Categories: Notícia

Colombiano naturalizado Carlos Amastha é eleito prefeito de Palmas

Colombiano naturalizado será o novo prefeito da capital de Tocantins. Candidato do PP derrotou Marcelo Lelis (PV). Cidade não tem 2º turno.

 

O candidato do PP, Carlos Amastha, empresário colombiano do ramo de shoppings que se naturalizou brasileiro, foi eleito neste domingo (7) prefeito de Palmas, capital do Tocantins.

Com 100% das urnas apuradas, Amastha obteve 59.680 votos (49,65% do total). O segundo colocado, Marcelo Lelis, ficou com 51.979 votos (43,24%). Em terceiro, ficou Luana Ribeiro (PR), com 5.807 votos (4,83%); seguida por Dr. Luciano (PRP), com 1.341 votos (1,12%); Prof. Adail (PSDC), com 792 votos (0,66%); Abelardo (PSOL), com 380 votos (0,32%); e Fábio Barreto com 225 votos (0,19%).

Em Palmas, não há segundo turno porque o município tem menos de 200 mil eleitores. Segundo o IBGE, Palmas possui 228 mil habitantes e, conforme dados do TRE-TO, cerca de 150 mil eleitores.

 

Composições

Nascido em Barranquila, Carlos Amastha liderou a coligação “Um Novo caminho é possível”, que contou com a adesão do PPS e do PC do B.

Marcelo Lelis, por sua vez, liderou a coligação “É a vez do povo”, da qual fizeram parte PMDB, PSDB, PSD, DEM, PTB, PSL, PMN, PRB, PTC, PHS, PSC e PDT. Ele também contou com o apoio do atual governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), e da senadora Katia Abreu (PSD).

Luana Ribeiro, do PR, teve apoio do atual prefeito de Palmas, Raul Filho (PT).

 

Corrida eleitoral

No fim de agosto, Marcelo Lelis liderava a corrida eleitoral. Pesquisa do Ibope, a primeira realizada sobre Palmas, mostrava que o candidato do PV liderava as intenções de voto do eleitorado com 36%, seguido por Carlos Amastha (26%) e Luana Ribeiro (16%).

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de agosto. Durante o mês de setembro, porém, Amastha ganhou terreno e passou a liderar as intenções de voto. Pesquisa do Ibope de 13 de setembro já mostrava Amastha com 47% das intenções de voto, seguido por Marcelo Lelis, com cerca de 30% das intenções de voto. 

Neste sábado (6), o Ibope divulgou pesquisa que, diferente das anteriores, considera apenas os votos válidos, isto é, excluindo os brancos e nulos. Amastha apareceu com 48% e Lelis, com 44%.

 

Carlos Amastha, após votar neste domingo (Foto:

Divulgação campanha)

Campanha

Os últimos dias da corrida eleitoral foram marcados por acusações. Marcelo Lelis entrou, e teve negado pelo TRE de Tocantins, um mandado de segurança contra a suspeita de prática de caixa 2 na campanha de Carlos Amastha. Lelis alegou que “despesas de campanha dos candidatos ao cargo majoritário, de prefeito e vice-prefeito, estariam sendo satisfeitas com recursos oriundos do shopping Capim Dourado”.

Na última terça-feira (2), quatro pessoas com supostos panfletos apócrifos com teor negativo relacionado a Lelis. Amastha declarou que o material tratava-se de “reprodução de um documento público, assinado, que segue a legislação eleitoral, e que apresenta o CNPJ e nome da coligação e da empresa que reproduziu os mesmos”. Ele afirmou que o material é legal.

saiba mais

Veja a página especial do G1 sobre Eleições 2012

Promessas

Amastha, do PP disse que buscará levar mais infraestrutura para bairros mais afastados do centro da cidade, como Irmã Dulce, União Sul e Santo Amaro. Segundo ele, há recursos públicos para asfaltamento, construção de praças e equipamentos públicos.

 

Ele também disse que quer regularizar áreas já ocupadas e trabalhar para que haja ocupação ordenada dos “vazios” da cidade, evitando assim o crescimento desordenado. Seu plano de governo também prevê a revitalização de atrativos turísticos da cidade, da marina pública e incentivo à expansão da rede hoteleira.

Redação

Redação

Recent Posts

Acorda, Rio Grande, por Elmar Bones

Quando as águas baixarem, o que vai ficar exposto, como os escombros das cidades destruídas,…

42 minutos ago

PGR denuncia irmãos Brazão e delegado por assassinato de Marielle

Marielle foi executada por atritos políticos e interesses econômicos fundiários dos Brazão, diz a Procuradoria

45 minutos ago

Vídeo: Projeção mostra regiões gaúchas que serão afetadas por mais chuvas no fim de semana

"Situação é bastante crítica, não só pelos rios, mas por risco geológico, pois o solo…

50 minutos ago

Levantamento: mais de 80 comunidades indígenas afetadas no Rio Grande do Sul

Levantamento colaborativo indica que mais de 80 comunidades e territórios indígenas foram diretamente afetados, alguns com…

55 minutos ago

Após esforços de Janja, Eduardo Leite diz que “gaúchos e paulistas” salvaram a égua Caramelo

Em meio à tragédia no Rio Grande do Sul, governador faz declaração sem considerar esforços…

2 horas ago

Bloqueio atmosférico que causa chuvas e onda de calor perde força a partir do dia 14

Meteorologistas esperam que o bloqueio perca força ou até se desfaça, permitindo o avanço de…

2 horas ago