O inovador CD “Alegria dos Homens” cai na rede, por Carlos Motta

O inovador CD “Alegria dos Homens” cai na rede, por Carlos Motta

Lançado no fim de 2002, o álbum “Alegria dos Homens”, do pernambucano Armando Lôbo, (foto) arrebatou na época grandes elogios da crítica especializada. Repleto de inovações, estranhezas e referências ao Barroco, o trabalho ia além das categorias, apontando novos caminhos para a canção brasileira. Seu autor buscava provocar a mesmice bem comportada da MPB da época, com intensa polifonia e carga dramática, arranjos complexos e enorme variedade de ritmos e temas que, poeticamente, investigavam a alegria trágica do povo brasileiro.

Co-produzido por Armando Lôbo e o músico paulistano Maurício Pereira, “Alegria dos Homens” era até então o único CD do músico pernambucano que ainda não estava distribuído nas plataformas digitais. O álbum é agora lançado digitalmente depois de reedição, remixagem e masterização seguindo padrões de “streaming”. Além disso, ganhou uma capa nova, que reforça a acidez tropical do trabalho. Marcado pelo sentido do grotesco carnavalesco, “Alegria dos Homens” esbanja festa, escatologia, futebol, religiosidade, lirismo, ironia, violência e ternura em 11 faixas bastante diferentes entre si – um agônico e vertiginoso desfile de arquétipos da cultura brasileira.

Abrindo o disco, “Agnus Dei” tem sua forma inspirada na passacaglia barroca e sincretiza, ao mesmo tempo, um trecho da missa em latim com sonoridades de candomblé, harmonia dissonante e ecos jazzísticos.

Com ritmos inspirados na música nordestina, com melodia e harmonia dramáticas, “Mandinga” canta o amor e o feitiço na cultura brasileira, de arranjo em tratamento polifônico e letra do escritor e ator gaúcho Edison Nequete (1926-2010), filho de Abílio de Nequete, um dos fundadores do PCB.

Em seguida, o samba-caboclinho, de clima buarqueno, “Um Minuto e Meio” descreve as emoções do torcedor durante uma partida de futebol por meio de um duelo contrapontístico dos sopros, simbolizando a troca de passes entre os jogadores.

Estabelecendo um diálogo crítico com o lado mais social da música de Chico Buarque, “Lei da Vitimização” traz no arranjo a presença dos ritmos pernambucanos frevo e caboclinho.

O xote-baião de “Sanfoneiro Mudo” faz um paralelo entre o molejo nordestino e a picardia do compositor francês Erik Satie, numa espécie de ironia ao ludismo multicultural. A letra, surreal, relata o problema “estético-fonoaudiológico” de um sanfoneiro que perdeu a língua e também a sua amada.

Top view of lots of pills

O álbum segue com suas idiossincrasias corrosivas com “Crônica de um Envergonhado”, um desabafo feminino diante da masculinidade romântica. A melodia do refrão tem irônico apelo sentimental e a harmonia usa ocasionais choques de segunda menor para musicalmente representar o atrito de gênero – a mulher falante é uma Lilith desconcertante e iconoclasta.

Em “Ciência, Alegria dos Homens, o músico pernambucano confronta o cientificismo tecnológico contemporâneo com a ciência estética barroca, satirizando também a banalidade da música pop por meio de um pastiche contrapontístico em forma de cânone.

Escrita para quarteto de saxofones, o frevo neobarroco “Bachiando no Frevo” é o primeiro (e, talvez, o único) frevo escrito em forma de fuga estrita que se tem notícia. O tema, desenvolvido à moda bachiana, é inspirado no compositor pernambucano Levino Ferreira.

Já o frevo-de-bloco “Futebol Iraniano” traz uma letra surrealística, inventando um laço que une a fé muçulmana à paixão “pagã” futebolística. O ritmo, apesar das células do frevo, é desenvolvido em um insólito 7/4, e é cantada por um pequeno coro feminino, à moda das pastoras pernambucanas. Na introdução e no fim, podemos ouvir sons de um instrumento oriental de sopro.

“Bossa Nerd”, um samba bossa bem-humorado, comenta a globalização com uma letra propositalmente débil, de harmonia relativamente característica do estilo, porém com melodia sugerindo um tipo de angulosidade que é marca do autor.

Em seguida, “O menino João Maria” se apresenta como uma “canção-resposta” à personagem infantil do livro de Gilberto Freyre “Dona Sinhá e o Filho Padre”. O compositor procurou o arquétipo corrosivo de uma criança que fosse a alegoria do Brasil, ao contrário da criança singular da seminovela do grande escritor recifense. Sua remixagem deixou a canção um tanto diferente da versão original, de 2002 – as características de harmonia intervalar e contrapontos instrumentais continuaram preservadas, mas atenuadas.

Por fim, “Soco Indolor” se revela uma canção de câmara que descreve a busca do homem para encontrar o amor transcendental, depois de ter sido seduzido por demônios. Sua inspiração poética entrecruza a lenda medieval do Tannhäuser com gravuras do escritor inglês William Blake. A harmonia tem certo caráter impressionista e jobiniano, que se choca propositalmente com o espírito expressionista da proposta.

Compositor, cantor e poeta, Armando Lôbo desenvolve gêneros e estilos musicais diversos, com o uso de matizes experimentais e simbiose intensa com a literatura, história, filosofia e religião. Lançou quatro discos que receberam cotação máxima da imprensa especializada.

Contemplado em importantes concursos nacionais e internacionais, Armando Lôbo é o único artista brasileiro a vencer os principais prêmios brasileiros tanto na música popular como na música de concerto, prova de seu ecletismo e abertura a linguagens diversas. Suas peças e canções têm sido executadas por importantes grupos no Brasil, Europa e Estados Unidos. Também tem composto inúmeras trilhas sonoras para televisão, vídeo institucional e cinema. (Informações da assessoria de imprensa) Para ouvir online: https://open.spotify.com/album/0etLT1KJM3a8zIGZd1kXrl  

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  Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=343nI0_IecY&feature=youtu.be

Redação

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