Categories: Erudita Internacional

La Antonnaci: sensualidade e beleza vocal na ópera

 

Anna Catarina Antonacci explora bem possibilidades de uma voz que se situa entre o mezzo e o soprano

João Marcos Coelho, do Estado de S. Paulo

Jacques Drillon, crítico musical francês, definiu com precisão a relação cantora-pianista num recital de lieder: “Essa relação privilegiada, cuja dimensão sexual mal e mal é disfarçada, suscita certa inveja e dá margem a alguns fantasmas. Sob a aparência doce e conveniente que os dois músicos exibem na noite do recital, como não procurar algo mais? Como não extrapolar? Os espectadores de circo esperam secretamente que o equilibrista se estatele no chão; no concerto, o que será que se espera do acompanhante e de sua cantora? Nem ousamos imaginar”.

 

Ele tem toda razão. De fato, é ambígua, mas muito atraente para a plateia, a relação cantora-acompanhante. Sobretudo se ela for a bela e sensual Anna Caterina Antonacci. Acrescentem-se pitadas de erotismo num repertório que fugiu, na terça-feira, na Sala São Paulo, dos lieder alemães, alojando-se no sensual mundo das canções de salão da chamada belle époque europeia da virada dos séculos 19/20. Ali o popular e o erudito se encontravam. Ou melhor, o lied germânico descia do pódio para assumir um jeitão mais informal, menos complexo. E virou “mélodie”, canção acessível a todo tipo de ouvidos. As letras mais simples e diretas ajudam, falam ou de tristezas e alegrias de amor.

La Antonacci – dona de uma atraente tessitura que passeia confortavelmente nos domínios de mezzo e de soprano autêntica, com destaque para os profundos graves bem explorados – é italiana de Ferrara, mas vive em Paris. A primeira parte, portanto, foi à francesa. Nas Cinco Mélodies de Veneza, opus 56, de Gabriel Fauré, pareceu presa. Começou a soltar-se em Reynaldo Hahn, o andrógino “dandy” que brilhou nos salões parisienses da belle époque, de delicada sensualidade (antológicas suas interpretações de Enamorada e A Primavera).

 

A segunda parte, italiana, fez a temperatura subir. Curiosas as cinco canções de Paolo Tosti em inglês (ele naturalizou-se e viveu em Londres), parecem coisas de um Gershwin europeizado. Amor, Amor, de Tirindelli, é puro fogo de artifício, assim como o Scherzo, de Cimara. O toque exótico foi Nevrosi, um minuto de canção assinada pelo maestro Arturo Toscanini. Os Tre Canti all’antica e as canções Pioggia e Nebbie, de Ottorino Respighi, ajudam a entender por que Antonacci anda sendo chamada de nova Callas. Com doses exatas de drama e alto poder expressivo, foi memorável, com destaque nas duas últimas.

 

As derradeiras performances bandearam-se para a ópera, onde ela evidentemente sente-se mais em casa. Foi “assoluta” em “Paolo, datemi pace!”, da ópera Francesca da Rimini, de Zandonai, assim como no extra. E estabeleceu forte relação com o seguro Donald Sulzen. Afinal, como escreve Drillon, “o piano ocupa o papel principal. É ele que dá o tempo, é ele que dá o tom, que constrói a peça, que a faz ficar em pé, como o manequim da costureira sobre o qual ela põe a roupa. É o piano que atenua, que faz avançar, que retém, que solta. Que dirige o discurso”.

Anna Caterina Antonacci “Habanera” from Carmen

Anna Caterina Antonacci – “Una voce poco fa”

Anna Caterina Antonacci “Gypsy Song” from Carmen

Anna Caterina Antonacci – D’amore al dolce impero – Armida – 1991

Werther!.. Werther! Anna Caterina Antonacci

Anna Caterina Antonacci – Il lamento di Arianna

Anna Caterina Antonacci : “Les Troyens” act 1.,H. Berlioz

“Non più mesta”
Rondò finale from Rossini’s Cenerentola
ORCHESTRA GIOVANILE DI SANTA CECILIA,
San Patrignano 1999

Mi tradi quell’alma ingrata Anna Caterina Antonacci
Mozart – Don Giovanni

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Mídia brasileira é cúmplice do genocídio em Gaza, por José Arbex Jr.

Há explicações para o comportamento vergonhoso, deplorável e indefensável da mídia brasileira e de boa…

1 hora ago

Quero ser amigo do Humberto Carrão, por Bruno Mateus

Pois Humberto reúne todos os maravilhosos clichês da nova-esquerda-festiva-carnavalizante-camisa-samambaia-e-pochete-colorida.

2 horas ago

Nova Economia discute os impactos da financeirização da economia

Saúde, economia de cuidados, educação superior e moradia são alguns dos setores afetados pelo processo…

2 horas ago

Dengue: viver o presente com os olhos no passado e no futuro, por Venâncio, Silveira & Siqueira

Vivenciamos neste ano a maior epidemia de dengue no País, tanto em número de casos…

3 horas ago

A celebração da Revolução dos Cravos, por Bruna Muriel

Faço minhas as palavras de Chico Buarque: “Foi bonita a festa, pá. Fiquei contente. Ainda…

3 horas ago

Marielle Franco e a intervenção federal, por Paulo Fernandes Silveira

O relatório final da Polícia Federal traça um panorama da atuação política de Marielle nos…

4 horas ago