Snowden é eleito reitor da Universidade de Glasgow

Sugerido por antonio francisco

Do Yahoo

Snowden é eleito reitor da Universidade de Glasgow, na Escócia

O ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, acusado de espionagem em seu país, foi eleito reitor da Universidade escocesa de Glasgow, anunciou nesta terça-feira a instituição em seu Twitter. Edward Snowden havia aceitado o convite de um grupo de estudantes para se candidatar a este cargo.

Ele superou o campeão de ciclismo escocês Graeme Obree, o escritor Alan Bissett e o sacerdote Kelvin Holdsworth, e sucederá o ex-líder do partido liberal democrata britânico, Charles Kennedy. Entre os reitores precedentes estão Winnie Mandela e o israelense Mordechai Vanunu.

“Estamos contentes de ver Edward Snowden eleito reitor da Universidade de Glasgow”, escreveu em um comunicado o grupo de estudantes que o convidou. “Temos uma grande e nobre tradição de fazer declarações importantes através de nossos reitores”, continuou o grupo. Com esta eleição, “mostramos a Edward Snowden e a outros denunciantes corajosos que nós estamos com eles, onde quer que estejam”.

“Nas próximas semanas, vamos continuar a fazer campanha para que a NSA e o GCHQ parem seus ataques contra o nosso direito fundamental à privacidade e para que Edward Snowden seja reconhecido como um denunciante corajoso em vez de traidor”, insistiu. A universidade indicou que a principal função do reitor era a de “representar os interesses dos alunos” e que “a escolha do reitor é inteiramente de responsabilidade dos alunos”.

O americano Edward Snowden, que fez revelações sobre a NSA, recebe asilo político na Rússia, depois de mais de um mês na zona de trânsito do aeroporto de Moscou. O ex-técnico da NSA não fez nenhuma aparição pública desde que recebeu asilo.

Redação

Redação

View Comments

  • Rector não é reitor na Escócia

    Na verdade ele foi eleito para ser o Rector, que é uma espécie de representante eleito pelos estudantes para ser seu porta-voz, um cargo mais de relações públicas, sem nenhuma função acadêmica. É muito comum elegerem artistas e políticos para serem rectors.

    O posto máximo nas instituições, e que muitas vezes é vitalício, é o de Chancellor. É uma figura simbólica, como um monarca moderno, geralmente presente nos atos solenes da universidade.

    Nosso tradicional cargo de reitor pode ser comparado ao de Principal, que é o verdadeiro primeiro-ministro da universidade.

  • Um software comum copiou 1,7 milhões de arquivos da NSA

      Edward J. Snowden

    "É irônico que as autoridades estejam, em um esforço para me desacreditar, disponibilizando informações classificadas a jornalistas. A diferença é que eu fiz isso para informar o público sobre as ações do governo e eles estão fazendo isso para desinformar o público sobre a minha ação."

    A coleta de informações de Snowden é impressionante, pois a missão de inteligência da NSA inclui proteger os sistemas militares e os sistemas de computação mais sensíveis do país de ataques cibernéticos e, especialmente, os ataques sofisticados originários da Rússia e da China. 

    O 'ataque interno', de Snowden, por outro lado, não era sofisticado e deveria ter sido facilmente detectado.

    Além disso, Snowden conseguiu, quase três anos após, repetir a ação do WikiLeaks que revelou segredos dos arquivos militares e do Departamento de Estado, de muito menos sensibilidade, que foram copiados usando técnicas similares.

    Snowden tinha amplo acesso a arquivos completos da NSA porque trabalhava como empreiteiro de tecnologia contratado pela agência, no Havaí, ajudando a gerenciar os seus sistemas de computadores da agência em um posto avançado com interesse específico em assuntos da China e da Coréia do Norte. 

    O diretor, James R. Clapper Jr., testemunhando perante o Comitê de Serviços Armados do Senado, disse Snowden tinha aproveitado uma 'tempestade perfeita' de falhas de segurança. Ele também sugeriu que, como administrador de sistemas, altamente, treinado e trabalhando para Booz Allen Hamilton, que presta serviços de informática para a agência, Snowden sabia como fugir das proteções do sistema.

    O diretor reconheceu, quase um ano depois, que Edward J. Snowden copiou documentos, altamente, confidenciais a partir de redes da NSA, que não contavam com a tecnologia para evitar que outro insider roubasse dados top-secret, em larga escala.

    "Ele sabia exatamente o que estava fazendo e era muito hábil em permanecer sob o radar, então o que ele estava fazendo não era visível", disse Clapper.

    Clapper confirmou que Snowden usou um web crawler, um software comum, disponibilizado para varrer um grande banco de dados.

    O web crawler, também chamado de 'aranha', move-se automaticamente de um site para o outro, seguindo os links embutidos em cada documento, e pode ser programado para copiar tudo em seu caminho.

    Snowden parece ter definido os parâmetros das suas pesquisas, incluindo a busca nos arquivos e o estabelecimento dos  links dos documentos e de outros dados buscados nas redes internas da NSA.

    Oficiais de inteligência disse em uma audiência Casa na semana passada que ele acessou cerca de 1,7 milhões de arquivos. 

    Clapper também disse, pela primeira vez, que algumas das informações de Snowden poderiam expor a identidade de agentes secretos americanos, bem como a identidade dos informantes estrangeiros que foram recrutados por agências de espionagem dos Estados Unidos.

    Sob interrogatório, Clapper não abordou o motivo da agência não ter sido capaz de detectar o crawler que indexou e copiou todos os dados disponíveis que foram objetos da pesquisa de Snowden.

    Ele disse que Snowden teria sido, provavelmente, capturado se estivesse coletando as informações dentro da sede da NSA em Fort Meade, Maryland, em vez de processá-las em um posto avançado no Havaí.

    ***

    Advogados Vigiados

    Usuários de mídia social e chefes de Estado estrangeiros estão incluidos na relação daqueles apanhados na rede de vigilância mundial lançada pela NSA e os seus parceiros no exterior.

    Um documento recente, revelado por Snowden, mostra que um escritório de advocacia americano foi monitorado ao representar um governo estrangeiro em disputas comerciais com os Estados Unidos. 

    A divulgação oferece um raro vislumbre de uma instância específica em que os americanos foram ludibriados por bisbilhoteiros e é de particular interesse porque os advogados nos Estados Unidos, com clientes no exterior, expressam preocupação crescente de que as suas comunicações confidenciais poderiam estar comprometidas por tal vigilância. 

    Informações do New York Times

  • O Obama vai retaliar...Vai

    O Obama vai retaliar...

    Vai dizer que ele não tem culpa se o serviço secreto dos outros paises não serem ineficientes!

Recent Posts

Cidade que se perdeu na inundação, Eldorado do Sul é evacuada

Os moradores de Eldorado do Sul estão sendo resgatados por meio de helicópteros, ônibus e…

12 segundos ago

Acorda, Rio Grande, por Elmar Bones

Quando as águas baixarem, o que vai ficar exposto, como os escombros das cidades destruídas,…

59 minutos ago

PGR denuncia irmãos Brazão e delegado por assassinato de Marielle

Marielle foi executada por atritos políticos e interesses econômicos fundiários dos Brazão, diz a Procuradoria

1 hora ago

Vídeo: Projeção mostra regiões gaúchas que serão afetadas por mais chuvas no fim de semana

"Situação é bastante crítica, não só pelos rios, mas por risco geológico, pois o solo…

1 hora ago

Levantamento: mais de 80 comunidades indígenas afetadas no Rio Grande do Sul

Levantamento colaborativo indica que mais de 80 comunidades e territórios indígenas foram diretamente afetados, alguns com…

1 hora ago

Após esforços de Janja, Eduardo Leite diz que “gaúchos e paulistas” salvaram a égua Caramelo

Em meio à tragédia no Rio Grande do Sul, governador faz declaração sem considerar esforços…

2 horas ago