Categories: MídiaPublicidade

Google só perde para Globo em publicidade

Folha de S. Paulo

Google paga bônus e enfrenta TV aberta

NELSON DE SÁ e MARCELO SOARES
DE SÃO PAULO

Agora, até o Google paga bônus por volume no Brasil. A informação é confirmada por duas agências de publicidade e pelo presidente do IAB Brasil (Internet Advertising Bureau), Rafael Davini.

Disputa sobre números gera incerteza no setor publicitário

Pelo BV, introduzido pela Globo nos anos 1960 e adotado hoje por quase todos os veículos, inclusive a Folha, a agência recebe comissão por direcionar anunciantes, e esse pagamento cresce de acordo com o volume anunciado.

Questionado, um porta-voz respondeu que o Google “não comenta detalhes comerciais do relacionamento com nenhum de seus clientes, em nenhum país”.

No Google, o BV não estaria sendo usado para os links patrocinados, que fazem parte da categoria de publicidade on-line de maior crescimento no Brasil (“search + classificados”), mas para ferramentas como o YouTube (“display + social media”).

Anúncios no YouTube, que usam mecanismos como True View (em que o comercial só é cobrado do anunciante se o consumidor o vê na íntegra), são prioridade do Google no Brasil, pelo que disse Bonita Stewart, vice-presidente de Parcerias Estratégicas, em visita ao país em março.

JÁ INCOMODA

Apesar de nova queda na audiência no ano, o faturamento da Globo continuou crescendo em 2012: calcula-se que a rede responda por dois terços da publicidade na categoria TV aberta, que cresceu 8,3%, segundo levantamento do Projeto Inter-Meios.

Mas o Google já começa a incomodar. Ele responde pela maior parte de “search + classificados” (buscas patrocinadas e classificados eletrônicos), que cresceu 44% em 2012, segundo levantamento do IAB Brasil, único que abrange os dados dos sites Google, Facebook e Buscapé.

Diretora do “Meio & Mensagem”, que produz o Projeto Inter-Meios, Regina Augusto admite que o Google já é dado no setor como segundo grupo em publicidade, à frente de Record e Abril. “Só perde mesmo para a Globo.”

O IAB, a exemplo do Inter-Meios, não divide os dados de publicidade por veículo. Mas executivos do setor, ouvidos pela Folha, calculam que Google, Buscapé e Facebook tenham recebido em 2012, respectivamente, R$ 2,6 bilhões, R$ 500 mil e R$ 100 mil.

O setor vive um momento de insegurança estatística, com os dados do Inter-Meios e do IAB sendo questionados, mas também com a busca de unificação dos dois levantamentos.

DOMÍNIO DO BOLO

Em números absolutos, a distância continua grande. Os gastos publicitários na TV aberta totalizaram R$ 19,5 bilhões em 2012, segundo o Projeto Inter-Meios. Na internet, chegaram a R$ 4,5 bilhões, de acordo com o IAB Brasil.

Proporcionalmente, quando os dados do IAB são usados para medir o bolo da internet ao lado dos dados do Inter-Meios para o mercado off-line, a TV aberta alcança 58,8%, e a internet, 13,8% (só com os dados do Inter-Meios, ou seja, sem Google, a TV aberta chega a 64,7%).

Em relação ao mesmo quadro proporcional em 2011, quando o IAB iniciou o seu levantamento, a TV aberta perdeu meio ponto percentual do bolo publicitário no ano passado, enquanto a internet avançou três pontos.

Em países como o Reino Unido e a Coreia do Sul, a participação da internet no bolo publicitário já passou de 25%, de acordo com levantamento ZenithOptimedia.

De qualquer maneira, na avaliação do analista de mídia Ken Doctor, com mais da metade do bolo em TV aberta, o avanço publicitário da internet no Brasil ainda é uma “grande interrogação”.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago