Kleber de Almeida e Celso Pinto, dois grandes jornalistas

Em um mesmo dia, o jornalismo perde dois grandes, Kleber de Almeida e Celso Pinto.

Celso era mais conhecido. Foi dos grandes jornalistas econômicos do nosso tempo. Tinha um texto sóbrio e um profundo conhecimento da leitura dos indicadores econômicos.

Tivemos alguns embates, quando escrevia na Folha, sobre o impacto do IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira), que deveria ser destinado à saúde. Vindo do jornalismo financeiro, Celso defendia as posições dos economistas ortodoxos, mas não como um repetidor de ecos do mercado – como grande parte da cobertura, aliás. Era formador de opinião, na melhor acepção do termo, um polemista racional e sólido.

Seu maior feito foi a montagem do jornal Valor Econômico, na época uma sociedade entre a Folha e o Globo. A primeira preocupação foi, justamente, a construção de um banco de dados de séries econômicas.

Foi dos grandes feitos jornalísticos do período, ao lado da revista Época – lançada pelo grande e esquecido José Roberto Nasser.

Já Kleber de Almeida era da cozinha do Jornal da Tarde, era o editor incumbido do fechamento da Economia, em um dos períodos mais brilhantes do jornal. Tinha uma característica típica da escola JT: pouco entendia de economia. Entendia, sim, de leitores e do modo de edição do JT.

Na época eu era pauteiro e chefe de reportagem da Economia, e a convivência com Kleber foi essencial para o jornalismo de serviços que lançamos, no qual o público a ser atingido não era o de economistas, empresários, mercado e homens de governo, mas o leitor comum, classe média, e seus problemas com tarifas públicas, condomínios, financiamentos habitacionais.

Cada dia que saía do jornal, com os repórteres trazendo as pautas combinadas, dormia tranquilo na certeza de que o material receberia o melhor tratamento editorial. Aliás, mesmo em coletivas, a única edição que se rivalizava com a do JT era a do Jornal do Brasil, na época o melhor jornal brasileiro.

Kleber era uma personalidade fascinante, o ranheta mais doce da imprensa.  Grande conhecedor da política mineira, nos entretinhaa e informava sobre a arte da política.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

Recent Posts

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

10 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

10 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

10 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

11 horas ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

12 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

12 horas ago