Categories: Música

A morte de Liu, da dupla Liu e Léo

Nassif, a música sertaneja amanhece de luto. Calou-se o Boiadeiro Errante:

Morreu Liu, da dupla Liu e Léo

  

(Foto: Divulgação)

O cantor e violeiro Liu, irmão e parceiro de Léu em uma das duplas sertanejas mais relevantes da música regional brasileira, morreu na manhã de domingo, aos 77 anos, depois de sofrer um infarte em sua casa.

De uma família de músicos adeptos da catira – ele era primo de Zico e Zeca e de Vieira e Vieirinha -, Liu vivia em Ibiraci, no sul de Minas. Na estrada desde 1958, os irmãos tiveram um de seus 32 discos indicado ao Grammy Latino em 2003, chamado Jeitão de Caboclo, na categoria Melhor Álbum de Música Regional.

Lincoln Paulino da Costa, seu nome de batismo, sofria de problemas no pulmão. O início da carreira foi com a gravação da música Rei do Café, de Teddy Vieira, um de seus descobridores, e Carreirinho. Sua maior escola foram os circos em que se apresentou com o irmão ainda garoto pelo interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Lamento pela morte de Liu

    Algumas vezes assistindo o Viola, Minha Viola,com a imortal Inezita Barroso, percebi que o Léo estava sozinho. Apenas hoje descobri, neste site, o também imortal Liu partiu. Muito triste. Luto no meio sertanejo. Tive a oportunidade de conversar com ele, juntamente com o Léo, além de Zico e  Zeca, em Barretos, no Rancho do Cartucheira (Ié lá que  eles e outras tantas duplas passavam, quando iam para a Festa do Peão).  A categoria da dupla e o caráter dispensa comentários. Meu contato ao vivo com essa dupla maravilhosa ocorreu em uma fazenda (São Pedro)  no município de Fernandópolis, lá por volta de 1965. Eu, ainda menino assisti eles cantarem várias modas, em um churrasco oferecido a eles. A  noite tinham apresentação em um circo da cidade. 

    Muito triste, mas tenho certeza de que o legado deixado pelo Liu,juntamente com o Léo, é um dos mais brilhantes, orgulho da  família, orgulho para quem teve chance de conhecê-los, orgulho para alguém que gosta da  música raiz.

    Tenho certeza que ele está em um cantinho maravilhoso no Céu.

    Saudades.

  • Lamento pela morte de Liu

    Algumas vezes assistindo o Viola, Minha Viola,com a imortal Inezita Barroso, percebi que o Léo estava sozinho. Apenas hoje descobri, neste site, o também imortal Liu partiu. Muito triste. Luto no meio sertanejo. Tive a oportunidade de conversar com ele, juntamente com o Léo, além de Zico e  Zeca, em Barretos, no Rancho do Cartucheira (era lá que  eles e outras tantas duplas passavam, quando iam para a Festa do Peão).  Quero registrar aqui que meu filho caçula foi comigo a esse local e adorou conversar com o Liu. Tiramos foto com ele e até hoje ele adora esse gênero). A categoria da dupla e o caráter dispensa comentários. Meu contato ao vivo com essa dupla maravilhosa ocorreu em uma fazenda (São Pedro)  no município de Fernandópolis, lá por volta de 1965. Eu, ainda menino assisti eles cantarem várias modas, em um churrasco oferecido a eles. A  noite tinham apresentação em um circo da cidade. 

    Muito triste, mas tenho certeza de que o legado deixado pelo Liu,juntamente com o Léo, é um dos mais brilhantes, orgulho da  família, orgulho para quem teve chance de conhecê-los, orgulho para alguém que gosta da  música raiz.

    Tenho certeza que ele está em um cantinho maravilhoso no Céu.

    Saudades.

Recent Posts

Acampamento estudantil pressiona USP a romper convênios com Israel

Estudantes protocolaram pedido de cancelamento dos vínculos com universidades israelenses consideradas cúmplices do genocídio em…

15 minutos ago

Em 24 horas, Brasil registra mais de 34 mil casos prováveis de dengue

Desde janeiro, 2.409 pessoas morreram de dengue no país. Nove Estados e o Distrito Federal…

20 minutos ago

Com previsão de temporais, Inmet emite alerta de “perigo” para cidades do Rio Grande do Sul

A situação da capital Porto Alegre preocupa devido aos níveis já elevados do rio Guaíba.…

48 minutos ago

Consumo excessivo de ultraprocessados resulta em 57 mil mortes prematuras por ano

Obesidade por má alimentação custa R$ 1,5 bi por ano ao SUS. Se nada mudar,…

2 horas ago

Brasil, um deserto intelectual?, por Arthur Grohs

Agora que o Brasil começa a caminhar com suas próprias pernas novamente, é o instante…

3 horas ago

De onde vêm as superstições?, por Fernando Dias de Avila-Pires

Superstições constituem sistemas de pensamento que são transmitidos de uma geração a outra sem serem…

3 horas ago