Categories: Notícia

Cultura: O Minc Não Tem Espinha Dorsal

 

 

MINC, ECAD E PT – TUDO A VER?

Por Carlos Henrique Machado Freitas

 

 

 

Entre o inóspito e a selva neoliberal de cultura, o MinC que é responsabilidade direta do PT, vive uma aventura existencial. Por um lado, há uma fabulosa trama de ocupação ininterrupta de terra pelos agentes do Ecad dentro do MinC e, por outro, essa insaciável gana por lucros imediatos de um comando que está fora do Brasil e faz dessa gestão do MinC uma zona proibida para qualquer gênero, qualquer forma de manifestação cultural construída de forma universal pelo povo brasileiro.

 

Se há uma saga das corporações exercitando o mais duro golpe da história da cultura brasileira dentro do órgão máximo que a representa, as sementes desse sistema não escondem que há sim uma nova ordem apresentada pelo MinC em nome dos grandes interesses internacionais.

 

Digamos que essa ocupação se dá no mesmo momento em que o deserto se transforma em algo cristalizado quando o assunto são as políticas voltadas à SID, aos pontos, pontinhos e pontões de cultura. Na verdade, o Ministério está nos jogando numa condição de província com o novo colonialismo e na exploração política de todos os espaços em todas as cidades por um órgão cujo Ministério da Justiça classificou como cartel.

 

Sim, o Ecad onde cada vez mais fica marcada a imagem de Ana de Hollanda, apesar de ser expressamente classificado pelo Ministério da Justiça como um cartel e de enfrentar uma CPI no Senado, amplia enormemente sua variedade e tamanho através dos novos e estratégicos contratados para assumir os principais comandos do novo MinC.

 

E o PT, está surdo diante dos gritos da sociedade contra a perigosa bolsa de negócios em que se transformou um ministério que está sob a sua responsabilidade? Não tenho conhecimento do efeito político que, se mantiver essa perspectiva, a colheita será um imenso descrédito com o partido. O PT acha que essa dívida será cobrada de quem? É ele que está afiançando, garantindo politicamente o MinC de Ana de Hollanda e Grassi. Em troca, receberá com certeza uma crítica apropriada ao tamanho de sua responsabilidade. O MinC está plantando no brejo que ele próprio criou políticas que são verdadeiras bandeiras das grandes corporações internacionais, via Ecad.

 

A pergunta é: quanto tempo ainda vamos assistir a uma política de meeiros entre o MinC, o Ecad e o PT?

 

http://www.iipa.com/rbc/2011/2011SPEC301BRAZIL.pdf

IIPA is encouraged by preliminary indications that the new Minister of Culture will carefully review the 2010

draft proposal, as well as the comments received, before putting forward a revised draft for legislative action. We urge the Minister to use this opportunity to correct the shortcomings in the 2010 draft and to address the fundamental issues which this draft overlooks. The goal should be a law that enhances the protection of copyright and neighboring rights, and thus promotes production of new original works, in the face of technological developments that have effectively eroded the ability of right holders to enforce their rights.

 

E mais isso:http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/24/secretario-americano-e-ministra-da-cultura-discutem-direitos-autorais/

 

pra bom entendedor…

http://www.trezentos.blog.br/?p=6184

 

 

Redação

Redação

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

7 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

8 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

9 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

9 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

9 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

9 horas ago