Categories: Notícia

…de um desespero…

…de um desespero…
.
Quem ama a verdade, vai entender… hoje estive com duas pessoas queridas, familiares, que amo de paixão! Pessoas que sei melhores que eu em muitas coisas sérias, coisas que pesam na vida… Eu as admiro, “olho pra cima” muitas vezes, quando me lembro delas. O mesmo sucede aqui e no “mundo real” com muitos amigos, pessoas que brilham pela educação, a civilidade, a bondade no trato com os outros, o caráter, a dignidade pessoal, gente que se torna exemplo para os outros.

Tão estranho…. Hoje, ao vê-las no Barzinho onde nos encontramos, eu tive que disfarçar a dor, que era por elas também, ou mesmo principalmente! Eu estava bem, o paradoxo me apunhalou “pelas costas”, de repente, ao vê-las sorrindo, cheias de amor por me verem, como sempre ocorre. Como é em mim, desde sempre…. Disfarcei ao máximo a perplexidade que veio tão intensa por elas, não queria empanar sua alegria….
.
Enquanto falávamos banalidades e brincávamos e ríamos juntos, enquanto nos inteirávamos de nossas vidas, fui notando nesses seres que eu amo, uma característica tão comum, infelizmente, no ser humano, e que vejo com muita nitidez também nos meus amigos, aqui e do lado de cá da tela do PC….. Falo da alienação TOTAL do momento trágico que estamos vivendo, e por conta dessa alienação, “um não sofrer” absolutamente nada, nada, pelo horror que passa o Brasil. Claro, fazem parte do grupo de pessoas cujas vidas não são modificadas pelo golpe, renda alta, casa própria, estabilidade de vida, e uma inabalável crença de que “o PT é o partido mais corrupto da História do Brasil, portanto, QUALQUER COISA que não seja um governo do PT, é melhor do que o PT….”
.
Quando pessoas acreditam em algo nesse nível de convicção, de preconceito, de fanatismo, lidamos com uma espécie de DOENÇA MENTAL, era baseado nessa crença que eu usava muito a expressão “rebanho tosco”, não por agressão, mas por adequação intelectual à minha visão honesta, dessa parcela da sociedade, nunca acreditei que todos fossem simplesmente cínicos, nem poderia, muitas dessas pessoas, repito, morro admirando por um comportamento digno nas outras áreas de suas vidas.
.
Mas ando perplexo esses dias, muito….. No trabalho, nas ruas,entre amigos e conhecidos, um “estar bem”, um “a vida segue, vamo que vamo….” que nada tem a ver com o drama, a destruição, o desmantelamento total de tudo que forma uma nação digna, civilizada, respeitável, fraterna, solidária, justa, democrática….
.
Não houve e nem há abalo algum na vida dessas pessoas, é tão estranha a sensação de “marcianidade” quando estou entre elas….. Às vezes, escuto calado frases do tipo: “Agora vai! Moro vai pegar todos eles, esses políticos sujos!”….. E vejo a alegria em seus olhos crentes, sua fé religiosa em “São Moro”, e perplexo enxergo neles otimismo e esperança, como se os eventos sórdidos do nosso Judiciário totalmente cínico, acanalhado, parcial, entregue totalmente a interesses políticos, não existissem, não fossem, e sim um “amor à justiça e ao bem comum” por parte da turma da lava jato e seus assemelhados…..
.
A mente de quem manteve a lucidez, dos que apreendem a realidade, o horror, a pusilanimidade de tudo, fragmenta aos poucos diante desse absurdo, esse mundo nonsense, farsesco, a loucura que é o “mundo-matrix” criado pela mídia e retroalimentado depois por essa mesma sociedade enferma, zumbificada, é a FICÇÃO TORNANDO-SE VERDADE, porque a realidade na verdade, nada mais é do que o ser crê em sua mente, como tal….. Vivemos então a dor, o desespero, a esquizofrenia, de andar entre esquizofrênicos sociais – nessa área contaminada de suas vidas, diga-se…. – como se os loucos, fôssemos nós!
.
Sei agora exatamente como se sentiam os alemães lúcidos diante de seus amigos e parentes que abraçaram fervorosamente o nazismo, como “religião e fé de vida”, hoje entendo perfeitamente Hannah Arendt e sua expressão “a banalização do mal”…. E antes que algum tolo fale que estou comparando nossos amigos fanatizados brasileiros com os nazistas em “maldade”, esclreço que não é aí a semelhança, mas no “princípio essencial da coisa”, a DOENÇA PSICOSSOCIAL, a consequência trágica da manipulação por “bombas semióticas”, o mesmo método de sempre para criar e escravizar mental e espiritualmente REBANHOS HUMANOS, repetir uma mentira milhares de vezes, até que esta se torne uma verdade……
.
Os mais fervorosos antipetistas concentram-se nas camadas sociais formadas pelos “vencedores”, muitos, como esses familiares que hoje encontrei, gente guerreira, que suou e lutou muito, muito, para chegarem onde chegaram. Falo de gente que trabalha jornadas de trabalho inacreditáveis para terem o justo conforto que desfrutam, e o terem lutado tanto, e se verem no topo da pirâmide social, lhes dá uma “sensação de superioridade” (que não vejo como algo mesquinho, acho humano, é a coisa de sentir-se bem com suas conquistas….) sobre os que “não chegaram lá….”
Esse narcisismo inconsciente, empresta-lhes uma espécie de “orgulho de ser o que sou, de chegar onde cheguei”, que eles espraiam com naturalidade (nem percebem esse mecanismo perverso de soberba em si mesmos….) para todas as outras áreas de suas vidas. Assim sendo, quando “pensam”, seus pensamentos são naturalmente “superiores”, quando “concluem”, suas conclusões são “naturalmente superiores”, eles simplesmente JAMAIS aventariam a hipótese de serem como um “gado humano”, manipulado, tosco, que perderam nessa área da vida a liberdade e a independência do uso da razão! Tal hipótese para eles é patética, é risível, é “coisa de petralha despeitado, porque a anta foi deposta e Lula vai ser preso por Moro…..” – os dois auges de suas catarses, os dois cumprimentos de seus desejos orgásticos, paroxísticos….
.
Esse texto é dirigido quase que exclusivamente aos companheiros de jornada, aos desesperados como eu, os que andam nesse “mundo-matrix” que virou nossa sociedade, vendo sorrisos, alienações, comemorações, onde deveria haver perplexidade, indignação, revolta, desejo de termos todos nós, nosso país de volta….
Um mundo tão estranho, que eles usam isso como slogan: “Queremos nosso país de volta….” – o que tristemente falando, até faz sentido, se emprestarmos os olhos deles por um momento…. “Ter meu país de volta”,é o que está ocorrendo hoje, um país para poucos, para os “meritocratas”. um país fraturado, onde a miséria seja uma certeza social e política para milhões e milhões…..
.
Não há espaço para “Lulas” nesse país, seu fim deverá ser a prisão ou uma condenação qualquer que o impeça de se candidatar….
.
É o mundo-matrix se impondo a ferro e fogo pelas mãos da mídia e do Judiciário. Multidões sorriem, indiferentes……..
.
Aos lúcidos,
o desespero…..
.
(eduardo ramos)
.

Redação

Redação

View Comments

  • Certeza
    Esteja certo: você não está sozinho em tua perplexidade e tristeza. Muitos de nós, que comentamos aqui e em outros sítios, acredito, estamos sob esta mesma nuvem, esse véu que é abraçado avidamente por quem se pretende isento e jubiloso com o que acontece. Há a meu ver uma insistência no apoio às "quimeras cornucópicas e salvadoras" como um mecanismo de descolamento e negação de responsabilidade sobre o que está acontecendo. Noto esse tipo de postura em alguns jornalistas também que hoje comentam e criticam ações/denúncias sobre o governo como se não tivessem participado ativamente para colocá-lo onde se encontra. Muito triste realmente. Belo post!

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago