Categories: Música

Gal no Carnegie Hall

Atualizado às 19:20

Gal leva emoção a Nova York

Cantora foi ovacionada ao final do show no Carnegie Hall, na quinta

26 de março de 2011 | 0h 00

Francisco Quinteiro Pires – O Estado de S.Paulo

“Meu segredo e minha revelação. Minha bússola e minha desorientação.” Quando cantou os versos de Minha Voz, Minha Vida (Caetano Veloso), a primeira música do show no Carnegie Hall, Gal Costa resumiu sua trajetória artística. Filha de uma geração que sonhava, ela chegou sem ilusões à maturidade. Soube lidar com a própria voz, cuja sensualidade e clareza têm resistido à passagem do tempo. Em se tratando de Gal, como diz outro verso, extraído de Força Estranha (Caetano), “a vida é amiga da arte”.

Nas 20 composições interpretadas anteontem, Gal, de 65 anos, transitou por diferentes gêneros. Cantando obras que cobrem a carreira de mais de quatro décadas, ela se mostrou primorosa no balanço entre técnica e emoção. Acompanhada pelo violonista Luiz Meira, Gal optou pelo intimismo, “perfeito para a acústica do Carnegie Hall”, como disse ao Estado antes do show. “Esse espetáculo não tem nada que seja irreverente ou experimental. Sou só uma cantora fazendo um show mais clássico”, cujo repertório se parece com Gal Costa Live at The Blue Note, disco gravado em 2006.

Gal recebeu muitos aplausos durante a sessão bossa nova da noite. Chega de Saudade, Wave, Desafinado e Garota de Ipanema fizeram sucesso entre a plateia que lotou o local. Com elas, a cantora homenageou o “seu guru, seu deus”, João Gilberto.

Em 1985, Gal Costa fez no Carnegie a sua estreia norte-americana. Artistas brasileiros costumam se apresentar em outros lugares de Nova York antes de chegar à lendária casa de espetáculos. Esse é um passo importante para o lançamento da carreira nos EUA. “Mas não me preocupei com isso, porque sempre tive capacidade de ser internacional.” Diz ter vontade de gravar em inglês, “língua que adora, apesar de não falar tão bem”. No Carnegie, ela arranhou o idioma, despertando risos no público.

Novo disco em “construção”. O show de voz e violão apresentado em Nova York tem as mesmas características do que foi assistido por Caetano Veloso em Portugal. Na ocasião, ele revelou o desejo de compor obras inéditas para a Gal. “Caetano é o compositor que faz as melhores músicas para mim”, ela disse. Segundo Moreno Veloso, um dos produtores, o disco ainda não tem nome. “Ele está com as bases quase todas prontas”, contou ao Estado.

Embora goste muito de computador, Gal está cumprindo a promessa de abandonar o Twitter após provocar polêmica em janeiro. Nascida na Bahia, ela foi criticada por ter chamado os baianos de preguiçosos. “Descobri que é preciso tempo para o Twitter e que não sei lidar com intolerância nem grosseria”, afirmou. “Existe um charme em volta dessa história, até o Dorival Caymmi falava nisso (na preguiça dos baianos).” Ela mantém o perfil do Facebook. A sua grande preocupação, afirma, é transmitir aos fãs bons sentimentos. E assim foi no Carnegie Hall, onde o público a ovacionou.

Por Carlos Alberto Passos

Tenho orgulho de ter dirigido e produzido o último show de Gal, quando aunda residia na Bahia, e Caetano, Gil e Bethânia já estavam em São Paulo. Chamava-se Despedida e aconteceu na boite Dênde Bar. No contrato (verbal) a exigência de conseguir uma passagem de avião para o sul maravilha – cuja ansiedade ela não segurava mais. Trabalhava com turismo na época e foi fácil conseguir. O que ficou marcado? Um beijo roubado que arranquei de sua boca dentro de um táxi e o empurrão que conseguir levar. Depois de anos encontrei-a no Teatro Teresa Raquel. Ela me mandou procurar Guilheme Araujo, seu empresário. Mas na época eu era um porra-louca e hippie assumido. Fica a lembrança do início de todos eles.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

6 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

7 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

9 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

9 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

9 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

9 horas ago