Categories: NotíciaPolítica

A hora da Decifração

Pouca gente, imagino, gosta mais de filmes policiais que eu. Conspiração então, é show. Primeiro ficção, segundo ficção científica, depois policiais. Descubro que gosto pelo volume, quando reparo os catálogos e percebo a quantidade de bons roteiros e filmes que já vi.

 

Passando para a vida real, e ao contrário das posições declaradas ( pelas autoridade de plantão e momento), quem é que afinal consegue brigar com números? A vida sem a matemática, o cálculo, as chances, parece impossível.

 

Vivemos num mundo de discursos. O que é. E o que transparece, no discurso. E a formalidade da mensagem que se quer implementar, pelo e mediante o discurso. Simples ( …e envolvente ) assim.

 

O cálculo de chances parece ser um bom meio de apurar: verdade, conteúdos verazes e discursos.

 

Chego ao ponto: a semana que já, já finda. Quais as chances de uma denúncia internacional prosperar, (a.) ser seguida de ‘denunciar o denunciado’ (b.) ‘apenas’ 24 hs depois ((c.) num processo cujas bases de queixa do MP datam, pelo menos, de cinco meses antes ), (d.) por um Juiz que, em outra faceta (e.) apurativa, também é suspeito (f.)de ter causado um prejuízo trinta (g.) ou quarenta vezes maior que o atribuído ao  suposto – e vingado – denunciado?

 

Sem participação intencional humana, a chance da ocorrência disto, ao acaso, é de zero, vírgula e um indecente acompanhamento de zeros, até que se chegue a um pequeno e infinitesimal número concreto.

 

Outro exemplo. Qual a possibilidade de dois anúncios virem ao ar, na mídia, correspondentes a três fatos sobre o mesmo tema ( corrupção eleitoral da presidenta ), se estão separados por pelo menos três semanas e, com  sabido é – e fato feito, que notícia e jornal vencido apenas embrulha(m) peixe?

 

Sim porque nesta semana, a taxa de veracidade de que um feito apurativo de contas de campanha eleitoral veio à tona (vários meses de informação concreta, DE CONTAS já APROVADAS) exatamente agora; cruzada com um depoimento de três semanas ( divulgado ontem ) antes, e a fachada de uma empresa de informática,  divulgada esta semana. Justamente na semana véspera de uma programada manifestação – pelas liberdades públicas, pela manutenção dos avanços sociais e emprego, e pela legalidade democrática. Daquela velha e respeitosa senhora, a do jogo jogado, com as regras conhecidas. Na mão.

 

Resumindo: a quantidade de veracidade dos dois discursos jornalísticos é mínima ( a ordem e importância dos fatos encontra-se manipulada, dentro da edição e alinhavo dos mesmos). Desta certa maneira, Hitler teria invadido a Polônia ( fato ) , ou a União Soviética ( fato) pra libertá-las ( discurso e alinhavo, carentes de veracidade )!

 

Quem sabe, afinal  ( e futuramente), dele mesmo…

 

Se você não é fã da matemática, como a grande maioria, pelo menos preste atenção na sua voz: qual a possibilidade de acaso, de tudo isto ocorrer sem a organização, deste discurso ( que quer influenciar ) e a baixa taxa de requisito veraz ( o que o velho Carta insiste em chamar de ‘ verdade factual’…). Sem a atitude humana, organizadora e manipulativa?

 

Minha primeira paixão, esqueci de falar: são os livros. Orwell, Kafka, roteiristas e diretores como Terry Gilliam, preconizam o controle do organismo social pela vigilância e pela manipulação. Se matematicamente disto, nada nos ocorrer agora, começar pelos discursos midiáticos ‘decifrados’, já será um belo começo.

 

Amanhã, compareça. A velha e gentil senhora pede. E,    …antes de qualquer coisa     

 

Fora Temer!  

Redação

Redação

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

28 minutos ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

50 minutos ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

56 minutos ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

59 minutos ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

1 hora ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

2 horas ago