Notícia

Eduardo Pazuello, que deixou Manaus sem oxigênio, agora faz parte do Parlamento Amazônico

Ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro durante o auge da pandemia de Covid-19, o hoje deputado federal Eduardo Pazuello anunciou seu ingresso no Parlamento Amazônico.

O Parlamento Amazônico reúne, por parte do Brasil, parlamentares dos estados da Amazônia Legal, ou seja, Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Pará e Maranhão.

Curiosamente, Pazuello foi eleito pelo Rio de Janeiro, sendo o segundo deputado federal mais votado no Estado na eleição de 2022. Nas redes sociais, Pazuello disse que seu interesse no Parlamento Amazônico é garantir “soberania nacional”.

General do Exército, Pazuello enfrentou processo na Justiça em virtude de sua passagem pelo Ministério da Saúde, sob acusação de ter deixado a cidade de Manaus desabastecida de cilindros de oxigênio durante a pandemia, levando diversos pacientes com coronavírus ao óbito por asfixia ou falta de leito.

Em maio de 2022, a Justiça do Amazonas decidiu inocentar o ex-ministro bolsonarista das acusações. Ele foi beneficiado por uma mudança na lei de improbidade administrativa que ocorreu em 2021.

O Parlamento Amazônico

Além do Brasil, o Parlamento Amazônico reúne congressistas da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países membro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, a OTCA.

A missão do Parlamento Amazônico, idealizado na década de 1990, é colocar em prática o Tratado de Cooperação Amazônica, também conhecido como Pacto Amazônico, para preservar o meio ambiente, usar racionalmente os recursos naturais da Amazônia e proteger os povos originários.

Desativo por mais de 10 anos por conta de burocracias, o Parlamento Amazônico foi resgatado após a pandemia, embaixo de debates sobre como resolver a questão da figura jurídica da entidade.

Então presidido pelo senador Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso, o grupo se reuniu nesta semana para antecipar o debate sobre a Cúpula da Amazônia, que acontecerá em agosto.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

8 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

9 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

10 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

10 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

10 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

11 horas ago