o que prometeu. “America first” rapidamente se tornou apenas mais do mesmo. O neoliberalismo segue produzindo e consolidando distorções econômicas nos EUA. Em algum momento o abismo entre pobres e ricos irá solapar de vez a estabilidade política norte-americana.

Invencível no exterior, onde aproximadamente 600 bases militares drenam seus recursos orçamentários sem produzir nada em troca, o império dos EUA irá ruir por causa dos bárbaros que os republicanos e democratas criaram e estão criando dentro das fronteiras dos EUA. O problema dos EUA não é a imigração como tem dito Trump. É o desprezo evidente que sucessivas administrações devoraram aos norte-americanos pobres. Esta é a lição que está sendo exportada para o Brasil nesse momento. A longo prazo ela não fará nada bem aos brasileiros ou a presença norte-americana em nosso país.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

37 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

13 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

14 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

14 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago