Prisões espetaculosas e a briga de poder sob o manto da justiça, por Frederico Firmo

por Frederico Firmo

Nesta semana presenciamos mais um round da briga midiática  pelo poder. Uma briga que está sem dúvida pulverizada, mas que já mostra  de que lado fica a imprensa.

Os problemas e a falência do Rio de Janeiro, abriram o palco para o uso da mídia. A prisão  de Cabralfoi seguida pela fala de Moro que, vapt vupt, já  é capa da revista Veja. Ao invés de se pronunciar nos autos do processo, o juiz de Curitiba, em provável campanha presidencial, faz um longo discurso político falando de governantes e governados se auto-exaltando.Mais uma vez confunde  suas próprias ações com  ações da Justiça. Num timing perfeito vemos as cenas dantescas da prisão de Garotinho, que , se não me falha a memória, foi o primeiro político preso tirado de um hospital e jogado num presídio por compra de votos. De quebra a mídia  criminalizou as políticas sociais, que vem sendo atacadas pelo governo.  Ainda nesta semana, o anúncio  midiático do procurador ungido, Deltan Dallagnol, que anuncia a devolução à Petrobrás de uma quantia  de dinheiro , que de fato fica a dever.

Curiosamente a mídia depois de muitos meses, resgatou os resultados daquela auditoria externa  que apontava um rombo de 6 bilhões. O resgate deste número é curioso, pois a mídia já falou de um rombo de  60  a 70 bilhões quando foi conveniente. Como já demonstrado os  milhões devolvidos correspondem a  alguns dias de faturamento da Petrobrás, mas Parente estava lá, para sacramentar a ação do procurador. Isto tudo minimizou o delator, cuja delação delata a farsa da delação premiada, pois diante de fatos,alegando um mero equívoco volta atrás para beneficiar  Temer. Este jogo entre Lava-Jato e Temer, já está ficando muito explicito.   E também há o caso explícito de Geddel e Calero. Pior para Calero. Veremos se Temer conseguirá, abafar. Talvez se torne difícil, pois a mídia tem outros aliados que mesmo no governo, trabalham contra Temer na esperança de uma eleição indireta.

Olhando a lista das devoluções senti a falta de vários nomes, e curiosamente eu vejo que Barusco, dos quase 100 milhões confessados, devolveu apenas  por volta de 40 milhões, talvez precise do restante para viver em prisão domiciliar. Isto me deixa mais curioso ainda pois nesta semana vimos Youssef ser libertado, afinal o que são mais três meses de  prisão domiciliar. Ninguém sabe onde viverá o maior réu  confesso que por razões de segurança sumiu. Mas a imprensa o exaltou como um herói da delação, e disse que só lhe resta agora um apartamento em Maringá e outro em algum lugar. Coitadinho!! Apesar de mencionarem o cso BANESTADO, ninguém falou sobre o  dinheiro nem dos envolvidos. Pouco também  se sabe da investigação sobre o CARF,a operação Zelotes, cujo resultado mais midiático, plim plim,  foi o assassinato da reputação de um filho de Lula, mas que envolveria muito mais do que já foi devolvido.

Tudo numa semana onde se vê uma grande movimentação política do ministério Publico e de juízes para que se passe uma lei que lhes dê poder para fazerem o que querem sem responsabilização. É também a semana onde os supersalários são questionados.
Nesta briga parece que Temer já tomou posição, resta saber se de boa vontade ou forçado. Gilmar questiona timidamente Moro, mas faz um barraco com Lewandowski, a Suprema Carmem continua em campanha, e uma juiza liberou Garotinho. Como resposta um procurador acusa Garotinho de suborno, que curiosamente não havia sido aventado na hora da prisão.  Cabral é abandonado pois  a água esta chegando no pescoço. Enquanto isto os gritos das manifestações contra PEC, são abafados pelos gritos contra Pézão, Cabral e Garotinho.

Mas não se preocupem com a Petrobrás, os bilhões restantes serão obtidos através da venda da casa da mãe do Dirceu.

Redação

Redação

View Comments

  • mais um falso salvador da pátria

    "A prisão  de Cabral, foi seguida pela fala de Moro que, vapt vupt, já é capa da revista Veja. Ao invés de se pronunciar nos autos do processo, o juiz de Curitiba, em provável campanha presidencial, faz um longo discurso político falando de governantes e governados se auto-exaltando."

    A imprensa anã continua a alimentar o monstro, que agora delira e se acha o próprio Poder Moderador em pessoa. Ao menos quando esse sujeito, no auge de sua demência, mandar prender o Lula, acabará de vez com uma indefinição: ou reagimos à quadrilha e chutamos essa bolha cinzenta, ou passamos de vez o atestado de que somos um povo que se deixa ser enrabado sistematicamente.

  • Essas prisões calam a boca de muita gente

    Essas prisões calam a boca daqueles que dizem que só petistas é que são perseguidos na Lava Jato. Como visto a perseguição na se limita ao PT. Tendo convicções ou provas, quem cair na rede é peixe, seja do PT ou de qualquer outro partido. O Jatomorismo trata a todos os réus contra quem há provas ou convicções com a mesma isonomia.

    Bem, os políticos do PSDB não correm o risco de receber propina pois estavam na oposição. Político de oposição não recebe propina, por isso as denúncias de que as empresas envolvidas na Lavajato abasteceram o Aécio Neves com propinas não tem validade, pois ele era da oposição, não fazendo sentido político da oposição se corromper recebendo propina.

    • O amigo chegou ontem de Marte....

      O PSDB governa SP e MG há 20 anos, e centenas de obras dessas mesmas construtoras foram feitas para esses governos tucanos. Além disso, há dezenas de denúncias contra caciques do PSDB, Serra, Aécio, Alckmin e outros, que não são sequer investigadas, seja por Moro, seja pelo MP, porque não vem ao caso.... Parece que o amigo chegou ontem de Marte....

      • Esse que se assina Rui

        Esse que se assina Rui Ribeiro, com certesa não é um ignorante qualquer

        e nem chegou ontem de Marte.  Ela sabe muito bem o valor do serviço que

        presta, a quem presta e  não é um diletante solitário aquí no blog.

    • Caraca. Quanta ignorancia.

      Caraca. Quanta ignorancia. Essa é a cabeça dos coxinhas. Por isso que o Brasil está essa merda. Eita gente sem noção, sem o minimo de lógica e análise.

       

  • hoje querem o que não conseguiram dos escravos...

    o mesmo que a Globo (grande mídia), certos policiais, delegados e juízes nunca deixaram de querer................................

    que todo cidadão tenha medo de ser livre

  • Qual será a teoria vendida

    Qual será a teoria vendida dentro da PF, MP e judiciário para que todos estes eventos aconteçam de forma harmônica?

    Por que aqui fora as coisas não andam bem!

    Grande parte dos investimentos privados no Brasil vinham da Petrobrás, que era quase 10% do PIB, das grandes empreiteiras e seus milhões de empregados, que parte agora engrossam as fileiras de desempregados...

    Isso alimentava os caixas dos governos estaduais que vão falir como no Rio!

    E aí?

    Que tipo de mercado vai comprar produtos e serviços, ficarão somente os essenciais e os de luxo?

    Isso levará milhares de micro e pequenas empresas para o vermelho ou buraco!

    E as médias empresas que fornecem para as micros e pequenas?

    O foco do governo é a desconstrução de politicas públicas, de retiradas de direitos por que querem um novo país?

    Por que do jeito em que está indo será novo mesmo!

    Vai ter que recomeçar quase do zero...

Recent Posts

Tarcísio usou operação contra o PCC para acelerar privatização da Sabesp

Presidente da Câmara era contrário ao projeto, mas voltou atrás ao ser citado como testemunha…

8 horas ago

Governo federal suspende dívida do Rio Grande do Sul por três anos

Isenção dos juros incidentes sobre o estoque da dívida vai liberar mais R$ 11 bi…

8 horas ago

Lula vai anunciar novas medidas de apoio aos cidadãos do Rio Grande do Sul

Vítimas das enchentes devem receber auxílio financeiro imediato, além da inclusão no programa Bolsa Família

8 horas ago

Ex-advogado de Trump confirma pagamento de propina a atriz pornô

Em meio ao julgamento de ex-presidente, Michael Cohen diz que pagou US$ 130 mil do…

10 horas ago

TV GGN Justiça discute estratégias para recuperação financeira no RS

Medidas como a liberação do FGTS e a suspensão de prestações habitacionais amenizam os desafios…

10 horas ago

As margens não são plácidas: um dia tudo transborda, por Maria Betânia Silva

O fenômeno da manipulação de fatos e produção de mentiras se instaurou como a nossa…

10 horas ago