Setor externo deve manter ritmo de recuperação iniciado em 2015

Jornal GGN – O menor nível de volatilidade visto nos ativos financeiros (como moedas e bolsa de valores) e a maior estabilidade nas dívidas soberanas ajudam a consolidar o atual quadro de recuperação econômica na zona do euro e dos Estados Unidos, enquanto a situação da China continua gerando preocupação principalmente entre os países que dependem da venda de itens básicos.

“No cenário internacional, os Estados Unidos estão se recuperando e os emergentes patinando”, explica o economista Celso Grisi, professor do PROCEB (Programa de Comércio Exterior Brasileiro) da FIA (Fundação Instituto de Administração). “No caso específico da China, a gente tem o aumento dos juros nos Estados Unidos, que deve continuar de forma moderada”, diz o economista, que estima uma taxa básica de juros norte-americana na faixa de 2,5% em 2016.

Já o crescimento econômico norte-americano tem se consolidado a cada novo indicador divulgado sobre o desempenho do PIB. Em 2014, a taxa de crescimento apurada foi de 2,4%, ainda abaixo de sua taxa potencial de 3%. Para 2015 e 2016, a estimativa para o desempenho do PIB dos EUA foi mantida pelo FMI em 2,5% e 3%, respectivamente”, diz a consultoria Austin Ratings, em relatório assinado pelo economista-chefe Alex Agostini.

Na zona do euro, a projeção de Grisi aponta um avanço de 1,6% para o próximo ano, muito por conta da renovação das linhas de crédito no país. “No geral, não se espera um cenário ruim para o exterior, o que é bom para o Brasil, que não pode usar como desculpam, embora o custo de dívida mais caro pela perda de grau de investimentos vai dificultar o capital para áreas estratégicas”.

Segundo projeção elaborada pela Austin Ratings, o processo de “soft landing” da China e o risco de desvalorizações das moedas dos países emergentes são fatores ainda de preocupação. “O impacto do programa de liquidez monetária anunciado recentemente pela comunidade europeia é positivo, mas ainda sem possibilidade de quantificar seu sucesso para a recuperação econômica dos Países do bloco”.

No caso específico da China, o crescimento em 2014 foi de 7,4% ficou acima das expectativas do mercado (ao redor de 7,3%), mas as expectativas de redução do ímpeto chinês para 2015 e os próximos anos continuam firmes. As projeções do FMI divulgadas no mês de outubro preservaram as estimativas realizadas no relatório de julho com desempenho de 6,8% para 2015 e 6,3% para 2016. “Apenas uma recuperação mais significativa das economias dos EUA e da Europa, que são grandes consumidores de manufaturados, deverá proporcionar maior ritmo de crescimento na China, porém, longe de sua média histórica de 9,3% ao longo das últimas três décadas”.

Segundo a Austin, embora seja menor ante o visto no passado, a taxa de crescimento na China segue robusta em relação aos demais países emergentes. “Isso porque a China tem adotado medidas contracionistas para controlar a taxa de inflação que, aliás, subiu nos últimos anos, bem como a necessidade de absorver os impactos urbanos do processo de êxodo rural com efeitos diretos dessa mão de obra entrante no mercado de trabalho”, pontua a Austin Ratings.

Na América Latina, a consultoria diz que a vitória do candidato da oposição nas eleições presidenciais na Argentina deve acirrar as relações comerciais no Mercosul em virtude do presidente eleito, Maurício Macri, já ter declarado ser contrário a permanência da Venezuela no bloco.

A base de sustentação das projeções está se alterando. Nos últimos anos, a base do crescimento econômico brasileiro foi o mercado doméstico em virtude do cenário externo desfavorável. “Porém, recentemente os países que passaram pela crise financeira de 2008 e econômica de 2009, como EUA e Zona do Euro, já anotaram crescimento do PIB maior que do Brasil. Por outro lado, o Brasil tem anotado recorrentes desajustes em sua política econômica, como citado no parágrafo inicial, e com reflexos sobre toda atividade doméstica, com recessão em curso e risco de depressão econômica nos próximos anos”, diz a Austin.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • se a europa e eua melhoram, a

    se a europa e eua melhoram, a tendencia é a china melhorar, ainda mais,

    propiciando ao brasil aumentar suas exportações ainda mais....

    espero...

    nem só de vacas magras

    é feito o campo da esperança...

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago