O duro calvário da revista Época

Jornal GGN – Helio Gurovitz deixou a direção da revista Época. Será substituído por João Gabriel de Lima. Diego Escosteguy deixa a direção da sucursal de Brasília para assumir o cargo de redator-chefe em SP.

Ligado a Hélio, João Gabriel cumpriu uma carreira bem sucedida no jornalismo cultural e chegou à revista pensando transformá-la em um misto de Economist com New Yorker.

Antes, havia feito carreira na Veja e foi o penúltimo diretor da revista Bravo. É considerado com bom texto e bom trânsito no meio editorial. Mas, assim como outros diretores de redação, não passou pelas áreas duras do jornalismo – política e grande reportagem.

A revista acabou se ressentindo de um pique mais forte na área política, com pautas genéricas tipo “por que o Congresso não fiscaliza o Executivo”.

A notícia que correu na redação é que desde o começo do ano Hélio já planejara sua saída. Mesmo assim, o anúncio pegou a redação de surpresa.

Época vive uma situação delicada desde a reforma editorial, em outubro de 2011 e desde a saída do diretor Paulo Nogueira.

A revista abandonou o que a diferenciava de Veja e passou a imitá-la.

Pouco a pouco todas as vozes “dissonantes” deixaram a revista. Entre outubro de 2011 e o ano de 2012 saiu Paulo Moreira Leite, substituído por Patury; Eumano, diretor da sucursal de Brasilia, trocado pelo Escosteguy; Andrei Meirelles, o grande repórter da sucursal, saiu por conta própria; o editor executivo de Brasil, Guilherme Evelin trocado pelo Rogério Simões, que não era do ramo (Rogério voltou para Londres recentemente e Guilherme para Brasil); Ricardo Mendonça, editor de Brasil, saiu em 2012, para a Folha, trocado por Beto Bombig.

Recentemente, Luis Antonio Giron saiu e foi pra TV Cultura.

Desde então, a revista perde circulação de maneira assustadora.

Tudo isso levou a um esvaziamento da pauta noticiosa política, substituída por um jornalismo com a cara de Veja, só que sem sem coragem para tanto.

A situação é delicada no Jaguaré.

Luis Nassif

Luis Nassif

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  • Mais uma em vias de extinção

    Mais uma em vias de extinção ...   Virou uma vejinha, assim, com minúscula mesmo ... Não sei se chego a lamentar pelo veículo, mas é chato para os profissionais que trabalham nestas publicações.  O mercado está num momento ingrato, de incertezas.  Tudo se ajeita no final, mas as pessoas tem compromissos e a incerteza é sempre um incomodo.  Até acomodar, leva um tempinho.

  • Há dois anos minha mulher, em

    Há dois anos minha mulher, em um momento de perda de lucidez, fez uma assinatura da revista Marie Claire e ganhou de brinde as assinaturas da Época e da Galileu. Não renovou a assinatura da Marie Claire, óbvio que por pressão minha, mas continua a receber semanalmente a Época. É um prazer colocar a Época no lixo ainda embalada pelo plástico transparente, desde o primeiro número recebido.

  • New Yorker e The Economist?
    A Época não seria uma espécie de franquia brasileira da Focus Magazin, publicada na Alemanha? (www.focus.de) ?

  • No início de 2006, Época

    No início de 2006, Época publicou a reportagem que escancarou a ligação de Geraldo Alckimin com a Opus Dei. Morreu depois disso. 

  • Assinatura

    Meu telefone residencial tocou ontem por volta das 10:00 hs da manhã.

    Era uma atendente da época tentando me vender uma assinatura.

    Fingi estar interessado e ouvi todas as suas argumentações, assim como a promoção oferecida.

    Depois que terminou de falar soltei os bichos em cima da atendente.

    Disse várias coisas que estvam entaladas na garganta .

    A menina me escutou com incrível paciência.

    Depois de ter me escutado, ela respondeu:

    - Senhor, no fundo você tem razão.

    - A revista está passando por um processo de transformação. -

    - Tento certerza absoluta que o senhor irá gostar da nova linha editorial.

    Terminei dizendo que nada que viesse das Organizações Globo me interessava e desliguei o telefone.

    • Vc desabafou para uma

      Vc desabafou para uma atendente de telemarketing de uma empresa terceirizada. A atendente provavelmente nunca leu a Época e nem sabe o que que se publica nela.

      A função dela é apenas angariar assinantes com um script já definido. Sua ligação será tabulada com um código numérico de "insucesso de venda" e será mais um a entrar nos gráficos cada vez mais rasos da editora Groubo.

      Bastava dizer "Nâo quer essa merda" e ponto final.

  • Agora tem assinatura grátis

    Minha empresa recebia o "Jornal do Comércio", por ser associada à Associação Comercial de São Paulo.

    A ACSP resolveu dar fim a esse jornal, como já noticiaram em um post aqui no blog do Nassif.

    Antes do JC deixar de ser entregue, passamos a receber o Valor, que está chegando já há alguns meses, sem que a empresa tenha feito assinatura, ou seja, grátis.

    Vai chegar um tempo em que vão oferecer mesada para quem concordar em receber uma publicação ...

  • Tentaram me oferecer no

    Tentaram me oferecer no aeroporto. Pagaria apenas 20 reais pra ter ela e a exame por dois anos. Rejeitei

  • Nem leio...

    No retorno a Fortaleza no pós-carnaval, talvez ainda encantado com a cidade maravilhosa, fui abordado por um jovem no aeroporto do galeão que após certa insistência e poder de convencimento me fez assinar a GALILEU e receber a Época como brinde, além da Globo rural. Resultado só dinheiro perdido pois sequer retiro do saco plástico. Desde o período eleitoral já pedi ao porteiro para ele mesmo dar um destino que ele achasse mais adequado a este lixo de revista.

    • Os caras que cercam a gente

      Os caras que cercam a gente forçando a compra são caras de pau, então eu tambem me transformo em, para lidar com a situação da "oferta" de publicações, eu encaro e digo : Não leio nada da Abril e nem da Globo . . . . e sustento, lixo nao entra, se perguntam o porque, dou na lata, Porque vivem de ferrar o Brasil . . . . logico que eu nao digo ferrar né . . .

  • Não querendo criar nenhum

    Não querendo criar nenhum trocadilho, mas esta na EPOCA de fechar. Como a sua congênere o panfleto OIA.

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