Categories: CidadaniaNotícia

Conferência de Maria Lúcia Werneck Vianna aborda a reforma da Previdência e o desmonte da Seguridade Social

Inserida em um contexto mais amplo de desmonte da Seguridade Social e fundamentada em pressupostos controversos, a Reforma da Previdência (PEC nº 287) atinge direitos fundamentais dos trabalhadores, dificulta o acesso às aposentadorias e pretende consolidar mudanças estruturais no sistema de proteção social brasileiro. Para analisar os aspectos conjunturais relacionados à reforma e seus desdobramentos, o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) convidou a socióloga Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna, doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e professora aposentada do Instituto de Economia da UFRJ. Maria Lúcia fará a conferência Reforma da Previdência: contexto atual, pós-verdade e catástrofe, em 6/4/2017, às 14h, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O evento também será transmitido ao vivo pelo blog do CEE-Fiocruz.

“A discussão sobre a reforma da Previdência ultrapassa a conjuntura específica do projeto. É uma mudança estrutural de longo prazo, que tem a ver com a indicação de um novo Estado menos protetor com os trabalhadores”, explica Maria Lúcia, para o blog do CEE-Fiocruz, analisando o cenário político em que está inserida a PEC 287. Entre as mudanças que alteram regras referentes aos benefícios dos trabalhadores, a PEC propõe extinguir a aposentadoria por tempo de contribuição; estabelecer idade mínima única para aposentadoria (65 anos) para praticamente todo o conjunto dos trabalhadores (urbanos e rurais; do setor público e do privado; professores; homens e mulheres); e mudança no cálculo, bem como redução do valor dos benefícios previdenciários em geral.

A discussão sobre a reforma da Previdência ultrapassa a conjuntura específica do projeto. É uma mudança estrutural de longo prazo, que tem a ver com a indicação de um novo Estado menos protetor com os trabalhadores (Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna)

“Essa reforma está fundamentada em pressupostos falaciosos, que não correspondem à realidade. Estão apontando para um déficit que não existiria caso fossem levadas em conta as receitas que a Constituição estabeleceu para a seguridade. Se consideradas todas essas receitas, não há déficit algum”, afirma Maria Lúcia, que entende o processo como uma reforma mais ampla, não apenas na Previdência. “Na verdade, o que eles querem fazer é uma reforma da Seguridade [a Seguridade Social apoia-se sobre o tripé Saúde, Assistência e Previdência], reduzindo recursos para saúde e assistência e limitando o acesso à previdência social”.

Segundo a professora, a medida atinge principalmente os mais pobres e as aposentadorias que ficam em torno do salário mínimo. “O aumento de dificuldade para a aposentadoria dos mais pobres, que são os que hoje se aposentam por idade, vai desestimular muitos a serem contribuintes, principalmente o setor informal, cuja adesão foi crescendo nos últimos anos. De 2015 para cá, estacionou, e para o futuro, vai reduzir. Ou seja, daqui a 30 anos, teremos uma pobreza idosa”.

Maria Lúcia defende, entre as alternativas a essa reforma, a criação de um fundo específico para ser utilizado no futuro e melhoria na fiscalização da arrecadação e a ampliação das receitas. “Essa reforma está sendo feita no sentido de cortar despesas, ou seja, benefícios. Não está sendo levada em conta a outra grande alternativa, que é aumentar as receitas”, diz Maria Lúcia. “Melhorar a fiscalização e a arrecadação das receitas da Seguridade permitiria que a Previdência ganhasse fôlego. Vários estudos já foram feitos e mostram que essa seria uma solução alternativa que levaria sustentabilidade à Previdência”.

 

CEE-Fiocruz – Futuros do Brasil
‘Reforma da Previdência: contexto atual, pós-verdade e catástrofe’
Conferência de Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna
Data:
 6 de abril de 2017
Horário: 14h
Local: Auditório térreo da Ensp/Fiocruz (Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, Bonsucesso, Rio de Janeiro)
Transmissão via internet pelo blog do CEE-Fiocruz: cee@fiocruz.br

Redação

Redação

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

44 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

3 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

3 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

3 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago