Jornalistas da Globo fazem manifestação por reajuste salarial

Jornal GGN – Jornalistas da TV Globo São Paulo se juntaram em frente à emissora, na quarta-feira, dia 14, protestando por seus salários. Os jornalistas estão sem reajuste salarial desde o ano passado e reclamam que a emissora quer conceder aumento de 6% por 2015, quando a inflação ficou acima de 10%, e 6,5% em 2016. Os profissionais organizaram um abaixo assinado que circula entre os trabalhadores do canal.

Leia a matéria do portal Comunique-se.

do Comunique-se

Jornalistas da Globo fazem manifestação na porta da emissora por reajuste salarial

Escrito por Tácila Rubbo

Os jornalistas da TV Globo São Paulo estão sem reajuste salarial desde o ano passado. Os profissionais reclamam que a emissora quer conceder aumento de 6% referente a 2015, ano em que a inflação ficou acima de 10%, e 6,5% para 2016. Um abaixo assinado foi feito e está circulando com aderência dos trabalhadores do canal, que se reuniram em frente à emissora na tarde desta quarta-feira, 14, para protestar em prol da campanha salarial. 

Segundo fontes da reportagem do Portal Comunique-se, em dezembro de 2015 não houve acordo entre empregados e emissora. A Globo começou as propostas oferecendo 5% de reajuste – depois subiu para 6% –, enquanto o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) começou as negociações pedindo 15% e baixou o valor conforme a inflação do ano.

A campanha salarial foi a dissídio. Assim, os profissionais entraram com ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que decidiu em favor dos jornalistas, com reajuste de 10,94%. Porém, os patrões pretendem recorrer. Agora, o SJSP defende que se devem somar as inflações dos dois anos (2015 e 2016), mais 2% de aumento real. A contra proposta da Globo pretende conceder o valor da inflação deste ano, mais 7% referentes ao ano passado.

Na tarde desta quarta-feira, 14, cerca de 50 profissionais deram as mãos em volta da emissora, em protesto a favor da campanha. “Queremos respeito, reajuste salarial já”, escreveram no banner exibido durante o ato. O SJSP falou sobre o assunto em sua fanpage, afirmando que a manifestação é um “abraço solidário” dos trabalhadores na empresa.

“Apesar dos lucros bilionários, as emissoras de TV não reajustam nem salários, nem os benefícios da categoria há dois anos e as perdas por conta da inflação somam quase 20%. A campanha salarial do ano passado foi a dissídio e segue na Justiça do Trabalho. Neste ano, o sindicato patronal, presidido pela Globo, iniciou a campanha 2016-2017 com truculência, com proposta abaixo da inflação e se recusando a alterar ou incluir novas cláusulas na Convenção Coletiva”, declarou a entidade.

Procurada pela reportagem do Portal Comunique-se, a TV Globo São Paulo informou por meio de sua comunicação que “não se manifesta publicamente sobre suas relações trabalhistas com seus funcionários”.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Estamos escrevendo por aqui

    Estamos escrevendo por aqui desde mais ou menos, de vez em quando, sobre os movimentos e greves "populares", que na verdade a gente percebe que são orientadas, exigidas, impostas / pressionadas pelos patrões demotucanos. Assim foi quando os ônibus em Campinas pararam no meio das ruas, lotados de passageiros em horário de pico... estava claro que foram os patrões que pediram para fazer dessa forma, exatamente para gerar caos, já que o normal dessas greves é os ônibus ficarem nas garagens. E hoje, essa pérola da grobeleza! Acreditamos que ninguem tem dúvidas que isso aí não passa dos jornalistas lacaios de quatro atendendo solicitação e/ou pressão dos marinhos para gerar caos... Fora demotucanos golpistas! Fora fhc e sua máfia, inclusive da globo!

  • Tomara que vão todos para o

    Tomara que vão todos para o olho da rua !!

    Eles defender medidas que prejudicam os outros trabalhadores sempre !!!

     

  • Ora mais...

    marquem uma audiência com Bonner (o porta voz oficial de Mi Shell Temer) e o chefão de vocês pra discutir as vantagens do governo do vice vigarista, talvez ele e Kamel os convençam que essa história de reajuste de salários é coisa de comunistas vagabundos.

  • os jornalistas do brasil são,

    os jornalistas do brasil são, em grande parte, culpados por toda esta crise, por, há anos, detonar, perseguir e injustiçar Lula, Dilma e o PT,e defender várias bandeiras contrárias ao país. Tem algo de bem feito nisto, já que eraq muito fácil cumprir todas as ordens sujas dos patrões enquenato só o povão de fora se ferrava. Mas o brasil injusto e cruel atinge todos os empregados , inclusive os da Globo. há certa justiça nisso.

  • Gênesis Jornalística...

    ...quanto a vós, sede fecundos, uni-vos aos brasileiros, multiplicai-vos, povoai a redação do Brasil e dominai-a...

    • Não esqueça, a Globo é uma concessão, se ela fecha outro entra.

      Canal de TV não é uma indústria, é uma concessão, se fechar outra entra no lugar.

  • A Globo não repassou o Bolsa Temer?

    A Globo/Mossack-Fonseca, associada às bandas podres dominantes do judiciário construiu e aplicou, novamente, com sucesso em 2016, o GOLPE na incipiente democracia brasileira, que foi a óbito logo em seguida.

    O judiciário recebeu e vem recebendo as suas recompensas pelo trabalho sujo prestado em vantagens de diversas formar, inclusive em reajustes abusivos sobre seus salários já acintosos, arrancados do erário público, sem nenhuma prestação de serviço de interesse público na contrapartida do seu custo escorchante.

    http://www.esmaelmorais.com.br/2016/06/temer-cumpre-pacto-do-golpe-com-stf-ao-aumentar-salarios-para-o-judiciario/

     

    Nesses tempos os golpistas unidos ainda se entendiam na luta pela disputa do butim do GOLPE.

     

    A Globo/Mossack-Fonseca recebeu as suas primeiras recompensas pelo trabalho sujo na forma de aumentos de até 900% na contratação de espaço publicitário pela camarilha de plantão em Brasilia, por alguns dias. 

     

    http://falandoverdades.com.br/2016/10/07/temer-esta-tirando-do-vermelho-a-globo-aumento-de-900-de-verba-publica-para-epoca-e-230-para-jornal-o-globo/

    Ambos, judiciário e Globo?Mossack-Fonseca estão cada vez mais de barriga cheia e querendo cada vez mais que o povo se exploda. Inclusive esse povinho assalariado metido a classe média que vende horas para bandidos.

     

     

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

4 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

5 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

5 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

6 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

7 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

7 horas ago