Extradição de Pizzolato tem processo adiado para dezembro

Ministério da Justiça italiano pediu às autoridades brasileiras uma lista de garantias para assegurar direitos do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil
Jornal GGN – A Justiça Italiana adiou a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado pela Ação Penal 470, conhecida como mensalão. O motivo é que Pizzolato deverá comparecer ao tribunal italiano no dia 14 de dezembro para responder ao processo de falsidade ideológica. Fungindo do Brasil, ele utilizou passaporte falso, com a identidade do irmão para ingressar no país europeu.
“Agora, Pizzolato está imputado de responder a um processo em um tribunal italiano, o que terá como consequência a suspensão do processo de extradição para que ele tenha o exercício pleno do direito de defesa”, afirmaram os senadores Maria Cecilia Guerra e Luigi Manconi.
Em outubro do ano passado, o Tribunal de Bolonha havia negado a extradição de Pizzolato, mantendo a sua liberdade. Em fevereiro deste ano, entretanto, a Corte de Cassação acolheu o pedido do Brasil e autorizou a extradição. O Ministério da Justiça teria ratificado a decisão, mas as autoridades brasileiras informaram que não receberam a notificação da Justiça italiana.
Com isso, o processo já estava suspenso até o dia 22 de setembro, prazo que o Conselho do Estado solicitou para mais informações do Ministério da Justiça italiano sobre o pedido de Pizzolato de cumprir a pena na Itália.
Além desses dados, o Ministério pediu às autoridades brasileiras uma lista de garantias requeridas pelo conselho, para que Pizzolato pudesse cumprir a pena no Brasil, assegurando seus direitos. “As autoridades brasileiras deverão fornecer todos os detalhes sobre a penitenciária para a qual ele será transferido, e outros locais que possam recebê-lo precisarão autorizar uma visita diplomática preventiva a essas instituições e deverão mostrar empenho para não transferir Pizzolato para outras estruturas, a não ser por motivos de força maior”, disseram os líderes do movimento político que apoiam o ex-diretor do BB.
Se transferido efetivamente, os senadores também exigiram que o governo brasileiro forneça todas atualizações sobre possíveis problemas que surjam durante a detenção de Pizzolato no Brasil.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • "possíveis problemas que surjam durante a detenção"

    " possíveis problemas que surjam durante a detenção de Pizzolato no Brasil ".

     

  •  
    … Há cerca de dois meses, a

     

    … Há cerca de dois meses, a jornalista Tereza Cruvinel publicou um texto informando que a Contabilidade do Banco do Brasil já identificou vários documentos que comprovam o pagamento de serviços efetivamente prestados por empresas de mídia!
    E mais: os recursos utilizados não são públicos!
    Portanto, não houve crime de peculato!
    Portanto, Henrique Pizzolato é [mais] uma vítima dos fascigolpistas e terroristas impiedosos da [eterna e] infame oPÓsição ao Brasil e ao honesto povo trabalhador brasileiro!
    Portanto finalmente (sic) o MENTIRÃO será radicalmente desmoralizado!

    Quem (sobre)viver, verá!

    Tremeis, fascigolpistas de merda!
    “E calma, a hora de vocês está chegando! Calma!”

    [Bem que a Polícia Federal poderia, imediatamente, apreender ‘o passaporte para Miami’ dos estadunidenses escravagistas (sic)!
    O passaporte do rábula psicopata!
    E hoje no ostracismo!
    O mesmo ostracismo que ‘amanhã’ será compartilhado pelo atual “juiz do ‘braZ$&l'”, o mesmo (ir)responsável pela ‘Guantánamo do Paraná’!]

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

6 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

7 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

9 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

9 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

9 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

9 horas ago