Mídia

A função política do jornalismo local, por Carlos Castilho

do Observatório da Imprensa

A função política do jornalismo local

por Carlos Castilho

Já se sabia que os desertos informativos (cidades sem imprensa) geravam apatia política, tolerância à corrupção e absenteísmo eleitoral, mas uma pesquisa feita na Alemanha mostrou que as consequências podem ser ainda mais graves. Dados colhidos na província de Baden-Württemberg mostraram que o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD – sigla em alemão) saltou para 19,3% das preferências eleitorais em 2021, de uma média de 9,2% na década anterior.

Segundo o trabalho realizado pelo mestrando em jornalismo Maxim Flosser, da universidade de Stuttgart, o mesmo fenômeno ocorre em outras cidades alemãs, em especial nas situadas na antiga Alemanha Oriental. O acadêmico fez uma relação entre fechamento de jornais e comportamento político, chegando à conclusão de que há uma coincidência preocupante entre a redução no volume de informações locais fornecidas pela imprensa e o simultâneo aumento dos votos dados aos candidatos da AfD. 

A tendência registrada no trabalho de Flosser confirma fenômeno idêntico detectado nos Estados Unidos, em cidades onde o eleitorado ultraconservador do ex-presidente Donald Trump vem crescendo apesar das denúncias e processos criminais em curso contra o candidato à reeleição pelo partido Republicano. Ainda na Alemanha, a Associação Federal Alemã de Editores Digitais e Editores de Jornais alerta que cerca de 4.400 pequenas e médias cidades do país podem se tornar “desertos informativos” até 2025, o que provavelmente aumentará ainda mais o volume de votos dados ao partido que hoje já é a segunda maior força política do país.

Aqui no Brasil, ainda não temos pesquisas acadêmicas tão detalhadas como a de Maxim Flosser, mas o projeto Atlas da Notícia mostrou em seu informe 2023 que apesar de uma redução de 9,3% em relação ao ano anterior, ainda há 2.968 cidades, onde vivem 29,3 milhões de brasileiros (13,8% da população), com menos de um órgão de imprensa voltado para a informação local. É um campo fértil para que o isolacionismo político e o negacionismo informativo alimentem tendências políticas antidemocráticas.

Os dados da realidade colhidos em diversos países mostram que a combinação entre falta de informação e tendências extremistas de direita já é um fenômeno global, o que aumenta a importância da busca de soluções para os “desertos informativos”. O verdadeiro desafio é entender como e porque o fechamento de jornais locais influi na formação de opiniões entre os moradores de pequenas e medias cidades ou comunidades. É a chamada “pergunta do milhão de dólares”, mas algumas respostas já são pesquisadas, em especial nos Estados Unidos e na Finlândia. 

A estratégia da mentira

Uma das explicações mais plausíveis parte do conceito de “comunicação baseada em notícias” (news based communication, no jargão inglês), segundo o qual a notícia entregue pronta e acabada pela imprensa convencional perde rapidamente o poder de atrair a atenção das pessoas em favor do frenético compartilhamento de dados, fatos, opiniões, mentiras e boatos nas redes sociais. Além disto, a intensificação do fenômeno dos “desertos informativos” reduziu consideravelmente a quantidade de notícias locais que normalmente atrairiam a atenção dos moradores de pequenas e médias cidades do interior. 

Hoje as pessoas se comunicam trocando notícias entre si, dando origem a novas versões nem sempre confiáveis.  É um processo descentralizado e imprevisível submetido a regras ainda pouco conhecidas, mas que desafiam a centralização e a rígida hierarquia vigente nas reações, bem como normas e valores, muitos dos quais vigoram há mais de um século em jornais impressos e emissoras de rádio ou televisão.  

O noticiário fornece às pessoas insumos informativos formatados unidirecionalmente segundo a cultura e a agenda de interesses da elite governante. Quando a internet passou a oferecer uma enorme diversidade de versões, a notícia “empacotada” perdeu o privilégio de ser a única a condicionar a formação de opiniões no imenso espaço público desregulado criado pelas redes sociais. 

Neste espaço, as informações mais estridentes, paradoxais, impactantes ou sensacionalistas tendem a ganhar mais visibilidade e atrair a atenção, inclusive de quem pensa o contrário, porque fogem dos padrões tradicionais. Foi onde a extrema direita encontrou o terreno fértil para a contestar as normas vigentes no sistema liberal democrático, como aconteceu com os debates sobre terraplanismo, contestação das vacinas e a pregação místico-religiosa. 

A visibilidade obtida graças à divulgação de teses controvertidas e disseminadas largamente pelas redes sociais permitiram à extrema direita alavancar sua participação eleitoral, especialmente nos segmentos mais pobres e entre membros da elite econômica e militar assustados com o ritmo frenético das inovações digitais. Os ultraconservadores ganharam audiência na classe média baixa ao adotar o messianismo evangélico como um antídoto contra a pobreza e a frustração social. A elite social e os oportunistas políticos, por seu lado, assumiram o negacionismo como grande instrumento para disputar cargos eleitorais e posições no governo federal e executivos estaduais e municipais em todo o país. 

As mudanças no fluxo de informações na internet combinadas com as dificuldades financeiras da imprensa convencional conferem uma enorme importância ao papel do jornalismo local na redução da polarização político-ideológica em curso em boa parte do planeta. É um problema que não afeta mais apenas os jornalistas e empreendedores da comunicação, pois se tornou uma preocupação de todos nós, cidadãos.

***

Carlos Castilho é jornalista com doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo EGC da UFSC. Professor de jornalismo online e pesquisador em comunicação comunitária. Mora no Rio Grande do Sul.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepautaggn@gmail.com. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago