Da arte de manipular informações

Um dos fenômenos menos estudados no século 20 foi o do enorme poder conferido aos grupos de mídia e como dele se prevaleceram negociantes pouco escrupulosos, usando os conceitos de liberdade de imprensa como biombo para suas jogadas.

A melhor descrição desse método “empresarial” na mídia apareceu no Estadão, em uma crítica de Luiz Zanin Oricchio ao livro “Número Zero”  de Umberto Eco (http://goo.gl/gV5ZqV).

O livro é uma ficção sobre um jornal montado em 1992 na Itália – no ano em que foi deflagrada a operação mãos limpas, que liquidou com o mundo político italiano, em nome da moralização de costumes, e abriu espaço para que o  parceiro Silvio Berlusconi, magnata da mídia, aparecesse “como salvador de uma Itália falida”.

***

Eco monta um “um sarcástico anticompêndio jornalístico, descrevendo práticas que bem podem servir de carapuça para parte da imprensa contemporânea”, diz Oricchio.

Algumas das lições:

* Como produzir acusações vagas, e sem provas, de modo que certas pessoas se sintam intimidadas, mas não consigam processar o jornal por difamação. (Ou, como) distorcer a realidade apenas relatando verdades.

* Como inserir declarações de testemunhas em meio ao texto, colocando o ponto de vista do jornal na boca do entrevistados.

* O uso de teorias da conspiração e da ameaça comunista contra o “mundo livre e cristão”.

***

Ontem, no mesmo Estadão, o experiente correspondente do jornal em Genebra escreve matéria “EUA monitoram obras da Odebrecht no exterior e apontam sinais de corrupção” (http://goo.gl/x0OjEr). A reportagem se baseia em telegramas do serviço diplomático americano reproduzidos no site Wikileaks.

Uma jovem repórter do jornal GGN fez uma leitura cuidadosa dos documentos (http://goo.gl/bbKAxI) e constatou:

  • O documento intitulado “Uma visita produtiva de Lula”, é um relatório da visita do ex-presidente ao país, nos dias 17 e 18 de outubro de 2007. O encontro resultou em sete acordos de assistência técnica, a duplicação para US$ 2,3 bilhões da linha de crédito do Brasil para a Angola e o anúncio de um acordo de negociação para construir uma usina de etanol com a produção de cana.  O relatório diz:  “Apesar de não ser um acordo de governo-governo, a visita de [Lula] Silva ajudou a concluir um acordo entre a brasileira gigante da construção Odebrecht, a estatal petrolífera angolana Sonangal, e Damer, uma empresa angolana até então desconhecida”.

  • Continua o relatório: “A Angola vê o Brasil como um parceiro natural, e muitos dos principais homens de negócios de Angola, incluindo membros do clã do Santos [presidente angolano], supostamente têm interesses comerciais substanciais no Brasil. As grandes construtoras brasileiras também estão se beneficiado do crescimento da construção na Angola. (…) Os brasileiros também enxergam investimento na infra-estrutura angolana, especialmente para vinculá-la para o resto da SADC, como um sábio investimento e uma entrada potencial para eles e para o resto do mercado da África do Sul”.

  • O segundo documento em que Lula é citado é o apoio do ex-presidente à candidatura à reeleição de Hugo Chavez.  “Poderia parecer um passo diplomático errado, mas realmente foi simplesmente um bom negócio”, diz a embaixada.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Penas ao vento

    Conta-se que, num tempo e lugar distantes daqui,  um jovem pecou levantando falso testemunho. Ele inventou uma história repleta de meias verdades sobre uma pessoa inocente. A fofoca se espalhou rapidamente e começou a prejudicar a vítima. Não existe mentira mais perversa do que meia verdade. Todos veem a metade verdadeira e deduzem o resto. O problema é que a outra metade era inventada… pura mentira. Ocorre que ao ver os danos causados, o jovem se arrependeu de seu pecado e procurou um velho sacerdote para fazer confissão.

     

    . Você vai pegar um travesseiro de penas, subir em um alto monte e soltar as penas ao vento.” – “Só isso?” admirou-se o penitente.

    – “Sim. Depois volte aqui”.

    No dia seguinte o jovem voltou satisfeito.

    Então o sacerdote disse:

    – “Agora você está preparado para cumprir a segunda parte da penitência: volte à planície e recolha todas as penas novamente no travesseiro, depois volte para receber a absolvição”.

    O jovem olhou sem entender:

    -“Mas isso é impossível”.

    -“Justamente. Da mesma forma é impossível reparar a fofoca. "

  • Precisamos montar um

    Precisamos montar um acampamento em frente as portas das emissoras e editoras como forma de mostrar que não são todos que eles conseguem manipular, ficar dias e noites lá, revesando, mas sempre lá marcando presença, não podemos aceitar tanta traição sem fazer nada, 

    • Filha, é melhor você não

      Filha, é melhor você não falar essas coisas perto de gente civilizada. Até ingenuidade tem limite...

       

  • Massa Crítica

    Colegas

    Perguntas de engenheiro

    No relatório da PF by Estadão o conteúdo tarjado "branco" mostra perguntas em que é óbvio que a recuperação do Brasil passaria pela infra-estrutura, e não interessando quem ganhasse a eleição,  dependeria deste vetor, por isso fico matutando o óbvio  para descobrir a lona deste circo chamado Lava-Jato.

    Vê-se que  a Lava-Jato tem o mesmo DNA do  Mensalão;

    Quem concebeu e quem pôs em pé essa operação?  

    Este cidadão/entidade (MPF, alas do STF, alas de Partidos como PSDB/mídia ou quem?) teriam noção de como respingaria e os efeitos?  

    Sabia que as prerrogativas de foro seriam frágeis e depois questionadas e passíveis de anulação quando respingarem em quem não deveria?  

    Sabiam que uma vez caso expostos poderiam fazer nascer uma repulsa por parte do empresariado interessado em produzir em vez de conspirar?

    Quem motivou Moro? Sabemos que foi inchado pelos holofotes, aplausos em restaurantes, prêmos e gracinhas da mídia. Ele sabe onde isso vai acabar, ou surfou a maior parte do tempo e quando viu que a coisa saiu do controle era tarde demais.

    Que forças políticas gravitam em torno do MPF e da Justiça Federal de Londrina/Maringá capazes de se aquartelar por lá e rodarem esse script e blindarem essa turma?

    Vamos ser claros, mais do que os delatores, um potencial alvo hoje pra queima de arquivo para todos os interesses confrontados seria o próprio Moro, e passível ainda de colocar na conta do Planalto.

     Modus Operandi

    O quão compartimentada é e como é articulada essa  conspiração. Quais são as ferramentas para se mater em movimento?  Como você mesmo disse eles tem uma disciplina invejável? Ferramentas importadas, geridas por aliados profissionais? Interesse estrangeiro? 

     

    Na parte mais abaixo da organização existe as operárias (pequenos repórteres editando sem o grosso da informação) Mas quem logo acima executa os filtros  tão rapidamente e tão sincronizado (as Capas e Manchetes variam só pra não serem iguais, como isso permeia , como é articulado?

    Engenharia Reversa

    Como toda estrutura mafiosa porque uma ala legalista da justiça ainda não  corrompeu um de seus membros mais altos para como na segunda-guerra revelar alguns de seus passos.

    Por mais que se trate de liberdade de imprensa e etc..., O governo e seu aparato  tem que considerar que isso é um rio, um fluxo, um fenômeno que se comporta sempre do mesmo jeito, tem que investir em descobrir, aliciar  e usar algumas peças desta máquina e entender como ela funciona para prever seus passos. E tudo dentro da lei, Acho que existem dentro desta moedor  muitos elementos sensíveis e descontentes dispostos a evitar que nossas empresas sejam destruídas, nossos recursos naturais entregues e que nosso potencial seja preservado é um mínimo de cidadania

    • Comentário perfeito,

      Comentário perfeito, Giovanni. Como é bom ver os "miolos" das pessoas de bem (e inteligentes) pensando coisas inteligentes. Eu estou cansado de burrice. Obrigado.


      Central de whatsapp do governo para liquidar boatos e grande portal de notícias na internet, TV Brasil nos moldes da Telesur, Voz do Brasil nas televisões (cinco minutos diários basta), Filosofia obrigatória no ensino médio, faculdades, nas provas de ENEM, redação inclusive, vestibulares e nos concursos públicos. Já!! Este é um combo mínimo contra a barbárie!

      • Desde muito tempo...
        Se não me engano, esta sugestão tem sido posta aqui desde o pleito de 2004, que eu tenha acompanhado. Talvez antes. Eu acho que não tem ninguém neste Governo lendo o que o GGN publica e o que é comentado. E se há, mais grave ainda. Péssimos em Comunicação, Compartilhamento e Aproveitamento.

        Fico pasma: nada acontece na Área de Comunicação Institucional deste Governo. Não há Lições Aprendidas. Não há pro atividade. E, incrível, nem reatividade.

        Uma lástima.

      • Vamos criar um slogan.

        Vamos criar um slogan exigindo o nosso direito de informação e, que estes, não sejam limitados. "Eu quero a verdade, eu quero a voz do Brasil na televisão". Vamos colocar isso em nossos perfis nas redes sociais e fazer uma verdadeira corrente em nome da busca pela verdade. É chegada a hora de agirmos também e mostrar que o melhor caminho da nossa nação é o bem comum a todos.

    • A Dilma jamais promoverá uma

      A Dilma jamais promoverá uma reação do Governo na área da informação e da contra-informação. Ela acredita no poder das instituições, em seu funcionamento racional e na eficiência e superioridade da impessoalidade republicana. E o que o Governo e o Brasil mais precisam neste momento é de iniciativa excepcional, de coragem pessoal e de inteligência em altíssimo nível. Nível de um Putin, por exemplo. E ainda há na esquerda pessoas tão tolas que chegam a acreditar que a engrenagem golpista persegue incessantemente José Dirceu apenas por mero instinto irracional de vingança.

    • Da grande e antiga mídia temos exemplos aos milhares.

      E "aqui", quais seriam os exemplos que tu poderias citar para nós?

  • Sonho ou Pesadelo

    Eu tive um sonho. Ou terá sido um pesadelo?

    A cena era aterrorizante. Dilma caiu! Lia na manchete de um jornal. Pouco tempo depois milhares de pessoas eram vistas nas ruas. Umas tocando bumbo, outras com bandeiras gritando palavras de ordem. Roj~es eram ouvidos por todos os lados. Não se viam partidários da Dilma. Junto aos milhares de manisfestantes também se viam milhares de vagabundos quebrando tudo ao seu redor. Não se via reação. Polícia, forças militares, nada. Me sentia assustado. Repentinamente fui cercado por dois caras que queriam me assaltar e levar meus pertences. Um deles intercedeu e falou para eu ir embora, porém, o outro visivelmente drogado cismou comigo e queria matar, tive que lhe dar algum dinheiro para poder ir embora assustado. Num prédio próximo um militar  gritava palavras de ordem contra o governo e orientava como deverímos proceder naquele caos.

    O pior aconteceria depois. Sozinho fora de casa não sabia como minha família estava. Morávamos num condiomínio fechado, mas, àquela altura tudo estava sendo invadido. Numa rua próxima vi uma mulher ainda vestida de camisola descendo a rua deseperada. Algumas pessoas tentavam acompanhá-la. Olhando melhor percebi quem era: Dilma Roussef. Desesperada não sabia para onde ir. As portas estavam todas fechadas. Fiquei entre assustado e com dó. Acordei. Olhei para meus filhos que ainda tomavam café da manhã. Fiquei mais tranquilo. Fui ao supermercado então a mulher do caixa olhou pra mim e disse; Tudo culpa de Dilma, não é?

    • Se o governo caisse, o

      Se o governo caisse, o rpoximo iria promover uma repressão violenta, talvez algum caos momentaneo, mas nem por isso ficaria sem repressão, esse negocio de julho não iria prosperar, assim como o controle severo dos orgãos de fiscalização e dos meios de comunicação, basta ver como ocorre em muitos estados por ai.

  • Duas leituras essenciais e

    Duas leituras essenciais e ainda atuais: A Indústria Cultural, de Adorno e Horkheimer (1947) e Sobre a Televisão, de Pierre Bourdieu (1996).

  • liberdade de imprensa, como a que temos...

    não é crime

    é muito pior

    é se apoderar de tudo o que precede qualquer crime

    é trair o Brasil por antecipação sem temer qualquer tipo de punição

    porque sem controle adequado, direto e muito claro, não é crime destruir alguém ou qualquer grupo empresarial da forma que a Globo faz, por exemplo

    o função principal da liberdade de imprensa que temos é dificultar ou impedir o esclarecimento dos fatos, como na lava jato, por exemplo, com executivos sendo mantidos presos justamente  e somente por este motivo, falta de provas , a meu ver, com a Globo atuando como uma fábrica de provas ou de informações convincentes para o objetivo principal, destruir nossas grandes empresas

    é como penso, e só pelo que vejo acontecer

     

  • Mediocridade conveniente

    É incrível como determinados jornalistas e meios de comunicação querem por todas as maneiras justificar a situação degradante que estamos vendo, como manipulação de fatos.

    Se os fatos foram manipulados, que se prove. Que esses que criticam, mostrem a verdade. Que entrem com ações no MP para punir os manipuladores.

    O fato que me parece, é que no final das contas, também querem "fazer fumaça" para esconder absurdos que ocorreram, e que se os protagonistas fossem inversos fariam o mesmo, ou até pior.

    Se o PSDB também está envolvido, que sejam processados, cassados, presos e o que mais a lei prever. O que não pode acontecer, é que os criticos desse, ou daquele partido ficarem tentando esconder os desvios que ocorreram, com esses ataques para desviar a atenção da população.

    Se o Aécio tivesse sido eleito, a situação do Brasil não seria muito diferente do que está hoje, porém esses mesmos que tanto procuram desviar a atenção estariam fazendo um "tremendo barulho", e acusando o governo de tudo que está acontecendo.

    Com certeza, o Sr, Lula estaria diuturnamente nos meios de comunicação criticando o governo, e esses que hoje querem desviar a atenção do problema, estariam batendo palmas para o PT.

    O importante é deixar claro que o PT com sua administração de 12 anos afundou o país em nova recessão e inflação. Que foi sob seu comando que a Petrobrás foi "arrombada", e que é preciso corrigir isso o mais rapidamente possível.

    Fico imaginando o que aconteceria no caso de, digamos, uma renúncia (improvável mas não impossível) da Sra. Dilma.

    O Sr, Michel Temer assumiria, e então esses mesmos jornalistas que hoje defendem o PT, no dia seguinte já estariam dando espaço e apoiando as críticas do Sr. Lula que estaria então em franca campanha para 2018.

    • Você não leu o texto ou já se

      Você não leu o texto ou já se tornou presa de forma irreversível da manipulação narrada no texto.

      Vamos lá, desfaça-se da canga e pense pela própria cabeça.

    • Cara Senhor ,Permita-me fazer

      Cara Senhor ,Permita-me fazer minhas suas considerações ,uma vez que qdo teci comentarios parecidos parece que o Blog censurou. Mas pergunto uma coisa .

      Fosse o Governo do PSDB ou qualquer outro partido,o que falariam os criticos e sabios de plantão. principalmente os Pseudos  Intelectuais  de Bunda na Cadeira.

      Obrigado.

    • Quanta bobagem delirante junta.

      Caro Sr. Cardieri. De onde o Sr. Tirou tantas asneiras delirantes como essas expressas nessas poucas linhas? O Sr. sonhou tudo sozinho ou teve a ajuda de mais algum retardado?

      O Sr. afirma que, na hipotese que levanta, o Lula estaria diariamente nos meios de comunicação fazendo isso e aquilo. Isso revela que o Sr. não tem a menor noção de quem é o Lula e muito menos de quem são e o que fazem os empresários donos desses meios de comunicação que são utilizados como instrumento de manipulação politico partidária e jamais, sob nenhuma hipótese, abririam espaço para ninguém que não seja alinhado aos seus propositos inconfessáveis. O Sr nasceu nesse planeta? Tem algum conhecimento de qual era o comportamento da imprensa nos anos em que o governo era alinhado com os interesses dos patrocinadores da chamada Grande Midia?

      O Sr. já ouviu falar que ao invés de "arrombada" como o Sr. ousa afirmar, sem nenhum fundamento, a Petrobras foi reconstruída e reestruturada de uma fase negra em que afundava plataformas, nos anos recentes, e apresenta indicadores de excelencia em todas as suas áreas de atuação e, por conta disso, tem sido frequentemente premiada em organizações especializadas internacionais? Não. Certamente o Sr. Não sabe porque certamente é um desses descerebrados que escorrem no "efeito manada" conduzido pela imprensa e saem, como papagaios, reproduzindo as estulticies e distorções caluniosas que ouve e engole sem nenhuma capacidade de crítica e reflexão.  Se vc está no planeta Terra, tem algumas fontes de informações melhores do que as matrizes geradoras de esgoto que aparentemente estão derramando em sua mente perturbada.

      O conselho é que leia um pouco mais antes de sair por ai falando as suas visões delirantes adquiridas sabe-se lá aonde!!

       

      SDS

       

  • O livro Número Zero do Eco em Santos

    Comprei o último exemplar que tinha na Martins Fontes no Sábado, está esgotado. A informação sobre a arte de manipular pessoas com manchetes falsas vai se tornando conhecida e irá funcionar como um antídoto contra seu veneno.

    Uma vêz exposta a técnica e seus efeitos, fica mais difícil ser usada sem despertar suspeitas e indicar seus autores, como este post e seus comentários mostram, mais ainda, levanta a indignação do povo, que se vê manipulado, enganado e expoliado, o que leva, aos manipuladores terem de usar técnicas mais sofisticadas, dissimuladas ou menos eficiêntes.

    No fim, os que roubam e se locupletam vivem um privilégio odioso, pois a riqueza não é suficiente para saciar todos os desejos de todos  e os ressentidos irão buscar a forra. Os monopólios midíaticos vivem tempos perigosos, mas pelo que parece não comandam suas ações e não podem se olvidar desta patranha e ai, quanto mais alta a árvore, maior a queda.

  • Soltaram os demonios e estes

    Soltaram os demonios e estes estão se voltando contra os seus criadores, a estoria furada do Lula e fhc parace mais arrego da outra parte que cada vez se enrola mais na vaza a jato, o situação do Pt só é possivel por covardia e incompetencia, as pedaladas do governardor de sp poderiam tambem dar ensejo por um pedido de impedimento, assim como as contas do senador mineiro; porem a defesa do governo só é feita por politicos aliados enquanto os do pt se escondem ou usam incrivelmente o mesmo discurso da oposição, vide o ministro sinistro.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago