Para Ibama, plano da Samarco para recuperar rio Doce é superficial

Jornal GGN – O plano entregue pela mineradora Samarco para a recuperação do rio Doce foi rejeitado pelo Ibama, que apontou falhas no documento. O levantamento dos danos e ações propostas foram considerados superficiais e sem fundamentação metodológica e científica. Também não foram traçadas metas com prazos definidos.

O Ibama notificou a empresa para ela apresentar outro plano até o dia 17 de fevereiro. Na tragédia do ano passado, em torno de 40 bilhões de litros de rejeitos de minérios foram lançados no meio ambiente, e as cidades abastecidas pelo rio Doce foram obrigadas a interromper a captação de água.

Da Folha

Ibama diz que plano da Samarco para recuperar rio é genérico e superficial

O Ibama, instituto de meio ambiente do governo federal, rejeitou o plano entregue pela mineradora Samarco na semana passada para a recuperação do rio Doce, atingido pela lama da barragem da empresa que se rompeu em novembro de 2015.
A mineradora, que pertence à Vale e à anglo-australiana BHP Billiton, havia protocolado em 18 de janeiro na superintendência do órgão federal em Belo Horizonte um estudo em que levantava o impacto da destruição ao longo do curso do rio e propunha ações de recuperação.

Com a tragédia no ano passado, cerca de 40 bilhões de litros de rejeitos de minério foram lançados no meio ambiente. A lama chegou ao litoral do Espírito Santo. Peixes morreram e cidades que consumiam água do rio Doce tiveram de interromper a captação e o abastecimento, o que obrigou a Samarco a distribuir água mineral para moradores.

O Ibama encontrou uma série de falhas no documento. O levantamento dos danos e as ações propostas foram considerados genéricos e superficiais, com pouca fundamentação metodológica e científica. O estudo também não traçou metas com prazos definidos, o que dificulta o acompanhamento das ações, segundo o órgão de meio ambiente. A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira (28) pelo “Jornal Nacional”.

O órgão diz ter notificado a empresa para que ela reapresente um novo plano até o dia 17 de fevereiro. Ao “Jornal Nacional” a mineradora afirmou que discutiu previamente o estudo com órgãos e entidades ambientais e que vai incorporar os pontos levantados pelo Ibama pois considera o processo “dinâmico” e de “revisão permanente”. 

 

Redação

Redação

View Comments

  • "O Ibama notificou a empresa

    "O Ibama notificou a empresa para ela apresentar outro plano até o dia 17 de fevereiro":

    Gente, o governo brasileiro nao pode ser tao burro assim!  Como tanta burrice cabe no governo de metade da America Latina?!?!?!

    Eh A MINERADORA que vai fazer seus proprios planos??????

    Nao ha pre-requisito e exigencia NENHUMA do governo exceto a compania "apresentar um plano"????????????????

    Vai ser burro assim nos quintos dos infernos, credo!

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

4 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

5 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

5 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

5 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

7 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

7 horas ago