Categories: BlogsInternet

Os comentários longos

Vou aproveitar um comentário do José de Abreu para expor o problema dos comentários muito longos.

Por José de Abreu

LN e pessoas

Eu já me acostumei, estranhei no início mas como diz o outro, “ninguém gosta do que não conhece”, creio que com o tempo vamos nos acostumando ao novo. Quanto ao tamanho, sou contra qualquer tipo de determinação prévia, creio que o assunto, o tema, o debate é que determinam o tamanho do comentário; certa vez o Caetano disse que não era leitor de colunas mas sim de artigos e matérias (jornalísticas). Creio que  se determinarmos que só comentários pequenos são pertinentes, entramos num blog-coluna; não um blog que tem como lema “construindo o conhecimento”. Isso se dá tanto com notas curtas como com comentários mais longos. Temos que dominar nossa natural tendência a achar tudo que é longo chato, é como no Teatro, uma certa “preguiça mental” absolutamente natural no ser humano. Às vezes é curto e chato, ou ruim, às vezes é longo e legal; não creio que tamanho seja referencial para nós. Alguns são mais prolixos, outros menos, alguns gostam de digitar mais, outros menos, vive la diference! Mas creio que podemos nos esforçar um pouco e ler comentários longos também. A gente acostuma…

Comentário

Há dois problemas nos comentários muito longos.

Um deles, que enfrento na moderação, é a invasão de leitores de esgoto que, no meio de textos longos, tentam passar baixarias de contrabando.

O segundo é que, principalmente nas notas com muitos comentários, textos muito longos atrapalham a leitura dos demais comentários.

Há dois caminhos para resolver.

O primeiro, publicar o texto completo no blog da Comunidade (blogln.ning.com). Depois, colocar no comentário um resumo (ou os primeiros parágrafos) e o link na palavra CONTINUA.

O segundo, publicar no Google Docs, ou em outro tipo de site que permita publicação de documentos. O Google Docs é muito simples. Na conta GMAIL, há o comando DOCUMENTOS ou DOCS. Clicando, vai para a área de documentos pessoais, onde é possível escrever em página com editor de texto ou mesmo importar documentos inteiros de Word ou PPT ou PDF. Completado o trabalho, use o comando COMPARTILHAR e PUBLICAR NA WEB. Depois, é só copiar o link e colocar no CONTINUA.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Concordo com o Abreu quanto
    Concordo com o Abreu quanto ao tamanho.

    Concordo com todos quanto ao espaçamento, o que já faziamos alguns há tempos.

    Mas DISCORDO dessa peremptória acusação aos" textos longos que ninguem lê" .

    Lemos o que nos interessa.

    Isso está mais do que provado, e já discuti muito isso em várias redações e continuo discutindo. Seja on line ou papel: lemos o que nos diz algo.

    No ano pasado, em uma dessas comemorações dos 40 anos de1968, o Estadão estava presente num evento com uma exposição e a reedição do jornal de 13 de dezembro de 68, dia do AI-5, apreendida.

    Pois não é que, mesmo com letras pequenininhas, e textos enormes, eu li todo o jornal e mais leria, se mais houvesse?

    E cheguei à conclusão de que não se fazem mais jornais como antigamente, mesmo o velho e liberal Estadão.

    Como eu, tenho a certeza de que todos os internautas aqui leriam também, mesmo muito texto, mesmo letra pequena, prazeirosamente, aquela edição.

    E quaisquer outros textos que realmente interessem.

  • Acho impressionante a
    Acho impressionante a tendência de alguns de extrapolar a sua própria preferência para os outros. Nao gosta de textos longos? Nao os escreva, nem os leia, mas deixe quem goste escrevê-los e lê-los. Isso nao prejudica a leitura dos comentários seguintes, basta rolar, já que nao vai ler mesmo. Dizer que quem precisa de textos longos é porque nao sabe escrever é o máximo; afinal, uma opiniao provavelmente com mais base é a de que quem nao lê textos longos é porque tem preguiça mental. Há temas sobre os quais se pode falar em poucas linhas; há outros que nao permitem isso. Deixem por conta de quem escreva os textos!
    No máximo, se a coisa ficar longa demais, o primeiro recurso sugerido por Nassif (a ida para a Comunidade e o Leia Mais) poderia ser usado, mas o problema é que nem todos os que postam no Blog sao membros da Comunidade. O segundo recurso, francamente! É o mesmo que proibir os textos longos, ninguém vai se dar àquele trabalho todo, infinitamente maior do que simplesmente encarar um texto longo, que sempre podemos parar de ler se nao estiver interessante!

  • Caro José de Abreu, Nassif e
    Caro José de Abreu, Nassif e pessoas

    A questão dos comentários longos além da questão do "desconforto" do volume de texto, tem principalmente, o deconforto da linha longa.

    A linha curta obrigaria a estreitar a coluna, ou a fazer em duas colunas.
    De qualquer modo os textos mais longos tem se sustentado pelo conteúdo.

    De minha parte está bom, já estou me acostumando ler assim.

    Acho que para o Nassif ficou mais trabalhoso...

    Abraços

  • poxa entao faça tambem textos
    poxa entao faça tambem textos mais curtos, por que muito dos textos desse blog nao sao pequenos

    Às vezes desembesto e precisa um leitor me chamar a atenção para maneirar. É assim que funciona a interatividade.

  • LN

    Gostaria de me contrapor
    LN

    Gostaria de me contrapor ao post do JOSÉ DE ABREU, dizendo-lhe que as peças de teatro possuem um horário determinado para acabar.

    E quase todas possuem a mesma duração, assim como os shows musicais.

    Em tudo há regras, mais ou menos flexíveis.

    E não seria no tamanho do texto que estariam, a priori, fixadas suas qualidades, assim como no tamanho das peças.

    Quem não começa a reclamar, quando as novelas ficam num chove-e-não molha, sem sair do lugar?

    Há pessoas que as deixam de lado.

    Por isso elas possuem um tempo limite, pois o espectador não quer mais qualquer coisa a ser lhe enfiada pela garganta, enchendo linguiça.

    Nem tudo que é longo é chato, mas quando é, passa dos limites da tolerância.

    Lembro-me de minha professora de Língua Portuguesa: "Procure escrever o mais claro possível, sem muitas delongas, pois quanto mais escrever, mais oportunidade terá de cometer erros e não ser compreendida."

    Em conversa com um amigo dono de uma livraria, ele me disse que a edição única do livro Senhor dos Anéis, vendeu muito menos que a trilogia.
    E o porquê estava no desânimo que causava o calhamaço de um livro só, assim como na dificuldade em mantê-lo aberto.

    Quanto a não ler os comentários longos demais, abaixo estão as declarações de muitos comentaristas.

    Não podemos lutar contra o previsível. Vivemos uma época em que o tempo é uma moeda de grande valor, quer queiramos ou não.

    O tempo dirá quem está errado.
    Assim como me disse ao me opôr à sujeição aos 1500 caracteres no blog passado, já que sou velha neste pedaço.
    E o LN estava inteiramente certo.
    Isso acontece em 99% dos blogs.

    Abraços!

    Abraços!

  • acho que textos longos e
    acho que textos longos e prolixos não são sinal de um bom blog, significa apenas que algumas pessoas não conseguem expor seu pensamento sem longas dissertações. afinal os comentarios não são a razão do blog, mas os artigos!

  • Fala Nassif.
    Essa é uma
    Fala Nassif.
    Essa é uma pérola: "Um deles, que enfrento na moderação, é a invasão de leitores de esgoto que, no meio de textos longos, tentam passar baixarias de contrabando"
    Por que não criar uma seção, tipo o FDP, para pérolas e sacadas serem destacadas? É seção para pensar e rir à vontade. Dá pano pra manga. Bom pra desopilar um pouco.
    Quanto ao que o Zé disse, boas observações. Podemos nos acostumar a pequenos e grandes textos. Mas moderação nesses tempos cibernéticos é necessário mesmo. Há louco pra tudo na net. Aliás, acho que LPM- loucos por mídia.
    Abs.

  • Concordo com o Zé de Abreu e
    Concordo com o Zé de Abreu e respeito quem não aguenta ler comentários longos, sobretudo os que não comentam nada.

    O caminho de publicar no blog da comunidade com o "continua..." me parece mais adequado.

    E para quem não quiser fazer feio nos comentários, segue o link de um conversor ortográfico automático, dica do Mario Amaya lá no Twitter.

    http://www.portuguesexacto.pt/

  • Concordo com o Zé, e devemos
    Concordo com o Zé, e devemos ler o que nos interessa. Também concordo que devamos nos esforçar para ler mais, há algumas pessoas que possuem dificuldades para redigir textos maiores, mais argumentativos etc. e apresentam essa mesma dificuldade para ler, se concentrar etc. A questão do tempo é discutível , né não? "É claro que escrever muito não é escrever claro, claro?" Mas lermos textos com conteúdo, embasados, repletos de exemplos e argumentações nos torna realmente mais esclarecidos, ainda que divergindo de alguns. Portanto, aos que citam artigos e apontam links, creio mesmo que as trilhas dadas pelo Nassif ajudem bastante. De resto, vamos escrever, meu povo. E cada vez melhor, com mais conteúdo, argumentação etc.

  • como é que eu associo a
    como é que eu associo a palavra "continua" a um link em um comentário?

    Besteira minha. Coloque o CONTINUA e, entre parênteses, o link. Acho que o sistema reconhece o link e já o deixa na forma de clilck.

Recent Posts

Eduardo Leite cobra soluções do governo federal, mas destruiu o código ambiental em 2019

Governador reduziu verbas para Defesa Civil e resposta a desastres naturais, além de acabar com…

7 horas ago

GPA adere ao Acordo Paulista e deve conseguir desconto de 80% dos débitos de ICMS

Empresa soma dívida de R$ 3,6 bilhões de impostos atrasados, mas deve desembolsar R$ 794…

8 horas ago

Lula garante verba para reconstrução de estradas no Rio Grande do Sul

Há risco de colapso em diversas áreas, devido à interdição do Aeroporto Salgado Filho, dos…

9 horas ago

Privatizar a Sabesp é como vender um carro e continuar pagando o combustível do novo dono

Enquanto na Sabesp a tarifa social, sem a alta de 6,4% prevista, é de R$…

9 horas ago

Al Jazeera condena decisão do governo israelense de fechar canal

O gabinete israelense vota por unanimidade pelo encerramento das operações da rede em Israel com…

11 horas ago

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

Segundo o Ministério da Defesa, foram realizados 9.749 resgates nos últimos dias, dos quais 402…

12 horas ago