Categories: Compliance

A pouca transparência da Transparência Internacional

Por Boeotorum Brasiliensis

comentário no post Caso Eldorado expõe os negócios obscuros da indústria da anticorrupção, por Luis Nassif

A Transparency Internacional – Secretariat (TI-S) e a Transparência Internacional – Brasil pelo que divulgam em seus respectivos sites são tudo, menos transparentes, no mínimo ao nível esperado de uma instituição que carrega tal epíteto no próprio nome. A primeira ainda publica alguns elementos de informação como a descrição dos projetos em andamento e outros dados de sua atuação. Mas com pouco detalhamento e pouca evidência.

A Transparência Internacional – Brasil é singelamente opaca. A TI-S, com sede na Alemanha mostra um turnover de EU$ 22MM, em 2018. Parece muito pouco pela estrutura que apresenta e dada a diversidade, complexidade e geografia da atuação que descreve.

O branch brasileiro não tem um única linha reportando as atividades que exerce ou sobre suas finanças. Apresenta algumas pesquisas e estudos feito em parceira com instituições brasileiras e com a TI-S, bem como, divulga campanhas e programas feitos por terceiros.

No caso da TI-S ao menos sabemos que as maiores doações vêm de entidades governamentais da Comunidade Europeia, do governo do Reino Unido e do governo Canadense. O maior doador privado é a BHP Foundation, pertencente à BHP, empresa de petróleo e minérios australiana. O relatório financeiro indica que o projeto Brasil, em 2018, recebeu EU$ 131 mil, dos quais EU$ 123 mil vieram da Foundation Open Society Institute, cujo patrocinador é George Soros. Mas, não há qualquer informação financeira publicada pelo TI-Brasil.

A exemplo do que parece ocorrer com a “matriz”, por aqui, também, parece que os fundos providos pela TI-S não seriam bastantes para financiar a operação. Há no site uma equipe de 11 pessoas, sendo 10 com curso superior e pós graduação e uma estagiária. Devem haver outras fontes, mas, quais?

O site mostra ligações com um movimento em favor das 10 Medidas contra a Corrupção que tem como apoiadores entidades que vão de conservadoras a reacionárias. Lá você encontra o Observatório Social do Brasil, a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, a Agência Contas Abertas e até uma inesperada Associação de Amigos da Analândia, sobre a qual temo imaginar o objeto associativo.

A defesa dessas emendas, como panaceia contra a corrupção, mas que traz no bojo outro ataque à cidadania e aos direitos das pessoas já seria um motivo para duvidar da inteligência ou das intenções das pessoas que representam essas entidades, inclusive, as que representam a TI-Brasil. O apoio aberto e irrestrito à Lava-jato chocou-se com a Vaza-jato e foi emitida uma nota, em três idiomas, publicada no no site da TI-S, em 13 de junho, mas, não aqui. Aqui estão mudos sobre o assunto.

Pessoalmente sempre desconfiei de quem se propõe ao papel de padrão moral e de xerife da honestidade. Pretender ser a reserva moral e da honestidade da humanidade não soa bem aos meus ouvidos. Vemos que a TI-S, quem patrocina a franquiada nacional, é financiada por governos estrangeiros e pelo financismo. Até as pedras das calçadas desta Pátria desalmada sabem que o Brasil está sendo tomado de assalto por interesses internacionais e traído pela 5ª coluna de sempre.

Se há alguma caixa preta para abrir, não é o BNDES, mas a TI e outras organizações similares.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

Published by
Luis Nassif
Tags: JBS

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago