O monarca da Portela, por Aquiles Rique Reis

O monarca da Portela

por Aquiles Rique Reis

Após quatro anos sem gravar, Hildmar Rosa, o soberano Monarco, lançou um CD de beleza definitiva, com um tipo de música que nos acostumamos a reverenciar como “coisa nossa”.

Aos 85 anos, Monarco comprova que samba não é pra quem quer, é pra que pode – e como esse monarca portelense pode, meu Deus!

Sua voz demonstra algum cansaço? Ou seria desânimo? Nem uma coisa nem outra. Hildmar Rosa é um monarca sem cetro e sem coroa, mas com mil e um súditos que o idolatram por sua essência musical popular e portelense, e que cantam suas músicas como quem ora a um ser humano quase divinal.

Monarco de Todos os Tempos (Biscoito Fino) é o título do álbum. Graças à excelência de suas músicas, algumas inéditas, outras já gravadas, o disco está apto a constar das listas que certamente o incensarão como uma referência do samba carioca.

O álbum contou com a produção de seu filho, Mauro Diniz (sambista dos bons), que escreveu os arranjos e regeu, tocou cavaquinho em todas as faixas e é parceiro do pai em seis músicas. Diniz é o mago que vestiu as músicas com a roupagem tradicional da (insuperável) arte de tocar o samba.

Os músicos arregimentados, mestres de carteirinha, são íntimos da levada do samba: Rogério Caetano (violão de sete cordas), Paulão Sete Cordas (violão de seis cordas), Luis Barcelos (bandolim), Miudinho (surdo, pandeiro 2, tamborim e cuíca), Marcelinho Moreira (tantan, repique de anel, tamborim e frigideira), Leozinho (pandeiro 1, tamborim e reco-reco), Paulo Santana, Juliana Diniz, Renato Santana e João Diniz (coro), além de Dirceu Leite (flauta e sax) e Vittor Santos (trombone).

A inédita “Agora É Tarde” (Monarco) abre o CD. Uma levada acelerada antecede a chegada de Monarco – sua voz é imprescindível para melhor entendermos suas músicas. A cada entrada dele, a percussão arrefece a pulsação, que volta sempre que o portelense retoma o canto, e o coro a ele se junta, engrandecendo de vez o samba.

Em “Hora da Partida” (Monarco e Mauro Diniz), já gravada por Zeca Pagodinho, a flauta vem bonitona na melodia em tom menor, que é a cara de Monarco. A percussão é coisa muito séria!

“Uma Canção Pra São Luís” (Monarco) tem participação especial da maranhense Alcione. Sua voz grave e bela, em duo com Monarco, arrasa.

A beleza de “Beija-Flor” (Monarco e Mauro Diniz) é refletida pelo sax. Os versos remetem à infância do bamba: “(…) Eu vou sentindo dentro de mim/ Uma lembrança que me traz felicidade (…)”.

Zeca Pagodinho não poderia ficar de fora. Após intro do trombone, ele e Monarco dividem o canto em “Seu Bernardo Sapateiro” (Monarco e Ratinho). Ao final, após cantar em terças com ele, Zeca agradece ao monarca da Portela.

Um medley, que acaba com “Vai Vadiar” (Monarco e Ratinho), fecha a tampa. Meu Deus!, como são sublimes os sambas desse compositor maior.

A vida segue: Monarco, que nunca teve um samba seu como enredo da Portela, continuará sendo um monarca humilde, oferecendo seu talento a nós e à escola de Osvaldo Cruz.

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

View Comments

  • Tomara que seja tao bom quanto "Tudo Azul"

    "Tudo Azul", tb só de músicas da velha guarda da Portela, é um arraso de tao bom.

Recent Posts

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

9 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

9 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

9 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

10 horas ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

11 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

11 horas ago