Kassab vira réu por improbidade administrativa quando prefeito de SP

Jornal GGN – O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Gilberto Kassab (PSD) virou réu em uma ação movida pelo Ministério Público de São Paulo sobre improbidade administrativa.

A ação foi aceita dia 17 de janeiro pelo juiz Kenichi Koyama, da 11ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo e divulgada hoje no G1. O MP de São Paulo aponta que houve irregularidades na licitação e na contratação de inspeção veicular quando Kassab era prefeito da capital, entre 2006 e 2013.

Além dele, outros 25 viraram réus na ação. Segundo o MP, agentes públicos e particulares agiram em “condutas ímprobas” na contratação e renovação de contrato da empresa Controlar, em 2007. A entidade privada foi escolhida pela prefeitura para executar serviços de inspeção veicular na cidade de São Paulo.

O primeiro contrato foi feito em 1996, mas renovado em 2007 a partir de um contrato de licitação que negligenciou regras legais, além de ignorar três requisitos que a Controlar não preenchia.

Na época, mesmo sabendo que “a Controlar não preenchia três requisitos para habilitação na licitação”, a prefeitura conferiu à empresa “vantagem indevida ao decidir manter o contrato”, reforça o MP.

Nos processos de licitação e efetiva contratação, o MP diz que “as ilegalidades foram dolosamente (com intenção) negligenciadas por autoridades municipais que, desde 2006, procederam à renovação do contrato”.

O MP afirma, ainda, que a prefeitura não fiscalizou as irregularidades do contrato feito com a Controlar que poderiam ter gerado penalidades à empresa.

Os procuradores apontam também que a lei municipal que criou o programa de inspeção veicular é inconstitucional, pedindo para que, na ação, a justiça declarasse a licitação e a contratação da empresa nulos, mas o juiz Kenichi Koyama não acatou esse último pedido.

Ainda segundo o G1, a Prefeitura de São Paulo, a Controlar e a defesa de Kassab não se manifestaram sobre a ação até por volta das 13h desta sexta-feira (1 de março).

Redação

Redação

View Comments

  • Só por isso?
    Kassab cometeu tantos mal-feitos na prefeitura de São Paulo.
    Ele ainda tem muita coisa pra responder.

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

40 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

3 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

3 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

3 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago