Categories: Notícia

Andar de bicicleta

Quando a gente é criança, custa a descobrir que olhar para o chão, quando se anda de bicicleta, olhar apenas para o chão é uma tendência que todos têm e que, frequentemente, leva ao tombo.

Na economia, embora seja indispensável gerir o presente, é preciso estar atento ao que se passa na frente – e tendência, na economia, não é a simples repetição de fatos –  e às expectativas dos agentes econômicos.

Nós, durante as últimas décadas, nos acostumamos tanto a ver nossa economia ser dominada pelo setor financeiro que passamos, inconscientemente ou não, deixando nossas expectativas econômicas serem governadas por ele e seus indicadores: juros, bolsa, câmbio, inflação…

Nossa visão da economia foi tão “seqüestrada” por este pensamento que, afinal, não conseguimos ver as coisas além dele.

Não existe nenhum problema de fundamentos na economia brasileira, mas o “grande mundo” da economia transmite um clima de apreensão, adotando tamanha “prudência” que, como disse semana passada a presidenta Dilma Rousseff sobre a tentação européia de enfrentar a crise apenas com medidas de austeridade, criam uma espécie de profecia autorrealizável.

Vivemos sufocados por esta retração do mundo financeiro e isso, na prática, leva à redução das expectativas, de iniciativas e da própria expansão das atividades produtivas, do emprego, da renda e do consumo, num ciclo perverso que, como se disse, autoalimenta a própria retração.

Este é o mecanismo que ficou conhecido, politicamente, como a “roda-presa” econômica.

Vejam: sob uma saraivada de críticas, o Banco Central iniciou uma lenta – sim, lenta e conservadora – redução na taxa de juros. Isso, porém, ainda pouco ou nada se refletiu na atividade econômica em si, porque esta transferência é demorada e, no caso do sistema financeiro brasileiro, praticamente nula.

No gráfico deste post, elaborado a partir dos dados oficiais do Banco Central, divulgados quinta-feira passada, você pode ver que o spread bancário – a diferença entre o que os bancos pagam para captar dinheiro e o que cobram para emprestá-lo – cobrado nos empréstimos bancários não baixou, ao contrário.

Em dezembro de 2009, ele representava 61% do dos juros cobrados ao tomador de empréstimos. Em setembro passado, 72%. Como os custos administrativos, em média, reduziram-se neste período, assim como caiu a inadimplência – que baixou, no conceito de atrasos superiores a 90 dias, de 4,3% do total para 3,5% do total de crédito – aí está a explicação sobre os sucessivos recordes de lucros apresentados pelos bancos brasileiros.

Não é curioso, para dizer o mínimo, que os balanços dos grandes bancos estejam apresentando crescimento nos seus lucros, este ano, muito superiores aos obtidos no ano passado?

O fantasma do rompimento do teto da meta inflacionária está, ao que tudo indica, exorcizado. É mais do que hora de o Governo usar suas ferramentas de irrigação da economia – os bancos públicos – para forçar a queda dos juros efetivamente praticados, assim como o Banco Central fez cair os juros públicos quando se consolidou o atingimento da meta de superávit do Tesouro.

Porque se ficarmos de olhos fixos apenas no resultado imediato de cada índice, esperando que o seguinte seja um pouco melhor, perdemos de vista o caminho, como quem anda de bicicleta olhando para o chão.

E saber que, tanto quanto às bicicletas, também para a economia, é o fato de ela estar em movimento que a mantém em equilíbrio.

Por: Blog Projeto Nacional

Redação

Redação

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

18 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

14 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago