Categories: Notícia

Amapá repudia parágrafo que permitiria reduzir Reserva Legal no estado

Amapá repudia parágrafo que permitiria reduzir Reserva Legal no estado

A Bancada Federal do Amapá reuniu-se nesta quinta, 16, com o relator do projeto do novo Código Florestal (PL 1.876/99), deputado Paulo Piau (PMDB/MG), para exigir que seja retirado do texto o parágrafo 5º do artigo 13. Incluído na matéria pelo Senado Federal incidiria, hoje, apenas sobre o estado do Amapá. O governador Camilo Capiberibe foi à reunião e ratificou o pedido dos parlamentares.

O parágrafo que o Amapá quer ver suprimido permite reduzir a área de reserva legal nas propriedades rurais da Amazônia “para até 50%, quando o estado tiver Zoneamento Ecológico-Econômico aprovado e mais de 65% do seu território ocupado por unidades de conservação da natureza de domínio público, devidamente regularizadas, e terras indígenas homologadas”. O Amapá é o único estado da federação nesta condição. Pelo menos 250 mil hectares de floresta poderão ser mantidos no Amapá se o dispositivo for retirado do texto que o Senado aprovou.

Os parlamentares amapaenses afirmaram que o Amapá tem compromisso com um modelo de desenvolvimento sustentável, com a floresta em pé, diferente do que pretende provocar o parágrafo. “Esse parágrafo não nos ajuda. Não queremos essa flexibilização”, repetiram os deputados ao relator, que se disse convencido para retirar o item do PL. Piau afirmou que vai propor a modificação “para ver a reação” dos diversos segmentos envolvidos na discussão do novo Código.

Parlamentares e governador do Amapá (c) pediram que relator (e) exclua parágrafo que permite redução de florestas no estado

“Queremos que o desenvolvimento do Amapá se dê a partir da floresta em pé, um modelo de desenvolvimento para o mundo. Levamos anos para firmar essa concepção e é possível desenvolver e gerar renda por ele”, afirma a deputada.

Participaram da reunião a deputada federal Janete Capiberibe (PSB), que propôs o debate com o relator, o coordenador deputado Evandro Milhomem (PCdoB), as deputadas Fátima Pelaes (PMDB) e Dalva Figueiredo (PT) e o deputado Sebastião Bala Rocha (PDT) e os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL) e João Alberto Capiberibe (PSB) que apresentaram, no Senado, emenda para retirar do projeto do Código o dispositivo que permite a redução das florestas nas propriedades rurais da Amazônia.

Legenda: Parlamentares e governador do Amapá (c) pediram que relator (e) exclua parágrafo que permite redução de florestas no estado


Texto e foto:
Sizan Luis Esberci

Redação

Redação

Recent Posts

Como se constroem as bolhas, por Luiz Alberto Melchert

Pode parecer loucura, mas pessoas podem-se transformar em componentes do goodwill de empresas ou grupos…

25 minutos ago

Luís Nassif: como Campos Neto armou novo golpe da Selic

A casca de banana de Campos Neto teve efeito.  No dia seguinte à fala de…

1 hora ago

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

12 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

12 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

12 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

13 horas ago