Dados de 16 milhões de pacientes de covid-19 são expostos na internet

Jornal GGN – Cerca de 16 milhões de brasileiros, com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19, tiveram a privacidade violada na internet, em consequência de um vazamento de senhas de sistemas do Ministério da Saúde. 

Durante quase um mês, ficaram expostas informações como CPF, endereço, telefone, além de dados considerados confidenciais sobre doenças pré-existentes de pessoas testadas, diagnosticadas e internadas pelo vírus em todo Brasil. 

Por meio das senhas vazadas, era possível acessar os dados de covid-19 lançados em dois sistemas federais: o E-SUS-VE, no qual são registrados casos suspeitos, leves e moderados da doença; e o Sivep-Gripe, em que são registrados internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), os chamados casos graves. 

A exposição de dados aconteceu após um funcionário do Hospital Albert Einstein divulgar uma lista com usuários e senhas que davam acesso aos bancos de dados. De acordo com o hospital, o acesso aos sistemas foi permitido porque a instituição está trabalhando em um projeto com o ministério.

A tabela de informações foi publicada em 28 de outubro no perfil pessoal de Wagner Santos, cientista de dados do Einstein, na plataforma github, usada por programadores para hospedar códigos e arquivos.

Mas, a exposição dos dados só veio à tona por meio de reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, que recebeu uma denúncia com o link para a página onde as senhas dos sistemas estavam disponíveis.

Faziam parte da lista, os dados de Jair Bolsonaro e familiares; do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; de outros seis ministros como Onyx Lorenzoni e Damares Alves; do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e mais 16 governadores, além dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Com informações do UOL. 

Redação

Redação

View Comments

  • ah se fosse no tempo do pt....ja estariam bradando por ai o mantra de um tal "Brasil bolivariano"...enfim, republicanismo so pode ser cobrado se o governo for progressista

  • Com as forças armadas no comando da saúde, só dá para esperar armação, inda mais com um expert em logística como Parvoelo.

    Quero distancia desses experts.

Recent Posts

Polícia dos EUA usa força para desmobilizar acampamento de estudantes pró-Palestina

Uma onda de protestos contra Israel tomou as maiores universidades dos EUA nas últimas semanas.…

1 hora ago

O que precisa mudar para que abusos de membros do Ministério Público sejam finalmente punidos

Do jeito que está, não há expectativa de que procuradores antes liderados por Deltan Dallagnol…

2 horas ago

Restrição das exportações de GNL estadunidense é moderada e provisória

Em meio à corrida eleitoral, a decisão de Biden é questionada pela indústria de energia…

3 horas ago

“Infelizmente, este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou”, diz governador do RS

Sobe para 13 número de vítimas fatais por causa dos temporais. Além disso, outras 21…

3 horas ago

O 1º de Maio foi um fiasco! Viva o 1º de Maio!, por Gilberto Maringoni

Fiascos são pacientemente planejados e construídos. Logo, o fiasco na comemoração do Principal ato de…

4 horas ago

Repetindo Bolsonaro e Trump, Milei desmantela a imprensa argentina

Ataques e ameaças do presidente da Argentina, Javier Milei, a jornalistas, buscam acabar com a…

4 horas ago