A derrota trabalhista no Reino Unido tem um lado bom, por Rodrigo Nunes

Jornal GGN – Grande parte das análises sobre a derrota do Partido Trabalhista (Labour) tem como base o impasse da esquerda frente ao avanço da extrema direita, e a possibilidade de aprender com a experiência britânica pode ser comprometida pela falta de atenção aos detalhes.

Em artigo publicado no jornal El País, Rodrigo Guimarães Nunes – professor de filosofia moderna e contemporânea na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – explica que existem vários pontos a serem avaliados, como a distorção produzida pelo sistema distrital britânico, a coalizão formada em torno da candidatura de Jeremy Corbyn e o próprio Corbyn, visto como alguém sem carisma e traquejo.

A queda do trabalhismo não é o único ponto a ser explicado: mesmo com o desgaste de 10 anos no poder, os Conservadores saltaram de aproximadamente 36% nas vitórias de 2010 e 2015 para 42% em 2017 e 44% em 2019 –– sendo as duas eleições dominadas pelo Brexit.

Segundo Nunes, tais eleições funcionaram como referendos sobre o referendo de 2016, e as tentativas de transformar a discussão em debates sobre desigualdade econômica e justiça social por parte dos trabalhistas falharam, uma vez que tanto bilionários como comunidades “deixadas para trás” em períodos de desindustrialização acabaram por apoiar o Brexit.

O articulista pontua que a desilusão com a esquerda britânica não é recente, e ganhou força com as duas décadas de hegemonia do governo Tony Blair – que criaram as condições para a crise financeira de 2008 e a piora social que impulsionou o movimento Brexit. “Se “buscar o centro” significa voltar às políticas de 15 anos atrás, está claro que não existe mais espaço econômico ou político para tanto”, pontua o professor da PUC.

Mas o quadro também tem um lado positivo: o esforço em fugir à oposição entre “realismo” e “utopia”, a partir da noção de que aquilo que aparentava ser “realista” antes da crise de 2008 deixou de sê-lo já que a realidade simplesmente mudou. Uma alternativa é enfrentar as disparidades de frente, reduzindo a força do poder econômico e dando às pessoas mais controle sobre a economia e o Estado.

E esse debate passa pela crise climática crescente – continuar como antes é algo surreal, tanto que a base mais mobilizada pela esquerda são os millenials que chegaram à maioridade após 2008 com grandes dívidas educacionais , sem perspectivas de emprego e com um mundo cada vez mais inóspito à frente.

Redação

Redação

View Comments

  • Não esqueçam das manipulações efetuadas pela Cambridge Analitics.
    A empresa fechou, mas a operação continua atuante. Ocorreu no Brexit, na eleição de Trump e na de Bolsonaro.
    Isso é muito sério e não vejo esta discussão por aqui.

    • Bem lembrado.
      Até onde sei, houve ampla discussão sobre isso na GB, logo após o referendo.
      Parece-me que o resultado desta eleição, revelando um apoio ao brexit maior até do que o obtido no referendo, deixa claro que o efeito das manipulações da Cambridge Analítica sobre o resultado do referendo foram bastante superestimado.

Recent Posts

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

1 hora ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

1 hora ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

2 horas ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

2 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

5 horas ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

15 horas ago