Mídia

Os ganhos da Folha com o manifesto dos jornalistas, por Luis Nassif

Primeiro, um manifesto histórico, assinado por 180 jornalistas da Folha, condenando o espaço aberto pelo jornal para um artigo nazista. Comentou-se que foi fruto da diversidade que passou a campear na redação, quando a questão racial tornou-se um tema editorialmente atraente.

É só comparar com anos atrás, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a lei das cotas. A condenação das cotas coube ao então senador Demóstenes Torres, tendo como ghost writer o geógrafo Demétrio Magnolli. A cobertura da Folha foi crítica a Demóstenes. O jornal concedeu espaço nobre a Demétrio para que desancasse impiedosamente os dois repórteres que escreveram a matéria, com uma virulência inédita para o tema, a começar do titulo: ”O jornalismo delinquente

AS PESSOAS, inclusive os jornalistas, podem ser contrárias ou favoráveis à introdução de leis raciais no ordenamento constitucional brasileiro. Não é necessário, contudo, falsear deliberadamente a história como faz o panfleto disfarçado de reportagem publicado nesta Folha sob as assinaturas de Laura Capriglione e Lucas Ferraz (“DEM corresponsabiliza negros pela escravidão”, Cotidiano, 4/3).

Era 2010, apogeu do jornalismo de ódio, a semeadura dos futuros bolsonarismo e neonazismo que passaram a impregnar a opinião publica brasileira.

Agora, quando foi divulgado o manifesto dos 180, a primeira reação da direção foi o bate-boca, com ameaças implícitas aos signatários. Seguiu-se uma reação negativa, com vários ex-Folha lembrando a maneira como Otávio Frias, pai, reagiu à descompressão política (nas redações) dos anos 80, institucionalizando formas de ouvir a redação, que permitiram antecipar o sentimento da opinião pública, com as diretas.

A direção de redação mudou, então, a política e organizou seminários para ouvir a redação.

Na edição de hoje, brindou seus leitores com informação sonegada por todos os demais veículos de imprensa: a de que a solidariedade dos países vizinhos da Ucrânia, abrigando refugiados de guerra, não contemplava negros, nem agora nem nos grandes êxodos de países africanos. A CNN atribuiu à meritocracia: os ucranianos foram abrigados porque estavam lutando pela independência do seu país. Os demais veículos simplesmente ignoraram. A Folha deu mais de uma reportagem sobre o tema.

As reportagens são relevantes para se entender a pior face do racismo atual – a que atinge populações negras. E não melhoraram em um vintém a imagem de Putin, nem forneceram álibi nenhum à violência russa. Apenas amenizaram esse Fla x Flu horroroso que acomete a mídia nesse tipo de episódio.

Mas comprovaram que, se a mídia pretende renovar a linha editorial e alinhar-se aos novos tempos, o primeiro passo para captar a voz dos leitores é começar a ouvir as vozes da redação.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • A guerra nao se justifica, tampouco a opressão dos mais fortes. Mas atribuir selo de divindade a OTAN e menos ainda a outro grande opressor, os EUA, é hipocrisia demais. Os senhores da guerra são os mesmos. Ou será que barril de petróleo acima de 100 USD, "ajuda" de meio bi de euros para armas para a Ucrânia, inflação, recessão, ações em baixa já sendo adquiridas pelos donos do dinheiro, será que estes eventos não apontam para o mesmo senhor?
    Em jogo de futebol ocorrido na 2a divisão da Turquia um jogador se recusou a usar camisa contra a guerra na Ucrânia lembrando que massacres diários ocorrem no Oriente médio sem esta "corrente de solidariedade".
    Não sejamos hipócritas, todos com um mínimo de informação ou bom senso, pensam assim.

Recent Posts

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

25 minutos ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados dos pacientes

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

47 minutos ago

Lula: abandone a austeridade, por Paulo Kliass

Haddad adota o “bordão do trilhão”, imagem que se tornou moeda corrente nas falas de…

59 minutos ago

Ações das Casas Bahia valorizam 34% após pedido de recuperação

Proposta para postergar o pagamento de R$ 4,1 bilhões a credores foi vista pelo mercado…

1 hora ago

Reajuste dos planos de saúde: por que a ANS é omissa na regulação dos preços abusivos?

Pacientes ficam à mercê de reajustes abusivos e desamparados com rescisões de contratos cada vez…

1 hora ago

Moro escreveu recado duro a Salomão na primeira intimação que recebeu do CNJ; oficiais levaram 2 meses para encontrá-lo

Bilhete antecipa parte da defesa que Moro fará perante o plenário do CNJ; saiba o…

2 horas ago