Anac autorizou heliponto em mansão de Paraty mesmo sem licença ambiental

Escândalo dentro do escândalo: como Anac foi levada a liberar heliponto sem licença ambiental?

da Rede Brasil Atual

Anac autorizou heliponto em mansão de Paraty mesmo sem licença ambiental

Nova irregularidade soma mais uma controvérsia envolvendo a luxuosa casa ligada à família herdeira das organizações Globo

por Helena Sthephanowitz

A autorização para construir e abrir ao tráfego aéreo helipontos privados exige licença ambiental, manda a lei brasileira. Porém, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o heliponto privado Praia de Santa Rita, em 2009, localizado dentro do terreno em que foi construído o chamado tríplex de Paraty, sem licença ambiental – conforme registra o processo 02629.000090/2010-67 no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Pior, a Anac renovou a autorização de funcionamento deste heliponto em abril de 2015, mesmo tendo o Ibama aberto processo administrativo por falta da licença ambiental.

O registro do heliponto também está em nome da Agropecuária Veine Patrimonial Ltda., mesma empresa que aparece na Secretaria de Patrimônio da União como ocupante das terras onde está a mansão na praia de Santa Rita, em Paraty (RJ), cuja construção foi atribuída pela Bloomberg a herdeiros de Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo.

A reportagem de 2012 da Bloomberg diz: “Herdeiros de Roberto Marinho, que criou as Organizações Globo, o maior grupo de mídia da América do Sul, construiu uma casa de 1.300 metros quadrados, heliporto e uma piscina na parte da Mata Atlântica que, por lei, é supostamente protegida por causa de sua ecologia”.

Herdeiro direto do patrono, João Roberto Marinho declarou a este blog, por meio de sua advogada, que nem a mansão nem as empresas que aparecem como suas proprietárias pertencem a algum membro da família Marinho.

A trama é razoavelmente complexa. Os processos no Ibama e na Justiça Federal de Angra dos Reis (RJ) também têm como responsável a Agropecuária Veine, que por sua vez tem como sócia uma empresa offshoreem Las Vegas chamada Veincre LLC que, também por sua vez, é controlada por uma offshore do Panamá, a Camille Services no Panamá, e foi registrada por uma empresa do grupo Mossack Fonseca, investigado nas operações Lava Jato e Ararath, ambas da Polícia Federal.

Como os misteriosos donos da Agropecuária Veine conseguiram burlar normas da Anac é outro escândalo dentro do escândalo Mossack Fonseca em torno da mansão em Paraty. Há evidências de que documentos ambientais fraudados possam ter sido utilizados para obter a licença. Em tese, toda a documentação necessária ao processo pode ter sido falsificada. Ou ainda, funcionários públicos podem ter sido corrompidos.

Fato é que o chamado tríplex de Paraty está se mostrando um caso difícil de ser explicado, dadas as inúmeras controvérsias e “coincidências” que envolvem a propriedade.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Um escândalo que está tomando proporções gigantescas

    Exclusivo: Ao formar consórcio, Agropecuária que controla mansão de Paraty deu como endereço sede de empresa do genro de João Roberto Marinho

    publicado em 01 de março de 2016 às 20:12 no Blog do Azenha

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/genro-de-joao-roberto-marinho.html#comment-956054

    Leia também:

    FIM DE PAPO

    FERNANDO BRITO, no Tijolaço, nocauteia a famiglia Marinho com um jab de esquerda;

    http://tijolaco.com.br/blog/que-feio-dr-joao-roberto-o-senhor-sabia-de-tudo-e-vai-notificar-blogueiros/

     

     

     

     

  • É algo a ser investigado com

    É algo a ser investigado com certeza. Difícil vai ser conseguir um procurador do MPF disposto a isso.

    Alguém saberia responder se existe alguma prova de que a mansão pertence ou é usada pela família Marinho? Por enquanto a única ligação da família Marinho com a mansão é uma entrevista de uma engenheira florestal à Bloomberg e o fato do genro de João Roberto Marinho ter se declarado testemunha da formação de um consórcio que envolve a Agropecuária Veine. É isso? Tem mais alguma coisa?

    • Sobram evidências. Provas, a PF fazer uma operação na mansão.

      Tem o endereço da Veine que é o mesmo de outra empresa de João Roberto Marinho e da filha.

      Tem o helicóptero do consorcio Veine-Santa Amália registrado no endereço do Consórcio Lagoon (outro escândalo), cujo dono é o genro de João Roberto Marinho.

      Tem publicações de arquitetura mostrando que quem encomendou a casa foi "Marinho Azevedo" sobrenome de casada da filha de João Roberto Marinho.

      E tem o testemunho de pessoas que trabalham ou trabalharam na casa. O DCM entrevistou algumas. Não vão falar nomes a jornalistas, mas se forem intimados como testemunhas em processos terão de falar o que sabem, pois mentir é perjúrio e ficar em silêncio só justifica quando a pessoa é suspeita de ter participado de crimes.

      A PF tem de fazer uma operação na mansão para colher provas, quebrar os sigilos da Veine para seguir o caminho do dinheiro até o Panamá para identificar os donos que estão por tras das offshore.

    • pois então essa é a nova fase,

      mandar um fotógrafo ficar de plantão para registrar a famiglia marinho se refestelando nas areias!

  • O que a PF/Moro/Etc estão

    O que a PF/Moro/Etc estão esperando para investigar isso? Uma foto do Lula  tomando banho naquela praia? Seus filhos comendo uma galinha e uma farofa (que ofensa) na beira daquele mar?

    Pois o simples fato de ser propriedade erguida ilegalmente, de dono desconhecido, ligado a uma off shore investigada em uma ação judicial não seria motivo para ser objeto de uma investigação OFICIAL da PF? Pois até agora só investigações de Blogueiros!

  • No caso do sítio...

    dois pedalinhos  servem como prova irrefutável !!

    No caso deste triplex, fotos da galera se refestelando no reveillon só pode ser  "montagem barata" !!

    Haja cara de pau desta justiça....

    • Conta pra todo mundo onde estão estas fotos.

      Onde tem essas fotos de festa de Reveillon na mansão em Paraty? Eu não vi e quero espalhar entre os conhecidos.

  • Interessante...

    Na base de dados do DECEA  ou ANAC deve haver o histórico de vôo das aeronaves. Bastaria uma consulta para saber de onde partiu, onde pousou, e aprofundar o grau de envolvimento dos Marinho com o triplex de Paraty.

Recent Posts

Lula garante verba para reconstrução de estradas no Rio Grande do Sul

Há risco de colapso em diversas áreas, devido à interdição do Aeroporto Salgado Filho, dos…

27 minutos ago

Privatizar a Sabesp é como vender um carro e continuar pagando o combustível do novo dono

Enquanto na Sabesp a tarifa social, sem a alta de 6,4% prevista, é de R$…

51 minutos ago

Al Jazeera condena decisão do governo israelense de fechar canal

O gabinete israelense vota por unanimidade pelo encerramento das operações da rede em Israel com…

3 horas ago

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

Segundo o Ministério da Defesa, foram realizados 9.749 resgates nos últimos dias, dos quais 402…

3 horas ago

Eduardo Leite cobra soluções do governo federal, mas destruiu o código ambiental em 2019

Governador reduziu verbas para Defesa Civil e resposta a desastres naturais, além de acabar com…

4 horas ago

TVGGN: Climatologista explica o fenômeno que gerou a tragédia no Rio Grande do Sul

Carlos Nobre alerta que se a emissão de gases de efeito estufa não for zerada,…

5 horas ago