Música

Zé Guilherme, braços abertos para a música, por Aquiles Rique Reis

Zé Guilherme, braços abertos para a música

por Aquiles Rique Reis

O que determina a miscigenação de um povo? Seria a identidade da cultura que o caracteriza? Ou a música que se faz e toda gente canta? Prosaica indagação (vinda de um curioso) que me veio à cabeça ao ouvir o trabalho do juazeirense Zé Guilherme, cantor e compositor radicado em São Paulo.

é o título de seu primeiro EP (independente). Pronto para ser lançado ainda no mês de novembro de 2021, Zé Guilherme chega ao mercado após quatro álbuns e cinco singles. O álbum é formado por seis composições autorais de estilos variados, do pop ao maracatu, passando pelo samba e pelo xote. Elas bem representam a trajetória de Zé Guilherme desde Recipiente (2000) até Alumia (2018), que o consolidou como compositor.

O parágrafo anterior foi praticamente tirado do release e me chamou a atenção sobre miscigenação. Pois não só Zé Guilherme como inúmeros outros compositores vêm pro Sul trazendo a cara, a coragem e um violão no matulão, cujo cadeado é um nó (como bem disse Gonzagão em “Pau-de-arara”).

A música de Zé Guilherme espelha a sua vida. Suas raízes nordestinas vieram para São Paulo com ele, aqui encontrando o calor de uma metrópole que por si só é significado e sinônimo da própria miscelânea: São Paulo, capital miscigenação.

Seu novo trabalho tem produção musical e arranjos assinados por Cezinha Oliveira, responsável também pela gravação e pela mixagem do disco. Cezinha é um reforço considerável para vestir múltiplos gêneros de ritmos universais.

Outra participação ajustada aos conceitos das músicas sem fronteiras é a de Luana Mascari, cantora, compositora, pianista, ukulelista e educadora musical, natural de Caraguatatuba (SP). Bela voz.

“Marcas” (Zé e Mario Tommaso) abre a tampa. Segundo Zé, “A canção pop celebra uma noite de amor” – danadinho!

“Meu Querer” é uma canção de Zé que remete à sua raiz cultural nordestina. De refrão marcante, trata do desejo de ter por perto a pessoa amada. Ah, o amor!

Os resquícios de nostalgia do samba inédito “Esperar” (ZG e Filipe Flakes), com sua levada tradicional, falam de uma madrugada triste. Vixe!

Zé, Luana e Cezinha formam o tripé que traz música ao coração dos que a têm como bússola: conhecer para se identificar. Para tanto, lá estão os instrumentistas Jonas Dantas (piano), Cezinha Oliveira (violão, baixo elétrico e guitarra), Ivan Alves (bateria e percussão), Denilson Martins (clarinete, sax soprano e flautas) e Luque Barros (violão de 7 cordas).

Sob os auspícios de Zé Guilherme, todos caem dentro de xotes, sambas, pop, maracatus, cirandas, enquanto São Paulo, pouso atual de Zé, recebe-o com curiosa afeição e brilho nos olhos.

Assim a fortuna da música popular brasileira tem à sua frente todo um conjunto de divisões rítmicas e harmonias características, prontas para (re)nascer. Ainda mais com um grupo como o que Zé ajuntou.

Mais: com sua força vocal e composicional, Zé Guilherme sintetiza a diversidade da música popular brasileira.

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago