Categories: Publicidade

A manipulação autorizada de matéria da Folha

Na edição de hoje da Folha, a ombudsman criticou a manipulação dos dados de mortalidade infantil e neonatal tal como foi apontado aqui por vários comentaristas, transformando a boa em má notícia. A frase final é um primor: “A Folha parece ter um dom oposto ao do rei Midas: os números em que toca viram más notícias”.

E ainda desnudou o esquema comercial da matéria sobre o Colégio Objetivo sob o criativo título “Um texto, dois objetivos”. Parabéns à moça, espero que continue assim.

FOLHA TRANSFORMA A BOA EM MÁ NOTÍCIA A manchete da Folha de sexta-feira era uma cilada. O título dizia: “Em 20 anos, sobe 39% proporção de mortes neonatais”. Parece uma má notícia, mas não é. Na verdade, morrem cada vez menos bebês no Brasil, inclusive os menorezinhos.
De 1990 a 2008, menos bebês de até 28 dias morreram: de 23 entre mil nascidos vivos para 13, uma redução de 36%. Só que a diminuição geral na mortalidade infantil foi mais acentuada (54%), o que elevou a proporção dos neonatais no total.
Não ter reduzido tanto a mortalidade dos mais novos é justificável, já que ela é mais difícil de ser combatida, segundo análise publicada no mesmo dia. “Quanto mais desenvolvido um país, maior o peso dos óbitos neonatais”, dizia o texto.
Os números da mortalidade infantil brasileira ainda estão longe do ideal, mas é preciso saber o que criticar. Um engenheiro de Londrina vendo a manchete lembrou-se de um livro de faculdade: “Como mentir com estatísticas”.
A Folha parece ter um dom oposto ao do rei Midas: os números em que toca viram más notícias.

UM TEXTO, DOIS OBJETIVOS

Era para ser uma denúncia, mas, depois de retalhada, reportagem vira propaganda de escola, com aval da Redação

O que era uma reportagem crítica virou, em cinco dias, peça publicitária. Em 20 de julho, a Folha relatava, com chamada na Primeira Página, que a rede Objetivo criou uma escola apenas para bons alunos, que ganham aulas extras à tarde, ministradas por professores considerados “especiais”.
Esse grupo teria obtido no último Enem, o Exame Nacional de Ensino Médio, uma nota suficiente para aparecer como segundo colocado no ranking nacional.
Nas entrelinhas, o que se deduzia era que não se tratava de fato de uma escola nova, mas de um artifício: separam-se os mais estudiosos, eles obtêm boas notas no Enem e o nome do colégio aparece no alto do ranking das escolas.
Nos dois primeiros parágrafos, o texto dizia que o Colégio Integrado Objetivo, criado em 2008, não tem um prédio próprio, cobra a mesma mensalidade e tem carga horária obrigatória idêntica às demais unidades da rede.
Era para ser uma denúncia, mas a reportagem deve ter sido comemorada na avenida Paulista, 900, onde fica a sede do Objetivo. O texto virou anúncio de página inteira, publicado quatro vezes na Folha e em outros jornais.
O colégio reproduziu o título da reportagem, destacou várias partes e assinalou em letras grandes: “Parabéns alunos e professores do Colégio Integrado Objetivo pelo êxito no Enem”. Deixou, no alto, o logotipo da Folha para dar credibilidade.
O anúncio, porém, omitiu vários trechos importantes. Um deles dizia que “as demais unidades do Objetivo, que não selecionam os alunos, não vão tão bem assim no ranking do Enem”.
Outro afirmava que a escola premia com iPhone e notebooks os que se destacam nos simulados.
Dois parágrafos subtraídos tinham declarações de uma educadora criticando a prática de selecionar alunos. Outro trazia declaração de um dos diretores, João Carlos Di Gênio, negando que a escola tenha sido aberta só para alcançar uma média alta no exame nacional.

PROCEDIMENTO-PADRÃO
Para usar a reportagem da Folha, a agência de publicidade do Objetivo pagou pelo texto, em negociação feita pela Folhapress, a agência responsável pela comercialização do conteúdo editorial de todo o Grupo Folha.
A versão final do anúncio foi submetida à aprovação da Redação. É o procedimento-padrão para publicidade que usa texto do jornal: a empresa paga pelo licenciamento e a Folha aprova o layout para evitar distorções. Montadoras de automóveis costumam fazer muita propaganda desse tipo: “Teste da Folha mostra que o carro X é o mais econômico”, por exemplo. O repórter não ganha nada a mais com isso.
A Secretaria de Redação, que aprovou o anúncio, não considera que houve erro. “A avaliação foi a de que a essência da reportagem não foi adulterada.”
Se fosse isso mesmo, a reportagem original teria algo bem errado, já que seria praticamente um press realese. Mas não era. Foi retalhada e usada como peça de marketing.
Para os leitores, expostos mais vezes ao anúncio do que à reportagem, fica a impressão de que a Redação da Folha prestou um serviço ao Objetivo. O jornal permitiu uma autofagia perigosa. 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

2 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

3 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

4 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

4 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

4 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

5 horas ago