Duas barragens rompem em Rondônia e deixam 100 famílias isoladas

Jornal GGN – Duas barragens se romperam na sexta-feira (29), a pouco mais de 350 quilômetros de Porto Velho (Rondônia), no distrito de Oriente Novo, zona Rural de Ariquemes. As informações preliminares são de que uma tromba d’água atingiu uma das estruturas iniciando a série de rompimentos.

Nenhuma morte foi confirmada. Por outro lado, e segundo a Polícia Ambiental de Rondônia, pelo menos 100 famílias ficaram isoladas, isso porque sete pontes caíram ou foram comprometidas pela água, areia e argilas das barragens rompidas.

“É importante ressaltar que o local atingido pela tromba d’água apresenta no seu entorno atividades de piscicultura e mineração de cassiterita, sendo necessária a presença da equipe técnica para identificar qual o tipo de barramento sofreu a ruptura”, escreveu o jornal de notícias local PortalP1 com base nas informações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A entidade irá avaliar nos próximos dias o impacto do acidente nas atividades de piscicultura e mineração de cassiterita são desempenhadas na região.

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) abriu um inquérito para apurar os motivos e responsáveis pelo rompimento das barragens.

O órgão informou à imprensa que agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e das polícias Militar e Ambiental estiveram no local para avaliar os danos causados na região.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) foi notificada para fornecer os relatórios mais recentes do estado de segurança das barragens que se romperam. Além disso, o Ministério Público vai avaliar se as licenças ambientais e de operação estavam válidas.

A mineradora Metalmig, responsável pelas barragens, informou que as estruturas que se romperam estavam inativas e não têm relação com as barragens ativas e, ainda, que o material despejado na região não apresentava metais tóxicos.

*Com informações da Agência Brasil

Redação

Redação

View Comments

  • E aí meu povo pobre e trabalhador, quero ver quem paga para o Brasil estar assim....isto é o resultado da direita capitalista.......o povo cria as riquezas para as Elites usufuírem,....... tiram os direitos do tralhador miserável,....corta-se os impostos das empresas e voce é quem pagará o Pato,....... e ainda para protegê-las tiram voce e sua família de sua humilde casa...... até que sua morte os separe

Recent Posts

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

12 minutos ago

Indústria nacional ganha ritmo e avança 0,9% em março

Produtos têxteis e setor alimentício apresentam melhores resultados no mês, segundo IBGE; alta acumulada no…

24 minutos ago

BRIC-panorama: pela estrada no Brasil, de olho na Rússia-China, por Pepe Escobar

É como se eu estivesse imerso em uma jornada psicodélica conduzida por Os Mutantes , o trio…

28 minutos ago

TV GGN: A recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos

Reabertura da Comissão que busca justiça e preservar a memória das vítimas ganhou força após…

34 minutos ago

Governo lança Acredita com microcrédito para CadÚnico, por Fernanda Feil

Estima-se que 4,6 milhões de pessoas do CadÚnico já empreendem formalmente e 14 milhões desejam…

2 horas ago

Convidado a deixar a Rota por matar “muito”, Secretário de Segurança Pública de SP coleciona 16 investigações por homicídio

Reportagem revela suposta atuação de Guilherme Derrite em grupo de extermínio. Em gestão na SPP,…

2 horas ago