América Latina/Caribe

Antagonismo e temor marcam última semana da corrida eleitoral na Argentina, por Regiane Nitsch Bressan

do Observatório de Geopolítica

Antagonismo e temor marcam última semana da corrida eleitoral na Argentina

por Regiane Nitsch Bressan

Em uma semana agitada no cenário político argentino, os candidatos Sergio Massa (União pela Pátria) e Javier Milei (A Liberdade Avança) encerraram suas campanhas para o segundo turno em um clima eleitoral tenso, provocado pelo temor e acusações. Nestes dias prévios ao segundo turno, a campanhas foram regadas de alegações de fraude, acusações diretas e desconfianças mútuas. Ambos os candidatos encerraram seus discursos com mensagens distintas, mas intentando conquistar votos dos indecisos e daqueles avessos a ambos os candidatos. A campanha de Milei pautou-se em alegações anônimas de que a polícia civil argentina teria adulterado urnas no primeiro turno. Isso levou seu partido a solicitar reforço da presença das Forças Aéreas e Militares para “evitar” repetição do suposto incidente neste domingo, 19 de novembro. O governo rejeitou veementemente o pedido da Liberdade Avança.

Massa encerrou sua campanha visando conquistar o voto jovem em tom de esperança à continuidade de políticas sociais, uma de suas principais bandeiras. Ele também enfatizou a necessidade de os argentinos voltarem a confiar na política tradicional, a qual enfrenta total descrédito. Por sua vez, Milei liderou um ato em Córdoba diante à presença de Patrícia Bullrich, a terceira colocada, a qual candidata da classe conservadora tradicional do país. Ao catalisar os votos de Bullrich, o ultradireitista Milei reforçou sua confiança, pedindo coragem ao triunfo de mudanças baseadas em medidas econômicas radicais, que salvariam o país da atual crise econômica avassaladora. Evitando mencionar o nome do oponente, Massa criticou amplamente suas propostas econômicas, tidas como inconsistentes e incoerentes. Ele também defendeu a educação pública e gratuita, bem como novas medidas para combater inflação e atrair investimentos estrangeiros.

Após o debate político de 12 de novembro, quando Massa apresentou melhor desempenho, encurralando Milei e pautando o debate, houve certa inversão nas pesquisas eleitorais. Aliás, os prognósticos são incertos sobre o resultado eleitoral, havendo um nível de tensão sociopolítica sem precedentes. O cenário, inicialmente polarizado entre medo e raiva, evoluiu para um embate entre diferentes formas de medo. A atmosfera política argentina está carregada de violência contida, manifestações provocadoras e um clima de crispação inédito, tornando até a distribuição de panfletos um ato audacioso em alguns lugares.

A campanha, inicialmente centrada em questões políticas, transformou-se em um embate marcado pelo medo, seja este associado às propostas libertárias que desafiam acordos democráticos ou à preocupação com uma possível autocracia representada pelo candidato opositor. As expressões agressivas dos líderes políticos exacerbaram as tensões e a polarização se reflete não apenas na esfera política, mas também na sociedade em geral. O clima de antagonismo, agora mais arraigado na base social do que na estrutura política, representa um perigo à estabilidade democrática, tão sensível na América Latina.

À medida que se aproxima o dia da eleição, aumentam as preocupações sobre a transparência do processo, com acusações de possíveis fraudes e a necessidade de medidas adicionais para evitar incidentes durante a votação. O otimismo transmitido pelos libertários contrasta com a cautela do oficialismo, que expressa receios sobre o aparato estatal e a capacidade de resposta às demandas sociais. O resultado eleitoral é visto não apenas como a escolha entre dois candidatos, mas como uma disputa pelos valores fundamentais da pátria, democracia, liberdade e direitos adquiridos.

Regiane Nitsch Bressan – Professora do Curso de Relações Internacionais, UNIFESP. Professora do Programa Interinstitucional (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas. Doutora e Mestre em Integração da América Latina, USP. Membro do Observatório de Regionalismo, GRIDALE, FOMERCO e CRIES. Email: regiane.bressan@unifesp.br

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepautaggn@gmail.com. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Observatorio de Geopolitica

O Observatório de Geopolítica do GGN tem como propósito analisar, de uma perspectiva crítica, a conjuntura internacional e os principais movimentos do Sistemas Mundial Moderno. Partimos do entendimento que o Sistema Internacional passa por profundas transformações estruturais, de caráter secular. E à partir desta compreensão se direcionam nossas contribuições no campo das Relações Internacionais, da Economia Política Internacional e da Geopolítica.

Observatorio de Geopolitica

O Observatório de Geopolítica do GGN tem como propósito analisar, de uma perspectiva crítica, a conjuntura internacional e os principais movimentos do Sistemas Mundial Moderno. Partimos do entendimento que o Sistema Internacional passa por profundas transformações estruturais, de caráter secular. E à partir desta compreensão se direcionam nossas contribuições no campo das Relações Internacionais, da Economia Política Internacional e da Geopolítica.

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

48 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

13 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

14 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

14 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

15 horas ago