Categories: Notícia

Autossuficiência em fertilizantes até 2020

A instalação da nova planta de produção de fertilizantes da Petrobras em Minas Gerais começou a ser tomar novos moldes nesta semana, com a assinatura do protocolo de intenções para a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN V), orçada em US$ 1,3 bilhão. A unidade vai permitir a geração de 5 mil empregos durante a construção, com um índice de nacionalização de 65%. O protocolo foi assinado entre Petrobras, a Cemig e o Governo do Estado de Minas Gerais. A Presidente Dilma Roussef participou da cerimônia.

Os parceiros pretendem viabilizar economicamente a construção do UFN V, pela Petrobras, em Uberaba, em paralelo à viabilização econômica da construção de um gasoduto até Uberaba pela Cemig, para atendimento à fábrica de amônia.

A presidente ressaltou que a escolha da cidade se deve a importância agrícola da região. Ela falou da intenção de tornar o país autossuficiente em fertilizantes até 2020.   

A fábrica terá capacidade de produção de 519 mil toneladas por ano de amônia e irá consumir 1.257 mil m3/dia de gás natural. Integrante do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), a obra começará em fevereiro de 2012 e será concluída em dezembro de 2014.

A região do Triângulo Mineiro é o principal pólo de fertilizantes fosfatados do país e a UFN V será instalada no Distrito Industrial III, no município de Uberaba, em uma área de 104 hectares. A unidade também irá atender às demandas dos estados de Goiás, Mato Grosso e parte de São Paulo. O trabalho de sondagem para avaliação do solo e posterior terraplanagem começou em fevereiro.

 De acordo com a Petrobras, a amônia é matéria prima para a produção de mono-amônio-fosfato (MAP), um fertilizante binário que contém fósforo e nitrogênio, e que é utilizado, principalmente, nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão, laranja, entre outros. Hoje, a amônia é importada, via Porto de Santos, de Trinidad e Tobago e Venezuela, o que faz do Brasil o quarto maior importador de fertilizantes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

No ano passado, a produção comercializável de amônia da Petrobras foi de 202 mil toneladas. Para complemento da demanda nacional foram importadas 278 mil toneladas, totalizando uma demanda de 480 mil toneladas.

 Além de agregar valor e dar mais flexibilidade à cadeia de comercialização de produtos do gás natural, a produção de amônia em Uberaba vai aliviar o Porto de Santos para movimentações de outros importantes produtos para o país e irá retirar das principais estradas cerca de 100 caminhões de amônia diariamente no trajeto do porto ao Triângulo Mineiro, reduzindo as possibilidades de acidentes.

Graça Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras, disse que não há riscos do projeto se tornar inviável, já que as empresas envolvidas, Petrobras e  a Cemig, estão empenhadas no projeto.  

“Não teríamos chegado onde estamos hoje se há oito anos não tivéssemos investido em gás. Investimos R$40 bilhões para que hoje conseguíssemos suprir o gás em todo o país. São cinco mil quilômetros de gasoduto. são duas empresas sérias e que estão muito empenhadas nesse projeto. O trabalho será grande e estaremos operando a planta no final de 2014”, disse Foster.

A construção do gasoduto, que será interligado ao Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL), para o abastecimento da UFN V, propiciará também possibilidades de investimentos ao longo do traçado deste novo duto.

Redação

Redação

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

6 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

6 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

7 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

8 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

8 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

9 horas ago