A bolsa mídia e a ridícula operação gasolina

É interessante contrapor o artigo do diretor de redação da Folha, Sérgio Dávila, sobre a pós-verdade com o carnaval montado pela imprensa em torno da redução do preço da gasolina. É do nível dos piores factoides montados na última década.

Se fosse para valer, a redução atropelaria todo o programa de ajuste da Petrobras, cujo endividamento cresceu justamente devido ao achatamento dos preços dos combustíveis.

Mas é um mero factoide.

Na prática significará uma redução de 0,05 ponto percentual na inflação anual. Ou seja, se a inflação prevista for de, digamos, 5,55%, a redução dos combustíveis a baixará para 5,5% – estatisticamente irrelevante.

Na bomba, a redução possivelmente nem será repassada ao consumidor final, tão ínfima que é. Aliás, com a alta nos preços internacionais do petróleo, qualquer norma de bom senso indicaria um reajuste para cima.

Em cima dessa falsa notícia, as manchetes dos jornais esmeram-se em divulgar as seguintes consequências:

1. Os jornais dizem que pela primeira vez em quase uma década, caem os preços da gasolina.

2. A redução dos preços ajudará o Banco Central a derrubar a Selic. Sem medo do ridículo.

3. O governo diz que, apesar do imenso alarido em torno da redução do preço do combustível, ele não precisará aumentar impostos para compensar esse estrondoso reajuste.

Só uma enorme bolsa-mídia para sujeitar toda a imprensa a um ridículo dessa ordem.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Não esqueçam da tapioca...

    Nossa grande Imprensa quase derrubou um MInistro de Lula por causa de uma tapioca; e considerou o jantalão do Temer um exercício legítimo de realpolitiks... Quase quebrou o sistema elétrico brasileiro por causa da redução do custo da luz feita pela Dilma... E sempre lembrava aos acionistas da Petrobras o quanto Lula e Dilma o estavam prejudicando porque não aumentavam o preço da gasolina. Em suma... Continuam fazendo o que sempre fizeram. Canalhices à favor da plutocracia... 

  • também é irresponsabilidade fiscal

    a redução de preços nas refinarias deveria ser compensada com aumento da CIDE para ajudar na arrecadação. Este é o mecanismo já implantado que o governo pirata descumpre em troca de colocar manchetes a seu favor. Mais uma forma de corrupção escancarada para nós. Ou esqueceram que a CIDE foi sendo reduzida até ser zerada para evitar maiores aumentos de preço ao consumidor. O que revela outra mentira na notícia, já que redução de imposto também é uma redução (por não aumento) do preço final.

  • Nassif o seu site dá
    Nassif o seu site dá "estamos em manutenção" direto e muitas
    vezes fica lento tb,até no vídeo do Wadih Damous mostrado no
    site de PHA apareceu isso (kkk,sem maldade) vê esse provedor seu!

  • A imprensa marrom precisa

    A imprensa marrom precisa desesperadamente, em meio a um governo pífio, de qualquer coisa minimamente boa para se apegar.

    Devem destacar isso com tudo que puderem, porque não há nada para elogiarem desta administração absolutamente desastrosa.

    Nem essa redução é uma boa decisão.

  • Acontece que a nossa m[ídia

    Acontece que a nossa m[ídia perdeu totalmente o senso do rídiculo. Há muito deixei de ler ou ver velha mídia. Se continuasse a fezê-lo, provavelmente já estaria com úlceras de tanto enxergar peleguismos e golpismos escancarados.

    acontece que isso pra mim é o fecho das "boas notícias" que inventaram pra antecipar a prisão do grande estadista brasileiro Luiz Inácio Lula da silva. É só somar: passaram a semana divulgando monte de inquéritos sem fundamentos nenhum contra o homem de Garanhuns e, daí pra fechar o cerco e agradar os coxinhas, inventam aquela da gasolina.

    Isso é um modo de dizer "tiramos os caras da petrobrás e veja, o preço da combustível já abaixou". sempre agiram assim. Tô começando a achar que fomos injustos com os militares, dado o descaramento dos golpistas de hoje.Fazem um roteiro paupérrimo, seguem-no e fecham com mais baixaria contra os progressistas. È tão obvio. Pena que quem deveria enxergar, Dilma e zé da justiça, por exemplo, nunca viram nada. Mais ingenuos, impossível.

  • No final dos anos 60 e início

    No final dos anos 60 e início dos 70, tivemos o "milagre" brasileiro. Agora, não passados nem 90 dias, a imprensa aliada já prevê um novo "milagre" após essa estrondosa e escalafobética redução no preço dos combustíveis. 

    E não é só na Folha: o Globo segue na mesma toada. Prevê, inclusive, vida nova para a Petrobras em termos de parcerias, redução na SELIC e inflação no centro da meta em 2017, assim como a prisão do Cunha e o indiciamento do Aécio Neves. Epa! Falha nossa: isso fica na minha conta.

    O certo é que este país, enfim, acertou de novos os ponteiros. Hoje os meus melhores sensores para o contexto são as colunas da Míriam Leitão e do indefectível "literato"(te cuida Machado!) Merval Pereira. A.E.G-Antes da Era do Golpe lia a primeira e saia tremendo da cabeça aos pés. Tempos tétricos nos quais ficou conhecida como "uruburóloga". Idem para o "imortal cara de pau Merval". Este na seara da política ficou até com o dedo duro de tanto apontar contra o PT. 

    Hoje, quanta diferença! Se transformaram em criaturas doces e exalando otimismo por todos os buracos, digo, poros. Só fata a Míriam encerrar seus comentários com um "e viva a Natureza"!

    PS: fiz os cálculos e o resultado é que, feitos os descontos, a redução poderá ensejar a compra de meio bombom ou dez palitos de fósforos por cada litro. 

  • A mídia faz parte da junta

    A mídia faz parte da junta golpista que "governa" o país. O programa Minha Mídia, Minha Vida não seria, portanto, uma maneira do "governo" comprar a mídia, mas apenas uma maneira de fazer chegar aos cofres das empresas de comunicação a parte que lhes cabe no butim. É interesse da própria mídia dar espaço dado à insignificante queda de preços.

  • "O sinal de interferência do
    "O sinal de interferência do governo na decisão da Petrobras de baixar em R$, 0,05 (ou, segundo os postos, uma redução de R$ 0,03 para o consumidor) é por demais evidente que nem “o mercado” sustentou que esta é uma decisão técnica, é política.Se não fosse, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, não teria dado entrevista à Bloomberg – aqui registrada – de que os preços do combustível ficariam acima da variação dos preços internacionais.Nos últimos 30 dias, o preço internacional (como você vê lá em cima, no gráfico) subiu fortemente.Para ser preciso, 13,15%" (Fernando Brito, no Tijolaco)

     

  • Com a desgraça econômica

    Com a desgraça econômica provocada pelos golpistas do judiciário/midia/congresso e a divulgação de índices econômicos cada vez piores, até quando o povo engolirá que a culpa é do PT?

    O problema não era o PT? O PT foi removido e,os indices pioraram muito. E os de popularidade a aprovação seguem junto.

    Então, os golpistas em parceria com a mídia precisam de algo para dizer ao povo em transe.

    Então vêm com esta conversa fiada de redução da gasolina, redução da selic(já na estratosfera) em parceria com a midia amiga para enganar mais uma vez a população, que aparentemente, gosta de ser enganada.

    Não passa de falsa propaganda.

     

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

13 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

13 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

14 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

14 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

15 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

16 horas ago