Celulares, capitalismo e obsolescência programada, por Patrick Byrne e Karen Hudson-Edwards

Mina de coltão, na República Democrática do Congo. Do minério, extraído em condições desumanas,  obtêm-se nióbio e tântalo, essenciais para os condutores de centenas de milhões de smartphones produzidos a cada ano

do Outras Palavras

Celulares, capitalismo e obsolescência programada

por Patrick Byrne e Karen Hudson-Edwards

Tradução: Inês Castilho

Como reunir, em cada aparelho, alguns dos metais mais raros do planeta — cuidando para que a devastação resultante converta-se rapidamente em desperdício

Algo como cinco bilhões de pessoas, em todo o mundo, usarão um celular em 2020. Cada aparelho é feito de muitos metais preciosos, sem os quais não seriam possíveis vários de seus principais recursos tecnológicos. Alguns, como o ouro, nos são familiares. Outros, como o térbio, são menos conhecidos.

A mineração desses metais é uma atividade que está na base da moderna economia global. Mas seu custo ambiental pode ser enorme, provavelmente muito maior do que temos consciência. Vamos conhecer alguns desses metais-chave, o que fazem, e o custo ambiental de retirá-los do solo.

Derramamento catastrófico de rejeitos

Contudo, enormes volumes de resíduos, líquidos e sólidos (denominados “rejeitos”), são produzidos quando da extração desses metais. Normalmente, os rejeitos das minas são armazenados em vastas estruturas de captação, que chegam a ter vários quilômetros quadrados de área. Catastróficos derramamentos de rejeitos de mineração alertam para o perigo dos métodos inadequados de construção e da negligência no monitoramento da segurança das minas.Ferro (20%), alumínio (14%) e cobre (7%) são os três metais mais  comumente usados em seu celular. O ferro é utilizado nos alto-falantes e microfones, e nas molduras de aço inoxidável. O alumínio é uma alternativa leve ao aço inoxidável, também usado na fabricação do forte vidro das telas dos smartphones. O cobre é utilizado na fiação elétrica.

O maior desastre já registrado ocorreu em novembro de 2015, quando o rompimento de uma barragem numa mina de ferro em Minas Gerais, no Brasil, provocou o derramamento de 62 milhões de metros cúbicos(o suficiente para encher 23 mil piscinas olímpicas) de rejeitos ricos em ferro no Rio Doce. A lama inundou as cidades locais e matou 19 pessoas, atravessando 650 km até alcançar o Oceano Atlântico, 17 dias depois.

Mas esse é só um dos 40 derramamentos de rejeitos de mineração ocorridos na década passada, com impactos de longo prazo  ainda desconhecidos na saúde humana e no meio ambiente. Uma coisa, porém, está clara. Conforme aumenta nossa sede por tecnologia, aumentam em número e tamanho as barragens de rejeitos da mineração, assim como o seu risco de rompimento.

Destruição do ecossistema

Ouro e estanho são comuns em celulares. Mas a mineração desses metais é responsável por grande devastação ecológica, da Amazônia peruana às ilhas tropicais da Indonésia. A mineração do ouro, usado nos celulares principalmente para fazer conectores e fios, é uma das principais causas do desmatamento da Amazônia. Além disso, sua extração da terra gera resíduos com alto teor de cianeto e mercúrio – substâncias altamente tóxicas que podem contaminar a água potável e os peixes, com sérias consequências para a saúde humana.

O estanho é usado como elemento para solda em eletrônica. O óxido de índio-estanho é aplicado às telas de celulares como um revestimento fino, transparente e condutor, que oferece a funcionalidade de tela sensível ao toque. Os mares que cilrcundam as ilhas Bangka e Belitung, na Indonésia, fornecem cerca de um terço do suprimento mundial. No entanto, a dragagem em grande escala de areia rica em estanho, retirada do fundo do mar, destruiu o precioso ecossistema de corais, e o declínio da indústria pesqueira gerou problemas econômicos e sociais no país.

Lugar mais poluído do planeta?

O que torna seu celular inteligente? São os chamados elementos de terras-raras – um grupo de 17 metais com nomes estranhos, tais como o praseodímio, que são extraídos principalmente na China, na Rússia e na Austrália.

Frequentemente apelidados de “metais tecnológicos”, os terras-raras são fundamentais para o design e a função dos smartphones. Os cristalinos alto-falantes, os microfones e a vibração dos celulares só são possíveis devido aos diminutos, porém potentes motores e ímãs fabricados com neodímio, disprósio e praseodímio. O térbio e o disprósio também são usados para produzir as cores vibrantes de uma tela de smartphone.

A extração de terras-raras é um negócio difícil e sujo, envolvendo o uso dos ácidos sulfúrico e fluorídrico, e a produção de grandes quantidades de resíduos altamente tóxicos. Talvez o exemplo mais perturbador sobre o custo ambiental de nossa sede por celulares seja o “lago mundial do lixo tecnológico” em Baotou, na China. Criado em 1958, esse lago artificial recolhe o lodo tóxico das operações de processamento de terras-raras.

Os valiosos metais usados na fabricação de celulares são um recurso finito. Estimativas recentes indicam que nos próximos 20 a 50 anosnão teremos mais alguns dos metais terras-raras – o que nos leva a pensar se ainda haverá celulares por aí. Reduzir o impacto ambiental do seu uso exige que os fabricantes aumentem a vida útil dos produtos, tornem a reciclagem mais direta e reduzam os impactos ambientais causados pela busca desses metais. Em todo o mundo, as empresas de mineração afirmam ter feito avanços em extração mais sustentável. Mas também nós, como consumidores, precisamos considerar os celulares menos como um objeto descartável e mais como um recurso precioso, que carrega enorme peso ambiental.

 

Karen Hudson-Edwards e Patrick

Karen Hudson-Edwards é professora de mineração sustentável na Universidade de Exeter, no Reino Unido; Patrick Byrne é professor sênior de geografia na Universidade John Moores de Liverpool, Reino Unido

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Enquanto houver capitalismo haverá destruição da natureza

    Cada vez mais o custo dos produtos são mais baratos por conta da robotização e informatização da produção, isto inclui celulares. Com o custo mais baixo, o preço baixa e, em consequência, o lucro diminui. A solução é aumentar a produção exponencialmente.

    De encontro a isto, cria-se um modo de vida consumista, com novas "necessidades", como a de adquirir sempre os produtos de última geração. Este modo de vida consumista é, por sua vez, incentivado com a obsolescência programada, que torna um produto obsoleto (e cheio de defeitos) em poucos anos.

    Cria-se, assim  um círculo vicioso (virtuoso para o mercado) de produção e consumo crescentes de mercadorias, mesmo que isto seja danoso ao meio ambiente e que as "necessidades" do consumismo, quando analisadas de forma criteriosa, atendem muito mais ao capital do que à vida humana. Ou melhor, as necessidades consumistas atendem, sim, à vida humana, na medidade em que esta, no capitalismo, está a serviço do capital sem que as pessoas saibam - como no filme Matrix, em que a vida das pessoas está a serviço das máquinas sem que saibam.

    Este processo é incontrolável porque tem leis próprias (da valorização do valor) que está além das vontades dos grupos humanos. Na verdade as pessoas em eral nem têm consciência dele. Criamos o capitalismo, ele adquiriu vida própria e agora nos controla, inclusive nossos desejos. Ou não somos todos consumistas? Não desejamos o carro, os eletrodomésticos, o computador e o celular de última geração? Não "precisamos" viajar a turismo todos os anos? Nosso guarda roupa não deve estar sempre sem espaço de tanta roupa nova?

    A realidade dos fatos mostra que, por mais regulações se invente, por mais campanhas de "conscientiação" que se divulgue, por mais que se grite e esperneie pelo meio ambiente e pelos direitos humanos, o capitalismo avança sobre a natureza e as pessoas de forma cada vez mais agressiva, concentrando riquezas e destruindo os tecidos sociais e o ecossistema. E a tendência é piorar.

    Quando iremos aprender que não adianta querer domar o capitalismo, que ele é (como sempre foi) uma besta-fera sem limites nem freios? Que quanto mais tecnologia se desenvolver sob suas leis, mais destrutivo (em relação à natureza e as sociedades) ele vai se tornar?

  • 20 a 50 anos?

    Muitos de nós não estarão mais por aqui. Talvez nem os smartphones como o conhecemos hoje. Serão outros produtos a exigir outros minerais e a destruir outras localidades. A roda gira e o mundo é destruído.

  • nem tudo é pra atribuir ao capitalismo. Cabe aos indivíduos.

    o capitalismo envolve com bombardeio de propaganda pra comprarmos novas tecnologias.Mas o mau uso dessas tecnologias têm falhas(extravios eletrônicos,bugs,extravios de e-mails,de sms - q pensamos q não falham:a média mundial no Brasil é de maargem pequena,mas de margem maior q a média mundial - Deixamos de ler com atenção,e,daí,os mal entendidos.Entra aí a educação em português desde a infância.Não é à-toa q a já péssima educação formal vem de mal a pior (estatísticas divulga-das anteontem).Nada supera os livros e o hábito, e a seleção.E a imprensa tradicional impressa(a melhorzinha é a Folha de S. Paulo,até a GloboNews tem ótimos programas...tarde da noite.O Canal CURTA! e o ARTE1 são ótimas alternativas.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago