O inacreditável comercial da Samarco, por Felipe Turlão

Do Go Ad Media

Empresa recorre a personagens e historinhas e deixa de lado a principal mensagem esperada: o que fará, de fato, para minimizar a maior tragédia da história da mineração mundial

Sempre suspeite de um comercial com pianinho e depoimentos “reais”. Ainda mais se ele for assinado pela causadora da maior tragédia da história da mineração mundial, com a intenção de “estabelecer o diálogo com a população”.

Para contextualizar o inacreditável comercial da Samarco postado no YouTube e veiculado em horário nobre da TV aberta, nesta segunda-feira, 15, é preciso entender que a empresa tem um plano de gerenciamento de crise com profissionais renomados no mercado de comunicação, já preparados para monitorar críticas nas redes sociais e análises. E para dialogar com a população através de técnicas de stortytelling (como contar histórias bem contadas) que pretendem minimizar os danos à reputação.

www.youtube.com/watch?v=oaZYpRMr2C0]

Como parte desse roteiro, fazem parte cada imagem, cada dado e cada depoimento do comercial. A Tom Comunicação é a agência dona da conta de Samarco, mas não se sabe ainda se é a responsável pela criação do comercial.

Com o jogo mais claro, vamos às mensagens do filme, com alguns comentários:

1 – A Samarco começa dizendo que “é sempre bom olhar para todos os lados”, deixando explícito que as pessoas estão analisando apenas o lado da tragédia – Uma tremenda injustiça delas, claro.

2 – O filme diz que poucas pessoas conheciam a Samarco – talvez, se ela tivesse sido uma boa anunciante antes, investindo regularmente em comunicação para trabalhar sua reputação, talvez fosse mais fácil resgatar sua imagem após a tragédia que causou.

3 – Um funcionário fala da comoção geral e de como “a gente nem conseguia trabalhar direito” – exatamente no momento em que eles deveriam trabalhar como nunca.

4 – A empresa diz que amanheceu com a missão de ajudar as pessoas. Na parte mais inacreditável, um funcionário diz algo como “A gente abriu os braços e falamos: Tamo aqui” – como se sabe, a resposta à tragédia, inclusive no campo da comunicação, foi muito demorada.

5 – A peça termina com o raciocínio “Vestimos a camisa e estamos minimizando os danos que causamos. As pessoas juntando forças para fazer o que precisa ser feito. Esse é o nosso compromisso”. O comercial traz letreiros com “feitos” da empresa, como o monitoramento da qualidade da água (o mínimo a ser feito) e a área revegetada equivalente a 304 campos de futebol (quantos campos de futebol foram danificados? O dado mais justo, claro, seria a porcentagem de área recuperada em relação ao estrago feito)

O pior desse final do comercial é o “compromisso” de fazer o que precisa ser feito. Em nenhum momento, ficam claras quais são as próximas metas. São mencionadas apenas as “conquistas”, como os 304 campos de futebol revegetados.

Não é a primeira vez que a Samarco se comunica de forma destrambelhada. Apenas 20 dias após a tragédia, o diretor-presidente Ricardo Vescovi falava do “orgulho da empresa” e a também inacreditável mensagem de que quem critica a Samarco o faz por não conhecê-la. No começo de fevereiro, foi afastado do cargo, para se defender no inquérito em que é acusado de crime ambiental.

Uma empresa com um problema desse precisava ter feito muito melhor. Sempre me lembro de um case de gerenciamento de crise de 2007.

Naquele ano – quando o YouTube tinha pouco mais de dois anos – a companhia aérea Jet Blue foi à mídia pedir desculpas, após uma séria crise operacional que resultou em voos cancelados e consumidores irritados.

 

[video:www.youtube.com/watch?v=-r_PIg7EAUw

Apesar de ser uma crise muito menos danosa à vida humana e ao meio-ambiente, ela demonstra lições que poderiam ser feitas pela Samarco. Nesse caso, o stoytelling foi feito da seguinte forma:

1 – A resposta veio apenas uma semana depois da crise e da boca do próprio presidente e fundador David Neeleman (que saiu algum tempo depois, mas em outro contexto) – quem é o dono da Samarco?

2 – A empresa reconheceu ser o pior momento de sua história e disse que faria mudanças internas para isso não acontecer nunca mais. E descreveu as mudanças, com prazos (7 ou 30 dias, dependendo do caso)

3 – Fala de seu legado de sete anos, mas reconhecendo que clientes e funcionários ficaram na mão. Disse ainda que iria voltar a se comunicar no futuro. E pede a confiança das pessoas.

Em 5 de novembro, o rompimento das barragens de Fundão e Santarém, em Mariana (MG), ocasionou números superlativos. Verdadeiros recordes mundiais: 60 milhões de metros cúbicos de lama, percurso de 600km e prejuízo estimado em US$ 5,2 bilhões – a tragédia mais grave da história da mineração, segundo a Bowker Associates, citada pela Folha de S. Paulo. O pior dos números: 17 mortos e dois desaparecidos. A Samarco é controlada pela Vale e BHP Billiton.

O mínimo que precisamos saber de um comercial da Samarco, hoje em dia, são os detalhes do que a empresa vai fazer no futuro, e não o que ela já fez para cumprir o mínimo que se esperava dela. E exigir que seja mais incisiva ao reconhecer ser a responsável pela tragédia. E que não invada nossas vidas para pedir que sejamos mais “cabeça aberta” e olhemos todos os lados da tragédia.

No final das contas, considerando a maneira como o comercial foi construído, como suas mensagens e gestos amarrados e divulgados pouco mais de três meses após uma tragédia ainda viva em nossas mentes, temos um resultado de causar arrepios aos grandes profissionais da publicidade brasileira – uma das mais criativas e premiadas do mundo. Parece até outra profissão.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Alguma força-tarefa para

    Alguma força-tarefa para apurar e reparar os danos causados pela Samarco e deus controladores? Panelaço? Protesto marcado para que data?

    • protesto ? que protesto?

      A  lama só atingiu pobres. Não chegou aos Jardins nem Higienopolis (SP) nem mesmo ao Jardim Botanico (Rj).

      Por isso mesmo não teve grande problema para a nossa elite. 

  • SAMARCO , vamos deixar para lá.

    A Companhia Vale do Rio Doce, uma empresa estatal, ia indo muito bem, até que o tucano rei resolveu que as empresas deveriam ser privatizadas para que ele e sua corja pudessem se tornar sócios delas sem que aparecessem em público. Assim surrupiaram patrimônio público, aviltaram seus preços em leilões onde entregaram-no a empresas internacionais, ou fundiram com estas para que se tornassem sócios da empresa surgida da fusão. Assim nasceu a Samarco ( como nasceu, por exemplo a autoban) Se eles dizem que o PT se apodera do dinheiro de uma estatal para fins eleiçoeiros, eles se apoderam para si mesmos.Ou seja: Enquanto o projeto de governo do PT é de poder e perpetuação nele,  para o PSDB, ele é somente um projeto pessoal. A Samarco é fruto de mais uma destas falcatruas da privataria tucana. Isto talvez responda quem são os seus donos. Se cafuncar bem, vão chegar ao ninho sujo de tucanos.

  • A diferença da mídia livre

    Esse tipo de análise crítica você não vai ver no Quadradinho Mágico da mídia (Globo/Época, Veja, Estadão e Folha/UOL). Só a mídia livre, os gloriosos "blogs sujos", é que hoje fazem leitura crítica, análise honesta e cumprem com seu dever de me dar informação pra me ajudar a pensar e decidir.

    Enfim, tudo o que pensa, na mídia, está fora da grande míidia...

  • Eu gostei da peça

    Eu gostei da peça publicitária. Clara e eficiente - para o que a empresa quer, afinal ela que está pagando o anuncio e a veiculação.

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

44 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

3 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

3 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

3 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago