Convicções pessoais de militares não podem estar acima das instituições, diz comandante da FAB


Foto: Rezende/Cecomsaer FAB
Jornal GGN – “É muito importante que todos nós, militares da ativa ou da reserva, integrantes das Forças Armadas, sigamos fielmente à Constituição, sem nos empolgarmos a ponto de colocar nossas convicções pessoais acima daquelas das instituições”, publicou a Força Aérea Brasileira (FAB), em boletim divulgado internamente.
O comunicado assinado pelo Comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, apazigua as declarações do general do Exército Villas Boas, nas redes sociais nesta terça-feira (03), com opiniões que seriam de toda a instituição, contra a “impunidade” e em defesa da prisão a partir da segunda instância, automaticamente a favor da prisão de Lula.
“Os poderes constituídos sabem de suas responsabilidades perante a nação e devemos acreditar neles. Tentar impor nossa vontade ou de outrem é o que menos precisamos neste momento. Seremos sempre um extremo recurso não apenas para a guarda da nossa soberania, como também para mantermos a paz entre irmãos que somos”, afirmou o comandante da Aeronáutica.
Ao afirmar que o Exército estaria “atento” aos desdobramentos do julgamento de hoje, as afirmações de Villas Boas foram interpretadas como uma defesa velada da intervenção das Forças Armadas sobre a decisão da Suprema Corte, que está sendo tomada na tarde de hoje.
Rossato diminuiu a posição de seu companheiro do Exército: “Num momento como este, os ânimos já acirrados intensificam-se ainda mais com a velocidade das mídias sociais, onde cada cidadão encontra espaço para repercutir a sua opinião, em prol do que julga ser o país merecedor. Entretanto, as necessidades da Nação vão bem mais além. O Brasil merece que seus cidadãos se respeitem e sejam respeitados, que os poderes constituídos atuem em consonância com preceitos éticos e morais dos quais possamos nos orgulhar”, informou.
“Acima de tudo, o momento mostra que devemos nos manter unidos, atentos e focados em nossa missão”, concluiu o comandante da Aeronáutica, rompendo qualquer sugestão de intervenção e diminuindo as opiniões pessoais de membros das Forças Armadas, como não representantes das instituições.
Leia a íntegra da nota:
DIVULGAÇÃO PARA CONHECIMENTO DE TODOS OS INTEGRANTES DO COMANDO  DA AERONÁUTICA
AÇÃO DE COMANDO
Determino aos Srs. Comandantes, Chefes e Diretores que divulguem, na íntegra, ao Público
Interno dessa Organização Militar, a matéria contida neste Boletim.
ESCLARECIMENTOS DO COMANDO DA  AERONÁUTICA DIANTE DAS REPERCUSSÕES MIDIÁTICAS SOBRE O CONTEXTO ATUAL DO PAÍS
Comandante da Aeronáutica
Esclarecimentos do Comando da Aeronáutica diante das repercussões midiáticas sobre o contexto atual do país
O Brasil amanhece hoje prestes a viver um dos momentos mais importantes da sua história.
Hoje serão testados valores que nos são muito caros, como a democracia e a integridade de nossas instituições. Instituições essas que têm seus papéis muito bem definidos no arcabouço legal da Nação.
Num momento como este, os ânimos já acirrados intensificam-se ainda mais com a velocidade das mídias sociais, onde cada cidadão encontra espaço para repercutir a sua opinião, em prol do que julga ser o país merecedor.
Entretanto, as necessidades da Nação vão bem mais além. O Brasil merece que seus cidadãos se respeitem e sejam respeitados, que os poderes constituídos atuem em consonância com preceitos éticos e morais dos quais possamos nos orgulhar, que os cidadãos possam ir e vir em segurança, além de tantos outros direitos básicos que hoje o Brasil ainda não oferece para uma boa parte do seu povo.
Nestes dias críticos para o país, nosso povo está polarizado, influenciado por diversos fatores. Por isso é muito importante que todos nós, militares da ativa ou da reserva, integrantes das Forças Armadas, sigamos fielmente à Constituição, sem nos empolgarmos a ponto de colocar nossas convicções pessoais acima daquelas das instituições.
Os poderes constituídos sabem de suas responsabilidades perante a nação e devemos acreditar neles. Tentar impor nossa vontade ou de outrem é o que menos precisamos neste momento. Seremos sempre um extremo recurso não apenas para a guarda da nossa soberania, como também para mantermos a paz entre irmãos que somos. Acima de tudo, o momento mostra que devemos nos manter unidos, atentos e focados em nossa missão.

 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Isso ai é raro...
    No país em

    Isso ai é raro...

    No país em que juizes, procuradores falam pelos cotovelos isso é linguagem perdida...

  • O importante é que o comunicado é oficial.....

    O importante é que o comunicado é oficial para ser passado a toda a tropa, não é Twiter nem Facebook.

  • Mirages defendem o Gripen

    A Aeronáutica sabe como foi difícil o parto do Gripen. Os velhos Mirage enferrujados ainda servem para bombardear a Globo...

  • É isso ai tenente-brigadeiro.

    É isso ai tenente-brigadeiro. Senta a pua nesse general gaga e invejoso. Tambem é uma boa hora para auditar as gastanças do exercito em missões internacionais.

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

10 minutos ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

31 minutos ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

37 minutos ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

41 minutos ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

60 minutos ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

1 hora ago