Categories: Mídia

Sobre Fátima Bernardes

Não assisti o novo programa de Fátima Bernardes. Pelo horário, acho que nunca assistirei. Mas deixo aqui minha admiração pela pessoa de Fátima – que não conheço pessoalmente.

Há algum tempo o jornalismo virou show-bizz, especialmente em mídias de larga repercussão, como é o caso da TYV Globo. Mais ainda no seu jornal de maior peso, o Jornal Nacional.

A rigor não se pode apontar nenhum dos jornalistas como propensos a jogadas de estrelato, a não ser um ou outro colunista. Há um cuidado prudente em relação à imagem, em não misturar com o espaço mais largo dos artistas de novela.

Ao longo de suas carreiras, expostos a uma superexposição, alguns conseguem disfarçar o que não são, outros escondem o que verdadeiramente são, e outros conseguem, com discrição, passar no ar a personalidade que provavelmente devem ter em sua vida pessoal.

É o caso do casal Bonner-Bernardes.

De Fátima, o que ficará na memória da atual geração de telespectadores foi o gesto firme e decidido com que salvou o marido daquele que poderia ter sido um escorregão fatal.

Estavam todos os profissionais da Globo empenhadíssimos em atirar a bala de prata na candidata Dilma. Mirian tentou na famosa entrevista à CBN – insistindo mais do que a prudência recomendava em mostrar as “duas caras” de Dilma, apelando para uma questão técnica errada e que foi corrigida no ar pela entrevistada. Mesmo com todo seu prestígio, CBN não é Jornal Nacional.

Bonner tentou a bala de prata na entrevista dada ao Jornal Nacional, para milhões e milhões de telespectadores, um palco onde qualquer escorregão pode ser fatal.

Avançou, avançou, recorrendo ao repertório de TVs – perguntas superficiais em tom acusatório. Dilma enfrentou com um sorriso e respostas rápidas. Bonner aumentou o tom e ficou à beira do precipício, mostrando uma agressividade que contrastava com seu modo ponderado de conduzir o JN.

Foi quando Fátima fez uma breve sinal com a mão, discreto porém firme, interrompendo a momentânea perda de rumo do companheiro. Foi um gesto inesquecível de profissionalismo, mas também de companheirismo, de quem se sabe o ponto de equilíbrio do talentoso casal.

Uma grande jornalista e uma grande esposa.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Um regime de guerra global, por Michael Hardt & Sandro Mezzadra

Está surgindo um regime de guerra global – no qual a governança e administrações militares…

6 minutos ago

Setor de serviços fecha março com 0,4% de avanço

Crescimento foi influenciado pelo segmento de informação e comunicação, segundo IBGE; alta ante primeiro trimestre…

27 minutos ago

CPI: técnico responsável por minas de sal da Braskem fica em silêncio

Defesa de Paulo Cabral conseguiu habeas corpus do ministro Alexandre de Moraes; ao menos 40…

51 minutos ago

Lula estuda representante permanente do governo federal no Rio Grande do Sul

O presidente Lula quer enviar um representante do governo federal para atuar no gerenciamento da…

58 minutos ago

Pablo Marçal, um Barão de Munchausen perigoso, por Luís Nassif

Bolsonarista, quando pretendeu integrar a militância digital de Jair, foi escorraçado por Carlos Bolsonaro, o…

1 hora ago

Dilma destina R$ 5,7 bilhões do Banco dos Brics para a reconstrução do Rio Grande do Sul

Valor será destinado para obras de infraestrutura, mas pode ser direcionado para resolver as urgências…

2 horas ago