Ao contrário da expectativa de entidades e consultores, que estimavam crescimento de até 9% das vendas, a Black Friday do varejo digital teve o seu pior desempenho dos últimos 12 anos, de acordo com os dados da Confi Neotrust.
O valor das transações em 2021 chegou a R$ 4,7 bilhões, enquanto o volume de vendas deste ano não passou de R$ 3,1 bilhão. Os fatores que explicam o resultado do varejo digital são a deteriorização do poder de compra da população, a falta de perspectiva de melhora de renda no curto prazo e a decisão do consumidor em segurar gastos.
“Não esperávamos isso, as pessoas não consumiram, ainda vivemos um período econômico difícil. E havia uma ansiedade grande nas empresas, todo mundo querendo recuperar um pouco os números do ano”, comentou Matheus Manssur, superintendente comercial de comércio eletrônico na CleasSale ao Valor Econômico.
O Mundial de Futebol também impactou o resultado dos grandes varejistas. Apenas a venda de TVs apresentou um resultado positivo ante os demais produtos: o volume de vendas foi de 51% maior em novembro e 31% em outubro.
Para especialistas, a estreia da seleção brasileira na Copa do Catar, na última quinta (24), também prejudicou o varejo, pois provocou a dispersão da atenção dos consumidores. “Mas houve outros efeitos. Apesar das expectativas, o próprio comércio optou pela racionalidade e não criou ofertas e ações de mídia tão fortes. E ainda antecipou promoções para outubro e primeiras semanas de novembro, espalhando a venda”, concluiu Manssur.
LEIA MAIS
Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…
Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…
Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…
Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…
Para o bem ou para o mal - espera-se que para o bem - o…
Procedimento representou marco na medicina e foi comandado por brasileiro; em 2021, transplante foi testado…
View Comments
Não teve nenhuma promoção realmente boa. Os lojistas esperavam o que?
Na verdade o que enfraqueceu a Black Friday foi a falta de confiança. Toda a pessoa que tem o hábito de pesquisar antes de uma compra, por menos importante que ela seja, vai concluir que por padrão, as grandes lojas aumentam ou até dobram o preço das mercadorias para depois oferecerem descontos na Black Friday. Assim, para ter um desconto de 50% do dobro do preço de qualquer mercadoria, não será necessário esperar pela Black Friday