O “fake news” do julgamento justo e La Fontaine, por Cid Adão


Foto: Francisco Proner

Por Cid Adão

Comentário à publicação “Por que a defesa de Lula ainda não arguiu a Prescrição do delito de corrupção passiva, por Sergio Medeiros

Percebi que ontem a midia se concentrou em alguns pontos, além do BBB:

1) Demonstrar que violenta, truculenta e fascista é a esquerda, repetindo por todo dia tudo que puderam coletar de empurrões, tapas, chutes e ovadas ainda que fossem oriundas de provocações e brigas. Não conseguiram coletar pedradas, chicotadas e tiros, mas isso não vem ao caso. Sim, as cenas não são “fake”, mas a construção da inversão feita através delas, é.

2) Que Lula seria um “foragido” (Datena e outros), desrespeitador da lei e da ordem, apesar de “privilégios concedidos” (e por eles, inaceitáveis) pelo “bondoso” herói paranamericano do Judiciário. Os juristas e a própria PF estragaram, desmentindo.

3) Que o processo é “indiscutível”, com dezenas de provas, depoimentos etc e tal (discutir os tais argumentos eles não fazem). Vários diziam que houve o “devido processo legal” (como o do impeachment), julgado por 20 juízes (!!!), 1 de piso, 3 do TRF, 5 do STJ e 11 do STF. Esquecem-se (por ignorância ou má fé?) de dizer que os últimos do STJ e STF não discutiram o mérito, só aspectos acessórios do processo. Só quem julgou (?) foi o Morognan e seus 3 mosqueteiros da primorosa sentença não lida.

É o mesmo que dizer que o cordeiro de La Fontaine teve o devido processo legal e o direito de defesa, houve a “acusação e o contraditório”. O cordeiro, depois de várias “instâncias”, foi julgado e condenado, digo, devorado. Mas sob o devido processo… legal!

Pela calma do domingo, depois do frenesi de dois dias, suspeito que se não houver fatos novos, tentarão construir um certo ostracismo para Lula. Talvez só entendam o Power Point do dá-lhe urinol, mas não o Ponto de Força da impressiva foto do Chico Proner que vale mais que mil palavras.

Eles não entendem de força humana. Só de paus, pedras, chicotes, tiros e bombas. E dinheiro usurpado da sociedade.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Concordo
    A estratégia continuará a focar nos impedimentos permitidos e ilegais à candidatura de Lula. Além disso, e nisso concordo com o artigo, a estratégia pela mídia que representa o pacto das elites será de tratar Lula como um preso a mais dentre tantos outros que caem "na vala comum" da história dos esquecidos e injustiçados.
    Não precisamos de fato novo, precisamos de rebeldia renovada.

  • Os humildes que eu conheço me perguntam se ainda voto no Lula

    Só prá contrariar, eu digo que não e pergunto: "E você ainda vota num homem condenado pelo $érgio Moro?"

    Eles respondem que sim, que Lula não é ladrão, que se ele fosse ladrão ele estaria livre tal qual o Aécio Neves e o Michel Temer.

    Quando eles respondem à minha pergunta, eu digo a eles que eu eu votarei, sim, no Lula e se os Ratos não permitirem que ele seja candidato eu votarei no candidato que ele indicar. Eles ficam felizes e dizem que não acreditavam que eu era traíra.

    O tiro saiu pela culatra.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

3 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

4 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

4 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

5 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

6 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

6 horas ago