Anac autorizou heliponto em mansão de Paraty mesmo sem licença ambiental

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Escândalo dentro do escândalo: como Anac foi levada a liberar heliponto sem licença ambiental?

Nova irregularidade soma mais uma controvérsia envolvendo a luxuosa casa ligada à família herdeira das organizações Globo

da Rede Brasil Atual

Anac autorizou heliponto em mansão de Paraty mesmo sem licença ambiental

Nova irregularidade soma mais uma controvérsia envolvendo a luxuosa casa ligada à família herdeira das organizações Globo

por Helena Sthephanowitz

A autorização para construir e abrir ao tráfego aéreo helipontos privados exige licença ambiental, manda a lei brasileira. Porém, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o heliponto privado Praia de Santa Rita, em 2009, localizado dentro do terreno em que foi construído o chamado tríplex de Paraty, sem licença ambiental – conforme registra o processo 02629.000090/2010-67 no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Pior, a Anac renovou a autorização de funcionamento deste heliponto em abril de 2015, mesmo tendo o Ibama aberto processo administrativo por falta da licença ambiental.

O registro do heliponto também está em nome da Agropecuária Veine Patrimonial Ltda., mesma empresa que aparece na Secretaria de Patrimônio da União como ocupante das terras onde está a mansão na praia de Santa Rita, em Paraty (RJ), cuja construção foi atribuída pela Bloomberg a herdeiros de Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo.

A reportagem de 2012 da Bloomberg diz: “Herdeiros de Roberto Marinho, que criou as Organizações Globo, o maior grupo de mídia da América do Sul, construiu uma casa de 1.300 metros quadrados, heliporto e uma piscina na parte da Mata Atlântica que, por lei, é supostamente protegida por causa de sua ecologia”.

Herdeiro direto do patrono, João Roberto Marinho declarou a este blog, por meio de sua advogada, que nem a mansão nem as empresas que aparecem como suas proprietárias pertencem a algum membro da família Marinho.

A trama é razoavelmente complexa. Os processos no Ibama e na Justiça Federal de Angra dos Reis (RJ) também têm como responsável a Agropecuária Veine, que por sua vez tem como sócia uma empresa offshoreem Las Vegas chamada Veincre LLC que, também por sua vez, é controlada por uma offshore do Panamá, a Camille Services no Panamá, e foi registrada por uma empresa do grupo Mossack Fonseca, investigado nas operações Lava Jato e Ararath, ambas da Polícia Federal.

Como os misteriosos donos da Agropecuária Veine conseguiram burlar normas da Anac é outro escândalo dentro do escândalo Mossack Fonseca em torno da mansão em Paraty. Há evidências de que documentos ambientais fraudados possam ter sido utilizados para obter a licença. Em tese, toda a documentação necessária ao processo pode ter sido falsificada. Ou ainda, funcionários públicos podem ter sido corrompidos.

Fato é que o chamado tríplex de Paraty está se mostrando um caso difícil de ser explicado, dadas as inúmeras controvérsias e “coincidências” que envolvem a propriedade.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um escândalo que está tomando proporções gigantescas

    Exclusivo: Ao formar consórcio, Agropecuária que controla mansão de Paraty deu como endereço sede de empresa do genro de João Roberto Marinho

    publicado em 01 de março de 2016 às 20:12 no Blog do Azenha

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/genro-de-joao-roberto-marinho.html#comment-956054

    Leia também:

    FIM DE PAPO

    FERNANDO BRITO, no Tijolaço, nocauteia a famiglia Marinho com um jab de esquerda;

    http://tijolaco.com.br/blog/que-feio-dr-joao-roberto-o-senhor-sabia-de-tudo-e-vai-notificar-blogueiros/

     

     

     

     

  2. É algo a ser investigado com

    É algo a ser investigado com certeza. Difícil vai ser conseguir um procurador do MPF disposto a isso.

    Alguém saberia responder se existe alguma prova de que a mansão pertence ou é usada pela família Marinho? Por enquanto a única ligação da família Marinho com a mansão é uma entrevista de uma engenheira florestal à Bloomberg e o fato do genro de João Roberto Marinho ter se declarado testemunha da formação de um consórcio que envolve a Agropecuária Veine. É isso? Tem mais alguma coisa?

    1. Sobram evidências. Provas, a PF fazer uma operação na mansão.

      Tem o endereço da Veine que é o mesmo de outra empresa de João Roberto Marinho e da filha.

      Tem o helicóptero do consorcio Veine-Santa Amália registrado no endereço do Consórcio Lagoon (outro escândalo), cujo dono é o genro de João Roberto Marinho.

      Tem publicações de arquitetura mostrando que quem encomendou a casa foi “Marinho Azevedo” sobrenome de casada da filha de João Roberto Marinho.

      E tem o testemunho de pessoas que trabalham ou trabalharam na casa. O DCM entrevistou algumas. Não vão falar nomes a jornalistas, mas se forem intimados como testemunhas em processos terão de falar o que sabem, pois mentir é perjúrio e ficar em silêncio só justifica quando a pessoa é suspeita de ter participado de crimes.

      A PF tem de fazer uma operação na mansão para colher provas, quebrar os sigilos da Veine para seguir o caminho do dinheiro até o Panamá para identificar os donos que estão por tras das offshore.

  3. O que a PF/Moro/Etc estão

    O que a PF/Moro/Etc estão esperando para investigar isso? Uma foto do Lula  tomando banho naquela praia? Seus filhos comendo uma galinha e uma farofa (que ofensa) na beira daquele mar?

    Pois o simples fato de ser propriedade erguida ilegalmente, de dono desconhecido, ligado a uma off shore investigada em uma ação judicial não seria motivo para ser objeto de uma investigação OFICIAL da PF? Pois até agora só investigações de Blogueiros!

  4. No caso do sítio…

    dois pedalinhos  servem como prova irrefutável !!

    No caso deste triplex, fotos da galera se refestelando no reveillon só pode ser  “montagem barata” !!

    Haja cara de pau desta justiça….

    1. Conta pra todo mundo onde estão estas fotos.

      Onde tem essas fotos de festa de Reveillon na mansão em Paraty? Eu não vi e quero espalhar entre os conhecidos.

  5. Interessante…

    Na base de dados do DECEA  ou ANAC deve haver o histórico de vôo das aeronaves. Bastaria uma consulta para saber de onde partiu, onde pousou, e aprofundar o grau de envolvimento dos Marinho com o triplex de Paraty.

  6.  
    Êita zorra!  Vá ser

     

    Êita zorra!  Vá ser escorregadio assim na baixa da égua. Logo os herdeiros do Dr. Roberto Marinho, um sujeito que deu nó em pingo d’água puxando o saco e lambendo bota de milico durante os anos da ditadura, para construir, à troca de muitos trambiques esse enorme pé de meia pra esses herdeiros de merda, por vaidade idiota, ao cabo , botar tudo a perder.

     

     

    Este filho da phuta do meu filho, tinha nada de se dedicar com tanto afinco, a ficar atirando pedra no telhado dos outros, quado devia era cuidar dos nossos enormes telhados de vidro. Diria o velho   fundador da rede de trapaças globo.

    Vá à merda com tanta burrice e arrogância.

    Orlando

  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, ou seja, os marinhos não estão mentindo, pois, por vias transversas, não são donos do estrupício. São apenas donos das empresas que controlam o uso do imóvel. Mais hipocrisia, impossível. E, com certeza, alguns na anac foram corrompidos (ou pelo poder marinho, ou por dinheiro, mesmo). Bando é pouco: quadrilha. Mas, com certeza, o (des)moro(nado) e o tal janot(a) nada viram, nada ouviram, nada leram. Por questão de economia, podiam acabar com as corregedorias e os ditos inexistentes e inoperantes conselhos nacionais disso e daquilo: nada como não ter nada por fazer. Haja saco.

  8. Quem vai investigar, quem vai
    Quem vai investigar, quem vai propor uma ação quem irá julgar essa ação-se houver-, com independência?
    No caso do judiciário e dos órgãos colaboradores a ministra carmem lúcia tem razão o medo venceu a esperança.
    Sem chance de isso sequer ser visto por essas instituições.

  9. Fala sério!!  Essa história

    Fala sério!!  Essa história tá feia com força. Faz mais de mês que só se fala em pedalinhos, bote de alumínio (que vamo combinar…deve ser um horror sentar naquilo num dia de sol, daqueles bem quente),  geladeira de isopor , mini cristo redentor, hortinha e o escambau com asa.  Que raio de notícia é essa?  Um homem que foi ex-presidente, que dá palestra no mundo todo…. tem mais que condição financeira pra comprar essas tralhas.  Um trabalhador médio consegue em anos de trabalho, comprar um sítio em Atibaia, qual o espanto com tudo isso?  Que raio de jornalismo porta de cadeia que é esse?  Daqui a pouco estaremos falando das roupas, dos utensílios de cozinha….coisa mais ridícula.  Eu, se fosse o Moro (pé de pato mangalô “treis veiz”) ia fundo nessa história e provaria para todo o Brasil que não estou usando a justiça pra praticar terrorismo político!  Agora é o momento exato pra mostrar para todo país que ele não é juiz do Panamá mas juiz federal do Paraná e, doa a quem doer, investigará  tudo isso. Será que ele tem estofo?  Tava atirando em lambari e acertou o tiranossauro rex….então pega que o filho é seu,  Vai fundo e mostra para todos os brasileiros que vc é cabra macho, destemido….  Vamos combinar que pra quem gosta de um holofote, essa história é um prato cheio.  Agora é hora da porca torcer o rabo.  Ou prova para o Brasil inteiro que é um juiz integro, correto, que tem por objetivo a justiça e nada mais que isso ou prova que é um servidor público do sistema globo.  Vai fundo Moro…

  10. Crime deve ser investigado doa a quem doer

    Se alguém permitiu esse crime ambiental, o Ministro da Justiça deve MANDAR (e não pedir como o anterior) abertura de Inquérito Policial Federal, assim como inquérito administrativo disciplinar. Se a permissão for mesmo indevida e obtida por meios escusos com associação de três ou mais pesoas, então é crime de associação criminosa, inafiançável. Deve buscar quem deteve o domínio final do fato, ou seja, quem foram os beneficiários finais. Crime ambiental é permanente. Logo, cabe prisão em flagrante a qualquer tempo, assim como preventiva, se houver manifestação de destruição de provas. Passaportes retidos dos investigados imediatamente. É possível a delação premiada dos presos, que pelo suposto grau de gravidade do crime não devem ser liberados mesmo após os 81 dias tradicionais, Podem até ficar durante um ano. Espera-se entrevista coletiva dos procuradores da república e agentes da PF.  Isso, é claro, na hipótese de ser mesmo um crime. Acharam muito exagerado? Sério? Imagina. É só um padrão que ou está errado, ou deve ser aplicado a todos. Seja contra os famosos 4P do Direito Penal, seja contra  integrantes de setores do Poder Político (apoiado pelos EUA), do Poder Economico (apoiado pelos EUA) ou do Poder Midiático (capacho dos EUA). Mas isso também pode mostrar a leviandade com que esses governinhos de meia tigela do PT administram a coisa pública. Ou não, como diria o Veloso.

  11. Fácil !
    Algum representante

    Fácil !

    Algum representante dos Marinhos ligou ou enviou um ofício para Anac, se identificou e pediu uma autorização para pouso de helicóptero na mansão da família em Paraty.

    Fala a verdade, se você fosse chefe do setor que libera essa autorização, teria coragem de não autorizar, de não liberar

    Fala sério !

    Passarinho não come pedra pois sabe o fiófo que tem.

     

  12. O mistério dos helicópteros

    O mistério dos helicópteros subMarinhos. Só o detetive Poirot de Curitiba que ainda não viu….Pobre pátria minha, mui gentil, que te partiram e repartiram.

  13. se pressionar o ex-genro de

    se pressionar o ex-genro de um marinho dedura o esquema….

    o cara deve 3 milhões de itributos ao muniocípio pelo uso dessa lagoon…

    tem que usar esse escandalo na campanha eleitoral deste ano

    pra ampliar a denúncia …

  14. Quero ver!!!

    O Procurador macho de saco roxo que vai processar os donos deste imóvel…

    Certeza que vai virar comida de inseto em gavetas do judiciário.

  15. Ja que não é de ninguem, foi

    Ja que não é de ninguem, foi construida de forma irregular na floresta de maior biodiversidade do mundo, por que raios ainda não foi demolida????

    Alo rede globo Avisa o Muro!!!!!

     

    Parece que teremos que cortar cabeças para a justiça começar a trabalhar com imparcialidade.

    Poderiamos começar com a do Gilmar Mentes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador